Clube de Leitura Quindim fala sobre o que é e a importância da bibliodiversidade na formação dos leitores desde pequenos.

É muito interessante que desde cedo os pequenos tenham acesso a livros variados. Isso porque é essa diversidade de gêneros, autores, linguagens, estéticas e histórias que vai construir o repertório do jovem leitor e até mesmo, no futuro, ajudar a formar seu gosto pessoal. Toda essa variedade de livros é o que chamamos de bibliodiversidade.

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor

O que é bibliodiversidade e a importância da bibliodiversidade na formação do leitor

Criar uma seleção que permita à criança conhecer histórias de diversas culturas, ilustrações de diversos estilos, autores de diferentes países e obras de editoras grandes e pequenas é um desafio. Principalmente porque a maioria desses livros não chega às livrarias grandes, ou então não fica em posição de destaque. Muitas vezes, pais e mães encontram apenas livros de personagens licenciados, com os mesmos estilos de ilustração que os desenhos animados da televisão, algo a que a criança já tem amplo acesso, e cuja estética costuma ser um tanto pasteurizada.

E a importância da bibliodiversidade reside no fato de que, com ela, os pequenos entram em contato com diferentes culturas, etnias, estéticas e formam um olhar aguçado para ler ilustrações e textos cada vez mais complexos e desafiadores, além de ampliar seu conhecimento de mundo.

Outro ponto que ressalta a importância da bibliodiversidade é que através dela conseguimos conhecer muito mais nosso próprio país. Isso porque a grande maioria dos desenhos animados da televisão e livros em destaque nas livrarias não especializadas são estrangeiros e trazem majoritariamente uma estética e representação de mundo europeia ou estadunidense. Quando buscamos pela bibliodiversidade, buscamos também pela pluralidade de estéticas, elementos e símbolos presentes na cultura brasileira. No mergulho pela diversidade imensa que existe em obras nacionais, por exemplo, fortalecemos a nossa identidade, nos vemos, nos sentimos representados. Esse é um dos motivos para o Clube de Leitura Quindim prezar não só pela bibliodiversidade mas olhar principalmente para a bibliodiversidade das obras brasileiras.

E é sempre importante ressaltar que o conhecimento desmistifica preconceitos e estereótipos. Por isso, quando uma criança entra em contato com histórias protagonizadas por personagens indígenas, pretos, asiáticos, refugiados, pessoas com deficiência e pessoas lá do outro lado do mundo, ela irá não somente normalizar o protagonismo de diversas minorias, seja ela parte de uma ou não, como também a literatura de qualidade contribuirá para que ela vivencie essas realidades e perspectivas e desenvolva assim a sua empatia pelo próximo.

É necessário ter muitos livros em casa?

A importância da bibliodiversidade

É importante que a criança desde bebê tenha acesso aos mais diversos tipos de livros, pois, como mencionamos no tópico anterior, isso é vital para a sua construção de repertório. Porém, mais importante do que quantidade, é a qualidade e a bibliodiversidade dos livros. Caso não tenha espaço em sua casa, sugerimos pensar com muito carinho em quais obras passará adiante. A biblioteca que você está formando para o seu pequeno pode acompanhá-lo por muito tempo, pois é feita de literatura de qualidade, cujas camadas vão se revelando pouco a pouco conforme o repertório e momento de vida do leitor. Isso significa que ler um livro quando bebê será uma experiência muito diferente de ler aos 3 ou 5 anos. Ou mesmo que lê-lo adulto, resgatando a memória das primeiras leituras e compreendendo só então outras possibilidades de significados que o livro pode despertar.

Além disso, da mesma forma que você não assiste sempre os mesmos 20 filmes, o seu filho não precisa ler apenas os mesmos únicos livros. É claro que eles vão querer ler várias vezes o mesmo livro. Mas ter uma variedade disponível vai ser essencial para a formação do seu pequeno leitor. Então, lembre-se: oferecer ao seu filho bilbiodiversidade é muito importante para a sua formação. E a bibliodiversidade é uma das preocupações do nosso clube de leitura infantil que envia mensalmente obras diversas para seus assinantes de todos o Brasil. Você pode conferir em nosso blog também outras vantagens de assinar um clube do livro infantil.