Festa junina na quarentena: saiba como comemorar o “arraiá” em casa com toda a segurança!

A festa junina em tempos de pandemia vai ser diferente do que estamos acostumados, mas ainda dá para curtir!

O que fazer com a festa junina na quarentena? Essa é uma dúvida presente na mente da maioria das famílias, especialmente as que são apaixonadas pelo arraial, uma das festas tradicionais mais amadas do Brasil.

2021 será o segundo ano consecutivo em que não poderemos comemorar a festa junina da forma que mais gostamos, reunidos com a família e os amigos – e esperamos que seja o último. Porém, mesmo com esse desejo de estar perto de muita gente, ainda não é hora de abaixar as máscaras, ou melhor, a guarda.

Nós separamos neste artigo várias ideias de festa junina na quarentena. Dessa forma, você poderá comemorar cumprindo todos os protocolos de segurança e, assim, curtir junto dos pequenos.

Pegue seu chapéu de palha, sua camisa xadrez e seu pé-de-moleque e nos acompanhe na leitura!

Como fazer uma festa junina em tempos de pandemia?

Festa junina na quarentena. Dicas para uma festa junina em casa

Com as nossas dicas, toda a família poderá aproveitar ao máximo essa comemoração típica sem colocar ninguém em risco!

1 – Faça a festa presencial apenas com pessoas que moram em sua casa

Não há como começar nossa lista de ideias de festa junina na quarentena com outro item que não este: é fundamental que apenas quem já mora em sua casa participe da comemoração presencial neste momento.

Além dos comes e bebes, da música típica e das brincadeiras, é fato que a presença de pessoas queridas é um dos maiores atrativos da festa junina. Porém, a situação ainda pede muito cuidado e não é hora de abandoná-lo em um momento tão crítico no Brasil.

Se todos fizerem a sua parte, poderemos vencer a pandemia mais rápido. Assim, aumentam as chances de podermos comemorar a festa junina do ano que vem da forma que mais gostamos: bem pertinho das pessoas amadas!

Veja também: Meu filho não quer dormir e outros problemas com o sono

2 – Transforme sua casa em um celeiro

Depois de esclarecer quem poderá participar da festa presencial este ano, chegou a hora de fazer que o seu doce lar se transforme em um celeiro. Afinal, não é novidade comemorar a festa junina em casa.

As seguintes dicas podem ajudar a trazer aquele aspecto rural à sua casa e, assim, proporcionar uma experiência ainda mais imersiva e divertida:

  • Faça bandeirinhas com os pequenos. Esses são itens indispensáveis para dar à casa um ar de festa junina, e o lado bom é que a atividade é ótima para incluir os pequenos. Compre algumas folhas de papel de seda, cola branca e um rolo de barbante e separe tesouras sem ponta. Então, é só cortar o papel em triângulos, fazer várias bandeirinhas e, depois, colar no barbante. Pronto!
  • Compre os itens típicos que não podem faltar. Também vale a pena comprar chapéus de palha para os participantes e balões coloridos para dar algumas pitadas de cor e diversão à comemoração.
  • Toalhas xadrez são bem-vindas. Se você tiver toalhas de mesa xadrez, essa é uma ótima hora de usá-las, pois combinam perfeitamente com a decoração.

3 – Escolha roupas apropriadas para a festa junina

Festa junina na quarentena em casa

Uma boa festa junina em tempos de pandemia precisa ter as roupas ideais para a ocasião, e aqui o xadrez também ganha espaço, principalmente nas camisas.

Para completar o look de festa junina, escolha uma calça jeans e um sapato e pronto. Assim, todo mundo estará vestido de acordo para tirar aquelas fotos de recordação com a família!

4 – Separe músicas típicas para alegrar o ambiente

Hoje em dia, é possível escutar as músicas que você quiser em questão de segundos, sem precisar recorrer aos rádios com CD ou às ainda mais antigas vitrolas.

Nas plataformas de streaming de músicas, como Spotify, Deezer, Tidal ou YouTube Music, é só procurar por “Festa Junina” que devem aparecer várias sugestões de playlists com aquele bom forró.

Nossa dica é a playlist “São João” no Spotify, que tem aproximadamente duas horas de músicas para curtir com toda a família. Para ouvir, é só clicar no link acima.

Ah, mesmo se você não for assinante, fique tranquilo, já que dá para ouvir gratuitamente, com alguns pequenos comerciais entre as músicas, combinado?

Veja também: Hábitos alimentares: veja como a pandemia piorou a alimentação infantil

5 – Não se esqueça das comidas típicas

Dicas para festa junina na quarentena

Uma boa festa junina em casa na quarentena merece comidas típicas. Afinal, não é à toa que ela é conhecida como uma das festas mais deliciosas do Brasil!

