Apraxia da fala tem cura e é importante identificar seus sinais para proceder com o tratamento o quanto antes.

É comum que as crianças pequenas tenham algumas dificuldades na comunicação, afinal, esse é o período em que estamos aprendendo tudo sobre o mundo que habitamos — inclusive é quando aprendemos a falar e reproduzir comportamentos. Porém, a apraxia da fala pode tornar essa interação um pouco diferente.

Nem sempre os pequenos conseguem se expressar da forma que gostariam. A apraxia é caracterizada quando a criança entende o que dizemos, mas não consegue responder. Isso pode acontecer mesmo com o esforço em tentar se comunicar, mas parece que algo não está funcionando corretamente.

Esse problema na fala pode ter diferentes origens, como genética ou, em alguns casos, uma lesão cerebral. Se não houver disfunção na musculatura, nos reflexos ou outros distúrbios, a dificuldade na fala pode ser devido a apraxia.

Continue a leitura para entender sobre o assunto e saiba como realizar o diagnóstico da forma correta.

O que é apraxia de fala

O que é apraxia da fala?

A Associação Americana de Fonoaudiologia define a Apraxia de Fala na Infância como um distúrbio neurológico motor. O problema resulta de um déficit na precisão e consistência que são necessárias nos movimentos da fala, mesmo na ausência de problemas neuromusculares.

Dessa forma, a criança não consegue produzir os sons da fala e nem sequenciar as palavras. Apesar do desejo de se comunicar, o cérebro é como um sabotador que provoca uma falha no planejamento, programação e sequência de movimentos que usamos para formar primeiro as sílabas, depois as palavras e, por fim, as frases.

Quando observamos de fora, a criança parece não saber como falar ou até mesmo de que forma utilizar os lábios, a língua e a mandíbula para se expressar. Portanto, a linguagem acaba sendo um grande desafio.

As crianças que apresentam apraxia têm a fala muito limitada. Além disso, o repertório de palavras delas é bem reduzido e é difícil compreender o que elas tentam dizer — já que a fala delas não têm clareza.

A Apraxia de Fala na Infância também pode ser identificada por terminologias como:

  • Apraxia Articulatória;
  • Apraxia Desenvolvimental de Fala;
  • Apraxia Verbal da Infância;
  • Apraxia Verbal Desenvolvimental;
  • Dispraxia Verbal;
  • Dispraxia Articulatória Desenvolvimental;
  • Síndrome do Déficit de Programação Fonológica.

Conheça alguns sinais da apraxia da fala

Veja os sinais da apraxia da fala

O desenvolvimento da fala é algo que ocorre gradualmente, todos nós já sabemos disso. A cada etapa percebemos a formação de sons, as primeiras palavras e o esforço dos pequenos para se comunicarem.

Entretanto, algumas crianças não têm os movimentos de fala desenvolvidos — ou seja, elas não apresentam a praxia necessária para falar. A apraxia é quando os movimentos que fazemos para articular as palavras não são refinados e, portanto, não alcançam níveis mais elevados que ajudam na coordenação e precisão da fala.

Aparentemente tudo está em ordem, mas a apraxia de fala na infância é dura e pode deixar a criança muito frustrada por não conseguir verbalizar o que deseja ou mesmo suas emoções.

Veja alguns dos sinais da apraxia da fala:

  • Os bebês com apraxia são mais quietos e quase não vocalizam ou balbuciam;
  • As crianças apresentam instabilidade na fala, em que alguns dias está melhor e em outros pior;
  • O repertório de vogais e consoantes é limitado, em que há dificuldade em produzir essas letras e a criança comete erros;
  • O repertório de consoantes é mais empobrecido, mesmo naquelas que são as mais visíveis, como “P” e “M”;
  • As crianças demonstram que estão tentando e fazendo um esforço para articular as palavras e mesmo assim não conseguem falar;
  • Há “trocas de fala”, em que a criança muda ou mistura palavras, criando uma fala de difícil compreensão;
  • A melodia da fala é considerada um pouco estranha e até monótona;
  • Quanto mais extensa a palavra, maior dificuldade em falar;
  • A criança faz pausas, hesita e apresenta lentidão ao tentar se expressar;
  • Falta de domínio sobre os sons da fala, como se a criança não soubesse muito bem o que quer dizer ou que não consegue os movimentos necessários para falar;
  • O ponto articulatório é confuso. Ao tentar dizer a palavra “gato”, por exemplo, a criança diz outras palavras, como “pato”, “lato” etc.;
  • As primeiras palavras também demoram a aparecer, devido ao atraso na fala;
  • A criança tem dificuldade em dizer sentenças mais elaboradas, elaborar fatos e até contar histórias;
  • Há uma discrepância entre a compreensão da criança e a produção da fala, em que ela entende a mensagem, mas não consegue responder.

Leia também: Desenvolvimento da fala em crianças: saiba como se preparar

Como é o diagnóstico de apraxia da fala?

Como é diagnosticado a apraxia da fala

Os sinais de apraxia da fala não são tão difíceis de identificar, mas não dá para considerar apenas alguns aspectos visíveis. O diagnóstico de apraxia da fala precisa ser feito por um fonoaudiólogo, profissional que é especializado em distúrbios como esse.

O diagnóstico é feito a partir de uma avaliação minuciosa. São avaliados diversos aspectos, como a fala, a linguagem, uso da motricidade oral e habilidades práxicas. Os resultados podem variar de criança para criança, e é justamente por isso que essa análise é individual e precisa ser realizada por um profissional.

Por mais que a gente não perceba, o ato de falar é algo bastante sofisticado. Envolve o processo cerebral, o uso de músculos da face, a boca, a língua, a faringe e outros mecanismos. Portanto, os quadros de apraxia envolvem algo muito mais profundo do que parece.

Nos primeiros dois anos de vida, a criança está na fase em que devemos estimular a fala. Nesse sentido, é normal que as dificuldades e erros ao falar apareçam. No entanto, a partir dessa idade já é possível começar a desconfiar do quadro — e a investigação pode ser iniciada.

Além disso, o acompanhamento com outros profissionais também pode ser de grande importância, uma vez que a criança pode estar em sofrimento por não conseguir ter uma comunicação efetiva. Por isso, a ajuda de psicólogos, terapeutas ocupacionais, neuropediatras e outros especialistas pode ter uma grande contribuição.

Será que a apraxia da fala tem cura?

Apraxia da fala tem cura?

Sem mais delongas: sim, a apraxia da fala tem cura!

Porém, é necessário fazer acompanhamento terapêutico individual. A terapia ajudará a melhorar as habilidades comunicativas da criança e a gravidade do quadro. Contudo, é preciso considerar a idade, dar o suporte que o pequeno precisa (familiar, escolar e em outros ambientes) e outros fatores.

Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores e mais eficazes serão os resultados. Portanto, a apraxia da fala tem cura e deve ser cuidada para que a criança cresça e consiga se expressar sem dificuldades.

A leitura pode ser uma forma de perceber se a criança tem dificuldades para falar. Contar histórias e conversar sobre o que a criança entendeu estimula o diálogo!

O Clube de Leitura Quindim envia kits com livros para que os pequenos possam desenvolver o gosto pela literatura desde bebês. Conheça e descubra esse mundo de possibilidades!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!