“Crianças em férias + pais trabalhando” é uma equação complicada, e sabemos como muitas famílias precisam se planejar para estruturar uma nova rotina que dê conta das semanas em que os pequenos ficam sem aulas. É preciso muito esforço conjunto, rede de apoio, organização e até um certo malabarismo para conciliar as demandas da casa, do trabalho e das crianças, não é mesmo? Por isso, toda ajuda é bem-vinda!

Capa do Manual do Pequeno Explorador, brinde do mês de julho do Clube Quindim
Imagem do Manual do Pequeno Explorador, brinde exclusivo do Clube Quindim. Crédito: Clube Quindim

Em julho, organizamos uma lista com 28 atividades para fazer ao longo das férias. As brincadeiras fazem parte do Manual do Pequeno Explorador, uma produção exclusiva do Clube Quindim que será enviada aos assinantes neste mês. No manual, crianças e suas famílias serão convidadas a viver juntas verdadeiras aventuras ao ar livre, fazendo experiências, descobrindo novas sensações, adquirindo conhecimento e registrando tudo no caderninho. São momentos de diversão, vínculo e afeto para guardar pra sempre na memória e no coração.

Direto do Instagram: O que o Clube Quindim tem de diferente dos outros?

BannerConteudo IdadeFilho

a importância das atividades que envolvem a natureza

A proposta do Manual do Pequeno Explorador é contribuir para uma infância repleta de novas experiências, incentivando que as crianças participem o máximo possível de atividades ao ar livre, brincando, interagindo e aprendendo com a natureza. Essas vivências fazem parte do conceito do desemparedamento da infância, idealizado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. Além de promover muitos benefícios para a saúde física e mental das crianças, brincar lá fora, longe das telas, aumenta a consciência sobre a necessidade de cuidar, preservar e proteger o meio em que vivemos, incluindo plantas e animais.

Desemparedamento da infancia Tempo de natureza e receita de saude e alegria meio4
crédito: Canva

Sabemos que muitas vezes o uso de telas é o único apoio das famílias, sobretudo das mães, frequentemente sobrecarregadas. A ideia não é fazer com que você se sinta culpada por oferecer telas ou permitir que seu filho veja desenho animado durante as férias, mas sim que sejam criadas e aproveitadas todas as oportunidades de lazer fora de casa, conciliando-as, da maneira como você conseguir, com a rotina da família nesse período.

A seguir, separamos algumas atividades do Manual do Pequeno Explorador para vocês se divertirem nas férias, mas não deixe de conferir todas as brincadeiras e missões no seu caderno físico que chega junto com o kit de julho do Clube de Leitura Quindim, ok? Prontos para começar? Vamos lá!

1. Vamos observar os insetos? O que você aprendeu só de olhar para eles?

Guia do Pequeno Explorador atividades para ferias longe das telas meio1
crédito: Canva

Em um mundo onde existem cães, gatos e tantos outros animais “fofinhos”, os insetos acabam ficando em segundo plano. Mas eles são fundamentais para o equilíbrio e bom funcionamento da natureza, e podem nos ensinar muitas coisas. Que tal conversar com as crianças sobre como as formigas trabalham perfeitamente juntas? E o que dizer sobre as abelhas, que têm funções muito bem definidas em suas colmeias – o que podem nos ensinar com isso?

Vá para a natureza com a sua criança e convide-a para ficar de olhos bem abertos para encontrar um inseto. Observem juntos o que ele está fazendo, façam anotações e, se quiserem, continuem com a pesquisa em casa!

Veja também: 10 atividades baratinhas para aproveitar um dia bonito e brincar ao ar livre

2. Qual foi o livro mais emocionante que você leu este mês?

Nesta atividade, a criança pode contar sobre um livro que tenha lido e se sentido tocada de alguma maneira. Vale trocar ideias sobre a história, quais foram as emoções sentidas durante a leitura, qual delas predominou, e como o pequeno compreendeu a história. Será que ele se identificou com algum personagem? Será que teria agido da mesma maneira diante das situações apresentadas, ou teria escolhido outros caminhos frente a problemas parecidos?

Lembre-se que o objetivo não é avaliar a resposta da criança como certa ou errada, mas fortalecer o diálogo entre vocês e criar janelas para conversas diversas. Registre tudo no caderninho para se lembrar depois.

BannerConteudo RecebaDicas

3. Faça uma pintura usando uma “tinta” diferente.

Durante um passeio ao ar livre, procure junto com seu filho por flores, frutos e folhas de tipos diferentes. Levem também um potinho para recolher um pouco de terra ou de barro. Já em casa, separem esses e outros elementos, como cascas de verduras, legumes e frutas que vocês tenham na geladeira, e façam uma pintura bem diferente! Usando um pouco de água, um pincel ou os próprios dedos, descubram que cor cada um desses ingredientes solta ao ter contato com o papel. Vocês podem desenhar uma paisagem, a si mesmos ou o que mais a imaginação mandar!

Veja também: Como fazer tintas caseiras para as crianças? 12 receitas simples, práticas e baratas

4. Vamos brincar lá fora? Sua missão é encontrar e registrar a pedra mais interessante que encontrar pelo caminho!

Guia do Pequeno Explorador atividades para ferias longe das telas meio2
crédito: Canva

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho

O poema No Meio do Caminho, de Carlos Drummond de Andrade, fala sobre as dificuldades que todos nós enfrentamos ao longo da vida, e os obstáculos, que como as pedras, precisam ser superados. Mas e se essas pedras forem bem concretas? E se, mais do que isso, forem bem diferentes e muito interessantes?

