Neste período de volta às aulas, muitas famílias precisam reorganizar alguns processos. Tanto em uma mudança de escola quanto no retorno das férias, é preciso conversar com as crianças, respeitar suas particularidades e fazer ajustes em suas rotinas.
Os pais devem estar atentos, pois essa pode ser uma etapa delicada para a criança, que exigirá um período de adaptação. É importante que a família respeite o tempo do filho e mantenha o diálogo para auxiliá-lo nesse retorno ou início das aulas.
Por isso, o Clube Quindim preparou esta lista com 8 livros infantis literários, selecionados por nossa equipe de curadores, que falam sobre diferentes crianças (e famílias) e seus processos de adaptação, organização e socialização.
Além de formar leitores, incentivar a leitura desde a primeira infância é um dos caminhos para desenvolver a empatia e o olhar cuidadoso para com o outro e também criar mecanismos para lidar com as emoções.
Livros para ler na volta às aulas com os pré-leitores (0 a 2 anos)
Clarice quer um amigo
Nesta obra, Graça Lima vai registrando diferentes fases do processo de sociabilização infantil. Um cão, um gato, um animal imenso, imaginário, outras crianças para brincar. Quando é hora de ir para a escola, uma criança, como a Clarice deste livro, pode se sentir num canto de uma página toda branca, longe da roda, até que venha alguém puxá-la para a brincadeira. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
Jacaré, não!
Todos os dias, Luiza cumpre seus rituais ao acordar, brincar, almoçar, ir à escola. São cenas comuns que de imediato podem promover uma identificação do pequeno leitor com a personagem. Mas a inusitada presença de um jacaré entre esses elementos quebra o previsível e aquece a cena, provocando grande expectativa a cada virada de página.
Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
Livros para ler na volta às aulas com os leitores iniciantes (3 a 5 anos)
Tímidos
O polvo Maurício não é do tipo que gosta de chamar a atenção. Ele chega à sua nova escola e passa despercebido pelos colegas. Mas, para ele, é melhor assim. Uma obra sensível sobre a forma como uma pessoa tímida se relaciona com o mundo.
O ponto
Uma menina diz que não sabe desenhar. Mas sua professora lhe dá uma direção para começar e ela tenta… Faz um ponto bem no meio da página. E a professora pede que ela assine essa grande obra de arte. Um livro maravilhoso para perceber a importância do incentivo no desenvolvimento dos pequenos. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
Livros para ler na volta às aulas com os leitores autônomos (6 a 8 anos)
A professora da floresta e a grande serpente
Ansiosa para dividir seus conhecimentos e seu gosto pela leitura, essa professora chega ao povoado de Delícias, na Amazônia. No entanto, os povos da floresta também podem lhe ensinar muito.
Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
Da minha janela
De que forma o olhar sobre a favela é construído? Neste livro, o personagem conta tudo o que ele enxerga ao observar o mundo da janela de sua casa na comunidade, narrando as belezas, os medos e a esperança.
Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
Livros para ler na volta às aulas com os leitores fluentes (9 a 12 anos)
Foi ele que escreveu a ventania
Este livro conta uma história sobre a importância e a potência do texto poético. Tui encontra na poesia um lugar de conforto, mas, também, um espaço para pensar suas aflições, seus desconfortos. Na escola, em meio a tanto calor, ele prefere se recostar com o seu livro secreto, aquele que fica no caixote que nenhuma das outras crianças dá tanta atenção. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.
O urso contra o relógio
Mesmo na infância, conseguir se organizar para realizar todas as suas obrigações pode ser desafiador. Nesta história, um urso muito simpático e bonzinho, mas muito dorminhoco, perde a hora de tudo, do café, do ônibus, da entrada na escola, da merenda, enfim, de todos os seus compromissos, e com isso se mete em muitas encrencas. Para saber mais sobre o livro, clique aqui.