O nosso clube de leitura ensina como fazer tintas caseiras de forma rápida e fácil e mostra algumas misturas que você pode fazer para criar novas cores com as crianças.

Veja como fazer tintas em casa é mais simples e barato do que você imaginava!

Desenhar e pintar são estímulos e tanto para ressaltar a criatividade e até as habilidades artísticas das crianças. A brincadeira tem diversos benefícios, como ajudar a despertar a imaginação, melhorar a coordenação e muito mais.

É possível encontrar muitas opções de tintas no mercado, com inúmeras cores, criadas especialmente para os pequenos. Por outro lado, você sabia que dá para criar esses produtos em casa? Assim, os pequenos podem brincar à vontade, colorindo e ativando a criatividade com atividades lúdicas!

Neste artigo, você vai aprender como fazer tintas com ingredientes do dia a dia, além de criar um produto que é seguro e, o melhor de tudo, bem barato! Veja algumas receitas para criar cores incríveis para a criançada se divertir.

Como fazer tinta em casa?

Como fazer tinta em casa

Tintas, lápis de cor, giz de cera e outros materiais são bem comuns no dia a dia das crianças, principalmente depois que eles começam a frequentar a escola.

Contudo, por mais que esses itens sejam produzidos com ingredientes voltados para o consumo infantil, ainda assim, eles utilizam produtos como pigmentos, conservantes e outros aditivos químicos.

Existem muitas receitas práticas e rápidas de como fazer tinta em casa, e você pode conferir algumas delas aqui mesmo!

Como fazer tinta base caseira

A base de preparo das tintas é a mesma. Por isso, vamos trazer os ingredientes e o modo de preparo aqui e, em seguida, dizer quais são os passos necessários para atingir diferentes cores.

Ingredientes da tinta caseira

  • 1 copo de água;
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal (para deixar a tinta brilhante).

Modo de preparo da tinta caseira

  • Primeiro, leve ao fogo a água e o ingrediente a ser usado para chegar à cor desejada (como sementes de urucum, açafrão em pó e folhas de espinafre, por exemplo, como veremos adiante).
  • Deixe a mistura cozinhar bem, misturando para que a tonalidade fique homogênea.
  • Em seguida, adicione a farinha de trigo dissolvida com um pouco de água e misture para engrossar.
  • Por fim, tire do fogo, coe e adicione o óleo, misturando bem para ficar homogêneo.

Agora que você já aprendeu os ingredientes e o modo de preparo da tinta base, basta adicionar os ingredientes que traremos a seguir para chegar a cada cor e ter uma verdadeira fábrica de tintas em sua casa!

Como fazer tinta vermelha

Como fazer tintas. Tinta vermelha caseira

A cor vermelha é primária, o que significa que ela é pura e não é possível produzi-la misturando outras cores. Mas isso não impede que a cor seja criada com ingredientes que você tem em casa!

Para chegar a essa cor, coloque sementes de urucum na água e siga a receita base.

Como fazer tinta amarela

A cor amarela, assim como o vermelho, é primária. Nesse caso, aproveite a mesma receita da tinta vermelha, mas, em vez de usar sementes de urucum, você substitui por açafrão.

Pronto, você terá uma tinta amarela de cor viva e muito bonita!

Como fazer tinta azul

Como fazer tintas. Tinta azul cadeira

O azul é a última cor primária, então é impossível criar a tinta misturando outras cores. Por isso, aproveite a receita anterior, mas o ingrediente usado para dar o tom azulado será um tablete de anil.

Misture até dissolvê-lo completamente. Após a dissolução, continue os outros passos da receita.

Como fazer tinta verde

A criação da tinta verde é um pouco diferente. Comece batendo no liquidificador a água e o espinafre (adicione até conseguir a tonalidade desejada).

Após bater bem, esprema o líquido em um pano e coe para que não fique resíduos na tinta.

Depois disso, é só continuar os mesmos passos da receita da tinta base.