Investigue a natureza junto com a criança para verificar como as pedrinhas encontradas na areia da praia são diferentes daquelas no fundo ou na beira dos rios. Comparem-nas com pedras encontradas em jardins e em parques. Procure por pedras de formatos, tamanhos e cores diferentes, e façam um registro bem especial dos achados! Vocês podem usar usar tinta, lápis de cor, giz de cera ou outros materiais.

5. Qual foi a piada mais engraçada que você escutou essa semana?

Guia do Pequeno Explorador atividades para ferias longe das telas meio3
crédito: Canva

Todo mundo precisa rir! O riso nos deixa mais leves, alivia o peso no coração, e nos ajuda até mesmo a superar situações tristes e difíceis. Há até quem diga que o riso é o som da alma dançando. Que tal, então, fazer um festival de piadas em casa e contar para a família a piada mais engraçada que escutou essa semana? Ou este mês, ou desde sempre?! Anote no caderninho para rir de novo quando reler.

6. Peça para os seus pais ensinarem uma brincadeira antiga, e depois registre para não esquecer como se brinca.

Telefone sem fio, bolinha de gude, passar anel, pé na lata, soltar pipa, pular corda e elástico… As brincadeiras que povoaram as infâncias dos avós e pais das crianças de hoje eram um tanto diferentes. Que tal, então, escolher uma delas – ou várias! – para ensinar às crianças e brincar junto com elas? Há muitos tipos de pique, brincadeiras de roda e outras bem animadas para curtir com os amigos, os primos e os vizinhos, todos juntos!

Veja também: Relembre 16 jogos e brincadeiras antigas para ensinar às crianças

7. Hoje é dia de observar os pássaros. Desenhe os três mais bacanas que você viu e faça anotações sobre eles.

Guia do Pequeno Explorador atividades para ferias longe das telas meio4
crédito: Canva

A maior parte das grandes cidades, se não todas, têm pombos. Mas será que não há, também, outros tipos de pássaros? Que tal procurar por eles? Vá para uma praça ou um parque perto de casa, e procure nas árvores para identificar os pássaros da sua região. Pode ser que você encontre ninhos visíveis ou apenas as aves voando. Faça um desenho bem caprichado dos três mais interessantes, anote tudo o que você os viu fazer e compartilhe sua pesquisa com a família.

8. Você sabe fazer um origami? E um aviãozinho de papel?

Guia do Pequeno Explorador atividades para ferias longe das telas meio5
crédito: Canva

Segundo pesquisadores, o origami, técnica japonesa de dobradura de papel, é quase tão antigo quanto o papel em si, que foi criado na China. Você sabia disso? Existem muitos tipos de dobraduras, desde as mais simples, que formam animais ou flores com três ou quatro dobras, até aquelas extremamente elaboradas, que constroem figuras muito complexas. Você sabe fazer alguma? Que tal começar por um aviãozinho de papel?

9. Registre algo que te acalma para você se lembrar sempre que estiver bravo.

Todos passamos por momentos difíceis em que parecemos que vamos soltar fumaça pelos ouvidos! Como não há como controlar tudo e evitar que esses momentos aconteçam, o mais importante é aprender a lidar com eles e processar nossas emoções. Converse com as crianças sobre maneiras de lidar com a raiva, e pratiquem juntos para deixar essa “técnica” bem guardada na memória.

Pode ser uma respiração mais tranquila e consciente, a busca por um cantinho silencioso onde é possível ficar um pouco sozinho, uma música que pode ser cantada baixinho ou um abraço. O que funciona para você?

Veja também: 7 livros para falar sobre frustração e raiva

10. Como seria a capa do seu livro?

Imagine que você está escrevendo seu próprio livro. Como seria a capa? Que histórias você contaria, e quais seriam os personagens? Faça um desenho bem bonito, utilizando os materiais que preferir, e elabore a capa do seu livro! Quem sabe um dia ele não se torna parte do Clube Quindim?

BannerHome LivrosTransformadores

Dicas para férias longe das telas

Imagem do Manual do Pequeno Explorador, brinde do mês de julho do Clube Quindim
Capa do Manual do Pequeno Explorador, brinde exclusivo do Clube Quindim. Crédito: Clube Quindim

Essas são apenas algumas das sugestões que constam no Manual do Pequeno Explorador, que a Família Quindim vai receber no mês de julho. Há muito mais no caderno que preparamos! As crianças podem fazer uma dica por dia, escolher apenas aquelas que gostarem mais, ou usar a inspiração para criar outras atividades! Vale tudo!

O principal é oferecer ferramentas de qualidade para que crianças e suas famílias possam passar tempo juntas, seja ao ar livre ou exercendo a criatividade dentro de casa, enquanto constroem memórias e registram momentos. Aproveitem!

Estante Quindim

Conheça 3 livros infantis para ler com as crianças e tornar as férias ainda mais divertidas!

Caderno de férias (escritor Grassa Toro, ilustrador Isidro Ferrer, editora Baião)
Caderno de férias, de Grassa Toro e Isidro Ferrer
Carona (autor Guilherme Karsten, editora Companhia das Letrinhas)
Carona, de Guilherme Karsten