Lidando com as emoções dos pequenos por meio de livros infantis
O que você diz para o seu filho quando ele cai e chora? E quando tem um ataque de raiva ou faz uma tremenda birra? Lidar com a frustração, a tristeza e a raiva nem sempre é fácil para as crianças. Nem para os pais e familiares – manter a paciência diante desses rompantes pode ser um grande desafio. No entanto, ajudar o pequeno a reconhecer o que sente pode ajudá-lo a enfrentar melhor suas emoções. Além disso, esse processo fortalece o autoconhecimento da criança e contribui para que ela saiba comunicar seus sentimentos e tome decisões mais saudáveis ao longo da vida.
Esse aprendizado ganhou o nome de “alfabetização emocional” nos anos 1990. Trata-se do processo de apresentar os sentimentos e as emoções ao seu filho. E os livros são um grande amparo desse processo. Por meio das histórias, é possível vivenciar emoções e sensações, exercitando a empatia, a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Para ajudar sua família a enveredar pela alfabetização emocional com as crianças, a equipe do Clube Quindim separou alguns livros que abordam as emoções e os sentimentos com sutileza e beleza!
5 livros infantis para falar sobre emoções
Para falar sobre medo: Chapeuzinho Amarelo
Quase toda criança tem a fase de vivenciar um medo com intensidade. E o medo do lobo clássico das histórias infantis é muito comum. Nesta história, ilustrada por Ziraldo, uma garotinha tem medo de tudo – não à toa é “amarela”! Por conta desse sentimento, não consegue rir e sair de casa. Até que um dia se vê cara a cara com o lobo, mas, em vez de morrer de medo, descobre uma forma poderosa de combater essa sensação angustiante. É uma ótima história para ajudar as crianças a driblarem os receios e entenderem a força que as palavras têm.
Para falar sobre solidão e timidez: Jeremias desenha um monstro
Neste livro, conhecemos Jeremias, um garotinho solitário que vive em seu apartamento e nunca desce para brincar com outras crianças. Mas tudo muda quando ele desenha um monstro enorme. Insaciável e difícil de agradar, o monstro pede que Jeremias desenhe mais e mais coisas. Televisão, bolo, torradeira, chapéu… nada faz o monstro parar. Isso até que Jeremias tem uma ideia para despachar a criatura. Com sutileza, vale pontuar para a criança como o monstro se parece com Jeremias, e põe para fora a frustração que o menino sente ao estar sozinho.
Para falar sobre autoaceitação: Pássaro Amarelo
Pássaro Amarelo, com suas asas pequenas, não consegue voar para diversas partes do mundo como seus amigos. Mas ele também quer ter a oportunidade de conhecer os lugares maravilhosos que ele até então só viu em cartões postais. Assim como as outras obras de Olga de Díos, Pássaro Amarelo é uma história em que o personagem busca encontrar seu lugar no mundo.
Veja também: Inteligência emocional em crianças: como ajudar o seu filho a desenvolvê-la com afeto
Para falar sobre raiva e fúria: A raiva
Que criança ou adulto nunca foi acometido por um ataque de fúria? Não é fácil aprender a lidar com esse sentimento capaz de nos consumir e desestabilizar. Neste livro, a raiva aparece pequenininha, como um bichinho à toa, que aos poucos vai crescendo e ganhando força. Logo, tudo passa a alimentá-la até que ela se torna uma fúria! Com bom humor, a obra é ótima para entender a maneira como os sentimentos muitas vezes se apossam de nós, e como é difícil tomar decisões quando se é tomado por esse tipo de sensação.
Para falar sobre tristeza: Um mar de lágrimas
Nossa última dica de livros para falar sobre emoções é Um mar de lágrimas. Nesta história, Emma começou a chorar de repente. Mas chorou tanto que inundou tudo ao seu redor. Monstros marinhos, piratas durões e até a marinha se puseram a chorar junto dela por não encontrarem a solução para tanto sofrimento. O que será que pode fazer Emma parar de chorar?
[…] Veja também: 5 livros infantis que vão ajudar seu filho a lidar com os sentimentos […]