O conto tradicional recolhido pelos Irmãos Grimm fala a respeito de um alfaiate que vivia uma vida simples e muito atarefada, em uma época onde não encontrávamos roupas e sapatos prontos para comprar nas lojas. Cansado de compartilhar forçosamente seu lanche com as moscas, um dia, ele perdeu a cabeça e lhes deu uma lambada com um pedaço de tecido, matando sete de uma vez... Ao registrar em um cinto “de um golpe, matei sete” e desfilar todo orgulhoso pelo vilarejo ostentando a informação, o alfaiate passa a ser ridicularizado pelos vizinhos e decide ir embora em busca de novas aventuras.
É aí que conhece um gigante, e depois outro, e precisa colocar em prática toda sua esperteza e agilidade, para desviar com muita inteligência dos golpes que os grandões querem lhe aplicar.
Ana Maria Machado, que dispensa apresentações, e o grande ilustrador Bruno Nunes, dão uma nova roupagem para esta história, já conhecida por muitos de nós. Cheias de humor e leveza, as páginas foram feitas sob medida para momentos de diversão, surpresa e risadas com os pequenos. Ademais, os velhos contos despertam ainda nosso interesse por tratar de temas universais e, ao mesmo tempo dialogarem com assuntos atuais: as tolices e peripécias do alfaiate valente tocam de perto o conceito de fraqueza e valentia, a construção da masculinidade futura, bem como o problema da interpretação de notícias falsas.