8 livros divertidos para ler com as crianças em casa

Um passarinho que não sabe voar, personagens de contos infantis em situações inusitadas, uma árvore que dá frutos curiosos e muitas outras histórias infantis engraçadas chegaram aos assinantes do nosso Clube de Leitura. Conheça 8 livros infantis que divertiram a Família Quindim em novembro!

Livros divertidos indicados para leitores de 0 a 2 anos

Pássaro Amarelo (autora Olga de Dios, editora Boitatá)
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá

Pássaro Amarelo

Pássaro Amarelo, com suas asas pequenas, não consegue voar para diversas partes do mundo como seus amigos. Mas ele também quer ter a oportunidade de conhecer os lugares maravilhosos que ele até então só viu em cartões postais. Com ajuda de seu amigo Téo, Pássaro Amarelo cria uma invenção que permite que ele voe e espalhe sua criação pelo mundo! Assim como as outras obras de Olga de Dios, Pássaro Amarelo é uma história em que o personagem busca encontrar seu lugar no mundo.

Nina e Ludovico: Mágica! (autora Aline Abreu, editora Jujuba)
Autora: Aline Abreu
Editora: Jujuba

Nina e Ludovico: mágica!

Nina e Ludovico adoram brincar juntos. E que brincadeira melhor do que a mágica? Este livro para bebês brinca com o imaginário da infância, trazendo à tona a mágica e a transformação de um ser em outro. Afinal, que criança nunca sonhou em ser outro animal? Com um suspense ao virar as páginas e rimas que auxiliam os pequenos a fortalecer seu vocabulário, Nina e Ludovico: mágica! é uma obra super divertida que vai conquistar seu bebê!

Veja também: Livros para bebês: 10 obras para ter em casa

Livros divertidos indicados para leitores de 3 a 5 anos

Nosso lar (autora Lin Lian-En, editora WMF Martins Fontes)
Autora: Lin Lian-En
Editora: WMF Martins Fontes

Nosso lar

O que é um lar? Uma pessoa, um lugar, ou apenas a sensação de segurança e pertencimento? Neste livro, acompanhamos o caminho de uma família taiwanesa em suas vivências cotidianas e conhecemos o seu lar. O lar está não só em nossas casas, mas também a escola, o trabalho, os espaços de lazer e toda a cidade em que vivemos. Afinal, em todos esse lugares criamos laços afetivos e nos sentimos seguros. Como disse Lin Lian-En, autora do livro, o nosso lar é para onde retornamos com segurança para a próxima jornada.

Antes de ir para a história (escritor Tino Freitas, ilustrador José Carlos Lollo, editora Gato Leitor)
Escritor: Tino Freitas
Ilustrador: José Carlos Lollo
Editora: Gato Leitor

ANTES DE IR PARA A HISTÓRIA

Você já pensou o que os personagens dos contos de fadas fazem quando não estão vivendo suas histórias? Em Antes de ir para a história, encontramos personagens do repertório cultural da infância, protagonistas de contos de fadas e tantas outras histórias, que são imaginados em situações que vão além dos contos que já lemos. Este livro infantil de Tino Freitas e José Carlos Lollo, além de ter uma narrativa divertida, torna personagens conhecidos do nosso imaginário cultural mais humanos, desconstruindo o medo e a idolatria.

Veja também: 7 livros de contos de fadas que as crianças precisam conhecer

Livros divertidos indicados para leitores de 6 a 8 anos

A árvore das coisas (autores María José Ferrada e Miguel Pang Ly, editora Livros da Matriz)
Escritora: María José Ferrada
Ilustrador: Miguel Pang Ly
Editora: Livros da Matriz

A ÁRVORE DAS COISAS

A infância é um momento de muitos aprendizados. Afinal, tudo é novo e aos poucos vamos entendendo como o mundo funciona. Nessa fase, é normal que as crianças sejam curiosas e sempre estejam questionando algo. Nesta obra, conhecemos Maria, uma menina muito curiosa e que descobre uma árvore das coisas no seu jardim. E é de lá que surgem as estrelas e as nuvens. Mas para onde vão quando amadurecem? Simplesmente desaparecem? A árvore das coisas, de María José Ferrada e Miguel Pang Ly, busca retratar esses e tantos outros mistérios que nos cercam diariamente sob o olhar curioso da infância.

Clube de Leitura Quindim, o melhor clube de assinatura infantil
O alfaiate valente (escritora Ana Maria Machado, ilustrador Bruno Nunes, editora FTD)
Escritora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Bruno Nunes
Editora: FTD

O alfaiate valente

O que significa ser valente? É apenas demonstrar força física? Neste conto infantil, publicado pela primeira vez pelos Irmãos Grimm e agora recontado por Ana Maria Machado, conhecemos um alfaiate que, ao se pensar valente por matar sete moscas, é ridicularizado por sua comunidade. O personagem, então, decide partir para novas aventuras, mas ao se deparar com um gigante ele precisa usar toda sua esperteza e valentia para se proteger.

Livros divertidos indicados para leitores de 9 a 12 anos

O caneco de prata (escritor João Carlos Marinho, ilustradora Erika Verzutti, editora Global)
Escritor: João Carlos Marinho
Ilustradora: Erika Verzutti
Editora: Global

O caneco de prata

Neste clássico de João Carlos Marinho, a turma do gordo está obcecada pelo campeonato mirim de futebol. Todos ficam fissurados pelo esporte e só se fala do campeonato pela cidade. Tendo as crianças como protagonistas e os adultos como antagonistas, a obra foi publicada em 1971, durante o período da ditadura militar no país. Mesmo anos depois, o livro revela questões ainda atuais, como a masculinidade tóxica, as relações desiguais entre professores e alunos e o amor brasileiro pelo futebol. Além de O caneco de prata, a turma do gordo é protagonista do livro O gênio do crime, também já enviado pelo Clube de Leitura Quindim.

O paraíso de John John (escritores Juliana Frank e André Curtarelli, ilustrador Rafael Campos Rocha, editora Oh!)
Escritores: Juliana Frank
e André Curtarelli
Ilustrador: Rafael Campos Rocha
Editora: Oh!

O paraíso de John John

Como vive um cachorro? E quais as suas impressões sobre o mundo à sua volta? Nesta história em quadrinhos, os autores narram uma série de aventuras de seu cãozinho com uma boa dose de humor. A leitura das imagens dessa obra permite ao leitor descobrir que John John nem sempre relata os acontecimentos da forma que verdadeiramente aconteceram! Grande parte do humor da obra de O paraíso de John John, que é baseado num cachorro de verdade, é reparar nas divergências entre o texto e as imagens dos quadrinhos.

Assine o melhor clube do livro infantil