Narrado em primeira pessoa e sob a perspectiva de um pássaro vermelho, o texto de simplicidade e beleza da escritora taiwanesa Lin Lian-En é acompanhado por ilustrações em colagens, também feitas por ela, que tomam toda a página e revelam um olhar amoroso e único sobre um tipo de paisagem que não costuma ser retratada com frequência nos livros infantis que circulam pelo Brasil.
Localizada na ilha onde nasceu a autora, a cidade retratada neste livro mostra cores, tons e todo uma organização bem diferente do que estamos habituados a ver. Encontramos lá uma família comum. O pai que leva e busca a filha na escola todos os dias, quando sai para trabalhar e volta para casa... Nesta dinâmica, o caminho se faz por ruas, estradas calmas, rodovias, costurando o espaço urbano, áreas de plantio, a costa marítima. Podemos reconhecer as diferenças e também muitas semelhanças com o nosso próprio dia a dia.
Mas, afinal, o que é um lar para você? Pode ser uma simples casa, um carro, uma pessoa ou até um bicho de estimação que faz com que você se sinta totalmente à vontade, bem em qualquer lugar. Nesta obra de Lian-En, os encontros tornam-se únicos, como a presença de um gatinho e o pássaro que fazem parte da jornada: todos são igualmente o lar uns dos outros. É para o lar que temos vontade de voltar, não importa por onde a gente ande. E você é lar para quem?