Algumas sugestões são as seguintes:

  • Amendoim;
  • Arroz doce;
  • Bolo de fubá;
  • Bolo de milho;
  • Canjica;
  • Chá de amendoim;
  • Cocada;
  • Cuscuz;
  • Paçoca;
  • Pamonha;
  • Pé-de-moleque;
  • Pinhão;
  • Pipoca;
  • Quindim (fala sério, não poderia faltar, né?);
  • Tapioca

Enquanto algumas podem ser compradas prontas, outras podem ser preparadas com a ajuda dos pequenos na cozinha. Assim, eles sentirão aquela sensação de dever cumprido, além de poderem desfrutar de todas as delícias que a festa junina tem a nos oferecer!

Veja também: Tarefas para crianças: como os pequenos podem ajudar na rotina familiar (por faixa etária)

6 – Prepare as brincadeiras da festa junina

Brincadeiras para festa junina na quarentena

Uma festa junina que se preze precisa ter aquelas brincadeiras temáticas que alegram toda a família. Confira algumas sugestões:

  • Essa é clássica! Separe um recipiente com areia e alguns peixinhos com argolas, que podem ser comprados assim ou ter as argolas coladas. Então, com pequenas varinhas, os pequenos precisam pescar os peixes que conseguirem. Se os peixinhos forem numerados, cada um pode dar direito a um prêmio (mesmo que simbólico).
  • Bola na lata. Reserve algumas latas ou recipientes de achocolatado, leite em pó ou outros alimentos. Então, pinte-as ou encape com algum papel colorido, coloque um pouco de areia ou algo dentro para deixá-las mais pesadas e empilhe-as. O objetivo é derrubar as latas à distância com as bolinhas.
  • Corrida de saco. Se possível, separe alguns sacos de batata ou então adapte a brincadeira usando uma fronha de travesseiro que não se importe de sujar. Os pequenos devem colocar os sacos ou as fronhas nas pernas e sair pulando com eles. Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence!
  • Cabo de guerra. Uma corda, dois times, uma linha e muita força. Você precisa apenas disso para a brincadeira de cabo de guerra. É interessante separar times com a mesma quantidade de participantes ou tentar equivaler as forças entre os dois lados para a brincadeira ficar mais legal.
  • Corrida do ovo. Cozinhe alguns ovos e deixe-os esfriar. Então, cada participante precisa percorrer um determinado percurso com uma colher na boca e o ovo em cima. Como eles estarão cozidos, a bagunça será bem menor!

Essas são apenas algumas brincadeiras tradicionais, mas você pode deixar a criatividade falar mais alto para bolar novas atividades! Além disso, você pode conferir outras dicas de brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos em nosso blog!

Veja também: 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos

7 – Curta de montão!

É verdade que a festa junina na pandemia não será igual à que costumamos fazer, mas ela ainda pode ser bem divertida, além de deixar todo mundo tranquilo em relação à saúde e segurança da família e dos amigos, que deve ser prioridade neste momento.

Além disso, os pequenos ficarão super contentes com a celebração. Se ela for surpresa, melhor ainda!

Dica bônus: reúna o pessoal virtualmente

Festa junina na quarentena com as crianças

Uma dica que ajuda a superar um pouco da saudade é reunir a galera em uma videochamada. Assim, você pode juntar os amigos e a família, cada um comemorando presencialmente com a sua “bolha social”, mas todos desfrutando de um momento juntos, a uma tela de distância!

Veja também: Festa junina: 10 curiosidades sobre a data popular mais deliciosa do Brasil

Não deixe de celebrar a festa junina em tempos de pandemia!

Mesmo com algumas adaptações, ainda é possível brincar de montão na festa junina em casa na quarentena, em uma data que deve ficar gravada na memória dos pequenos justamente por conta dessa peculiaridade.

Ah, neste artigo, nos reservamos a comentar apenas sobre as dicas para a festa junina em casa. Se você quiser saber mais sobre essa celebração tão tradicional, acesse nosso artigo com 10 curiosidades sobre a festa junina!

Para alegrar ainda mais os pequenos, mesmo fora dos dias da festa junina, toda a família pode se reunir para ler os livros do clube de leitura do Quindim, preparados com todo o carinho para tornar cada momento inesquecível.

E aí, você tem outras ideias de festa junina na quarentena? Acha que faltou alguma brincadeira? E, em relação às receitas, qual é a preferida da sua família? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

amizade de infância

A importância da amizade de infância para o desenvolvimento infantil

LIVROS QUE INCENTIVAM A CRIATIVIDADE

10 livros para incentivar a criatividade das crianças

O que é parlenda?

Você sabe o que é parlenda? Conheça algumas parlendas infantis para brincar com as crianças

7 brincadeiras com música

7 brincadeiras com música para fazer em casa

A importância da floresta Amazônica

Ensine a importância da floresta amazônica a seus filhos e conscientize-os sobre a preservação do Meio Ambiente!

Poesia na escola. Como ensinar

Poesia na escola: como trabalhar esse gênero em sala de aula

leonardo-ponso

LEONARDO PONSO

Leonardo Ponso é redator desde 2015, casado com a Tábata e pai do Rafael. Tem certeza que o seu interesse pela leitura quando pequeno influenciou diretamente na sua profissão hoje. É fascinado pelo universo infantil e ama a experiência de vivenciar cada evolução do seu filho. Gostaria muito de saber o que passa na mente dos pequenos.