Neste livro super divertido que vai conquistar as crianças, vemos personagens bem conhecidos e queridos em situações nunca antes imaginadas. Afinal, o que será que o cavaleiro faz, quando não tem ninguém por perto? E a bruxa, será que é mesmo tão assustadora assim?
O escritor Tino Freitas retrata de maneira muito humana e carinhosa as figuras mais conhecidas dos contos de fadas, e os aproxima ainda mais dos pequenos ao representá-los com hábitos e manias que podem ser facilmente encontrados em meio a qualquer grupo de crianças. Já as ilustrações de José Carlos Lollo são tão coloridas e únicas quanto engraçadas e cheias de detalhes.
Esse é um livro para ler e reler, imaginando, junto com a criança, o que fazem os personagens de outras histórias antes de assumirem os papéis dentro da literatura universal. É, sobretudo, uma oportunidade mágica de abrandar medos de figuras que tradicionalmente parecem assustadoras, como a bruxa má, o lobo mau e o bicho-papão, e de lembrar que ninguém é perfeito - nem mesmo as princesas dos contos de fadas.