Como conversar sobre capacitismo com as crianças? A literatura pode ser uma importante ferramenta para promover a aceitação entre pessoas com deficiência, além de também ser capaz de estimular o acolhimento por toda sua comunidade.

8 livros para falar sobre capacitismo com as crianças. Monstro Azul
Imagem do livro “Monstro Azul“, de Olga de Díos. Crédito: Clube Quindim

Pensando nisso, separamos 8 livros que podem ajudar a falar sobre capacitismo na primeira infância. São obras que abordam com muita sensibilidade essas diferenças que formam a identidade de cada um, ajudando a criar uma sensação de acolhimento e estimulando a empatia.

Veja também: Você utiliza palavras capacitistas?

assine clube quindim

Conheça 8 livros infantis para falar sobre capacitismo

Pássaro Amarelo (autora Olga de Dios, editora Boitatá)
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá
Faixa etária: 0 a 2 anos

Pássaro Amarelo

Os livros de Olga de Díos sempre encantam os leitores. Em Pássaro Amarelo, podemos conhecer esse personagem que dá título à obra e, que diferente dos outros pássaros, não consegue voar. Com isso, Pássaro Amarelo fica triste por não poder conhecer outras partes do mundo. Até que um dia ele encontra uma nova maneira de voar e conta com a ajuda de seus amigos para colocar a ideia em prática.

Quer ler um livro comigo? (escritor Lawrence Schimel, ilustrador Thiago Lopes, editora Callis)
Escritor: Lawrence Schimel
Ilustrador: Thiago Lopes
Editora: Callis
Faixa etária: 3 a 5 anos

Quer ler um livro comigo?

Nesta história, Antônio quer encontrar alguém para ler um livro com ele. Porém estão todos muito ocupados: a mãe está arrumando a cozinha, a dona da barraca de frutas está atendendo os clientes, o padeiro também não pode parar naquele momento… Até que um senhor cego, que antes o menino sequer pensou que poderia ler com ele, pede que Antônio lhe conte uma história. Quer ler um livro comigo? é uma obra que quebra estereótipos em relação a pessoas com deficiência visual. Uma ótima dica de livro para conversar sobre capacitismo com as crianças.

Monstro Azul (autora Olga de Dios, editora Boitatá)
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá
Faixa etária: 3 a 5 anos

Monstro Azul

Nossa próxima dica de livro para falar sobre capacitismo é mais uma obra da autora Olga de Díos. Aqui vamos conhecer o lugar onde vivem Monstro Azul e seus amigos: Bocas, Monstro Laranja e Harri. Todos têm um talento que colocam em prática no dia a dia, menos Monstro Azul. Com seus longos braços, ele ainda não descobriu para o que pode ser útil. Ainda assim, ele é o primeiro a perceber que o lugar onde vivem não está mais tão mágico e bonito, e seus habitantes não estão nem um pouco felizes…

Direto do Instagram: 8 livros para acolher sentimentos difíceis

Gigante pouco a pouco (escritor Pablo Albo, ilustradora Aitana Carrasco, editora Biruta)
Escritor: Pablo Albo
Ilustradora: Aitana Carrasco
Editora: Biruta
Faixa etária: 6 a 8 anos

Gigante pouco a pouco

Manuel é um garoto como qualquer outro. Até que começa a crescer, crescer e crescer. Em pouco tempo, ele se torna um gigante perto de seus colegas de escola. Ele tem receio de não ser mais aceito por seus amigos e pelos outros habitantes da cidade, mas o que acontece é justamente o contrário. Gigante pouco a pouco é uma leitura para conversar sobre capacitismo e que permite refletirmos sobre empatia, aceitação e a importância de acolher as diferenças.

Assine o clube quindim
Tom (autor André Neves, editora Projeto).
Autor: André Neves
Editora: Projeto
Faixa etária: 6 a 8 anos

Tom

Esta história é narrada pelo irmão de Tom. O irmão questiona: “Onde Tom guarda todos os seus sonhos?”. Nesta obra, descobrimos que o narrador tenta entender o irmão, que gosta da solidão e está sempre a escutar os sons ao seu redor. Nessa busca de compreender o outro, percebemos que o menino enxerga o mundo do seu próprio modo. Um dos temas da obra Tom é o autismo, mas, para além dele, este livro convida o leitor a entender o outro e sua maneira de pensar, agir e se comunicar.

Veja também: Autismo infantil e o papel da leitura para as crianças

Assim eu vejo (autores Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv, Editora do Brasil)
Autores: Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv
Editora: Editora do Brasil
Faixa etária: 9 a 12 anos

Assim eu vejo

Este livro é uma mescla entre obra literária e obra informativa! Isso porque os autores reuniram várias informações a fim de explicar como a visão funciona. Mas o que é a visão? Como ela se conecta com todos os outros sentidos? Afinal, não enxergamos o mundo apenas com o olhar. Nós saboreamos, sentimos, ouvimos. Assim eu vejo é uma obra que fala sobre a visão, ao mesmo tempo em que a desconstrói e nos motiva a explorar o mundo para além do que nossos olhos alcançam.

Nori e eu (autores Masanori Ninomiya e Sonia Ninomiya, editora WMF Martins Fontes)
Autores: Masanori Ninomiya e Sonia Ninomiya
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 9 a 12 anos

Nori e eu

Nori e Eu é uma novela gráfica que pode ser usada para falar sobre capacitismo com as crianças. Nesta história autobiográfica, vemos retratada a relação de uma mãe e seu filho, diagnosticado dentro do espectro autista. Na primeira parte do livro, são descritos os acontecimentos pela visão de Sonia, mãe de Masanori. Depois, podemos conferir esses mesmos acontecimentos agora pelo olhar do menino, o que permite entendermos um pouco mais sobre seu modo de ver o mundo.

Livro Eu falo como um rio
Escritor: Jordan Scott
Ilustrador: Sydney Smith
Editora: Pequena Zahar
Faixa etária: 9 a 12 anos

Eu falo como um rio

Nesta última dica de livros parar falar sobre capacitismo, você vai poder conhecer uma obra que aborda a gagueira. Neste livro, acompanhamos a história de um menino que encontra paz no silêncio. Porque o silêncio é mais acolhedor que as risadas dos seus colegas de turma quando as palavras saem da boca do menino. Mas alguém o ajuda deixar a angústia de lado e ser ele mesmo. Eu falo como um rio retrata uma experiência pessoal do autor Jordan Scott.

Assine o melhor clube do livro infantil