Veja também: Baixe o e-book grátis com dicas de 32 livros para ajudar a estimular a criatividade das crianças

Como fazer tinta roxa

A tinta roxa também pode ser feita a partir de ingredientes naturais, como uvas ou repolho roxo. Então, siga os mesmos passos da produção da tinta verde, batendo os ingredientes no liquidificador, coando e seguindo as demais etapas.

Como fazer tinta rosa

Como fazer tintas. Tinta rosa caseira

Fazer a tinta rosa também é um pouco diferente. É preciso cozinhar a beterraba na água. Além disso, o segredo para criar tons mais claros ou mais escuros está na quantidade de água.

Se quiser, utilize o próprio vegetal batido no liquidificador para criar cores mais intensas.

Como fazer tinta laranja

A cor laranja pode ser feita a partir do uso de suco em pó ou corante alimentício, encontrados facilmente no mercado.

Misture bem com água, adicione os outros ingredientes e você terá tinta laranja!

Como fazer tinta marrom

É claro que o marrom será feito com a borra de café, não é mesmo? Por isso, aproveite o restinho que sobra após coar a bebida para fazer tinta para as crianças, seguindo os mesmo passos da produção das cores anteriores.

Veja também: Como estimular a criatividade infantil

Como fazer tinta branca

Afinal, qual produto com pigmento branco será usado para criar a tinta branca? A opção é muito simples: corante alimentício! Siga as etapas e os pequenos terão a tinta na cor branca.

Como fazer tinta cinza

O corante alimentício é uma alternativa interessante para fazer tinta cinza, mas você também pode usar argila para dar o tom acinzentado.

Como fazer tinta preta caseira

A cor preta é feita com carvão. Quebre bem os pedaços até que fique apenas um pó, depois é só seguir as etapas aprendidas anteriormente para ter tinta preta.

Leia também: A importância da pintura na educação infantil: entenda porque você deve deixar seu filho pintar, rabiscar e desenhar à vontade

Mistura de cores e resultados

Como fazer tinta e qual o resultado da mistura de tintas

Criar várias tintas com cores diferentes pode dar um trabalhão. São muitos ingredientes e, dependendo de cada cor, as etapas são diferentes – bater no liquidificador, coar, levar ao fogo, misturar etc.

O importante é prestar atenção na textura, para que as tintas não fiquem grossas nem aguadas.

Se você não tem tempo para fazer cada uma das cores, saiba que há uma solução mais prática e rápida: misturar os tons para criar novas cores!

É só criar as cores primárias e secundárias que depois fica mais fácil. A partir dessas tonalidades é possível fazer misturas para produzir muitas outras tintas. Veja quais combinações dão origem a novas cores:

  • Azul com vermelho: roxo
  • Amarelo com vermelho: laranja
  • Azul com amarelo: verde
  • Amarelo com verde: amarelo-esverdeado
  • Azul com verde: azul-esverdeado
  • Verde com vermelho: marrom
  • Mistura das cores primárias (azul, amarelo e vermelho): misturar as três cores primárias também tem como resultado a cor marrom.

Depois de criar as tintas para a criançada, existem muitas possibilidades de brincadeiras. Eles podem desenhar e criar suas próprias artes usando pincéis de pintura ou dedos, fazer slime em casa, fazer massinha de modelar e até pintura corporal.

O importante é deixar a imaginação fluir para que os pequenos aproveitem e brinquem.

Fazer tintas caseiras para crianças é simples, barato e super divertido!

Como fazer tinta e mistura de cores

Viu como é bem fácil fazer as crianças se divertirem sem gastar muito? Depois que você aprende como fazer tintas caseiras nunca mais vai querer gastar com esse material!

Dependendo da idade dos pequenos, eles também podem ajudar na produção de suas próprias tintas, o que garante diversão para toda a família e ainda os insere nas tarefas para crianças, ajudando-os a criar responsabilidade e entender como sua participação é importante.

Incentivar o gosto pela arte é tão importante quanto a leitura. Para ajudar os pequenos a se apaixonarem pelos livros, você pode contar com o clube de leitura do Quindim. Assim, todos os meses, as crianças leem histórias incríveis de livros que chegam à sua casa!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!