Em épocas de Copa do Mundo, não é raro ver torcedores fazendo loucuras para acompanhar seu time e seus ídolos. Mas, se você acha que sabe o que é paixão por futebol, é porque ainda não conhece a história deste livro maravilhosamente escrito pelo genial João Carlos Marinho.
A insólita narrativa conta a aventura do Gordo e sua turma, que inclui Mariazinha, Edmundo, Pituca, Zé Tavares, Godofredo e Berenice, de quem o Gordo gosta mais do que do Brasil. Juntos, eles experimentam as delícias da juventude e compartilham o cenário com um marciano que dirige um Opala, um gato que nasceu da mais profunda angústia e um técnico da escola adversária, que quer tanto continuar vitorioso que chega mesmo a ensinar um menino uruguaio a quebrar a perna do adversário de maneira que pareça um lance natural.
A obra, publicada pela primeira vez há mais de 50 anos, tem alguns itens que os jovens leitores de hoje não vão reconhecer, como o Opala, o videoteipe e o gravador. Tudo o mais, incluindo adultos que não entendem nada, amizades e amores (quase) incondicionais, paixão por futebol, marcianos motoristas e gatos nascidos da tormenta continuam mais atuais do que nunca.