Ícone do site Revista | Clube Quindim

10 livros infantis para pré-adolescentes

Menina adolescente lendo um livro com sorriso no rosto

Você está em busca de dicas de livros para pré-adolescentes? Há muitas opções no mercado editorial de livros voltados para crianças mais velhas e jovens, porém entender quais seriam os melhores livros pode ser desafiador. É necessário apresentar somente obras com uma quantidade maior de texto já que os jovens já tem uma fluência leitora? Quais temas são mais atrativos? Nos acompanhe nesta leitura para entender o que buscar nos livros para pré-adolescentes e conhecer as dicas de obras selecionadas pelo Clube de Leitura Quindim.

Quantidade de texto de um livro X idade do leitor

É comum os adultos oferecerem às crianças mais velhas e pré-adolescentes livros com um quantidade de texto maior. Mas é importante observar que o volume de texto não é igual à competência leitora e nem proporcional à sua complexidade.

Oferecer um livro de 200 ou 300 páginas às crianças e elas lerem inteiro parece impressionante! Apesar do volume de texto, esses livros tendem a ter uma estrutura narrativa que já é familiar para criança, com um vocabulário cotidiano e um repertório que ela já conhece. Por isso, a leitura tende a ser mais fluída.

É preciso ficarmos atentos para não oferecer somente livros com uma grande extensão de texto para crianças mais velhas e pré-adolescentes. Livros com poucas ou até nenhuma palavra podem ter muitas camadas, frases complexas e um vocabulário menos corrente. Isso exige conexões e repertórios que apenas crianças bem mais velhas vão conseguir dispor.

Veja também: Crianças mais velhas podem ler livros com pouco texto? Renata Nakano fala sobre o assunto

Bibliodiversidade

Outro ponto importante ao oferecermos livros para pré-adolescentes é prezar pela bibliodiversidade literária, ou seja, a diversidade de obras. Ao apresentarmos obras com diversidade de autores, temas, abordagens, linguagens, estéticas, gêneros textuais e literários estamos construindo o repertório do jovem leitor e ajudando a formar seu gosto pessoal. Além disso, a leitura de obras literárias diversas:

Veja também: A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: por que ter livros diversos em casa?

Conheça 10 livros para pré-adolescentes

Escritora: Laura Erber
Ilustrador: Herbert Loureiro
Editora: Biruta

1. O método de Pepe Chevette

Nossa primeira dica de livros para pré-adolescentes é O método de Pepe Chevette. Nesta obra, o protagonista retorna às aulas após as férias escolares, porém ele não conta aos amigos que durante as férias sua avó faleceu. O menino tinha um carinho enorme pela avó e era ela quem o ajudava com os deveres de casa. Agora, Pepe Chevette tem que lidar com o luto ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios da escola sem o apoio da avó.

Autores: Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv
Editora: Editora do Brasil

2. Assim eu vejo

Esta é uma obra muito interessante, pois mescla duas linguagens, a literária e a informativa, para trazer uma história sobre o que vemos – e o que não vemos, mas sentimos, imaginamos, pensamos. Assim eu vejo é um livro que explica como nossa visão funciona, e ao mesmo tempo desconstrói o que é essa visão. Esta leitura nos convida a explorar o mundo para além do que nossa visão alcança.

Escritor: Gilles Baum
Ilustrador: Régis Lejonc
Editora: Amelì

3. Fechamos

As histórias em quadrinhos costumam fazer sucesso e são ótimas dicas de livros para pré-adolescentes. Esta novela gráfica apresenta uma versão alternativa para o incêndio que tomou conta do Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018. Em Fechamos acompanhamos a última vistoria de Edson Arantes, o guarda do Museu. Os corredores já estão vazios e as portas trancadas. O guarda segue para a porta dos fundos sabendo que esta não será uma noite como as outras.

Escritor: Tino Freitas
Ilustradora: Thais Beltrame
Editora: Abacatte

4. Leila

Este é um livro que fala sobre abuso sexual na infância. O Clube Quindim tem como missão ajudar as famílias a refletirem e a entenderem como abordar temas delicados com as crianças. E é em casa, no conforto e na segurança do lar, que temos de falar sobre esses temas. Só assim as crianças e os jovens poderão se sentir confiantes a se abrir com os adultos.

Nesta obra, Leila sai para nadar um dia e durante seu passeio encontra seu vizinho Barão que a acompanha mesmo Leila não querendo sua companhia. As palavras que ele diz e o toque dos seus tentáculos ficam marcados como um trauma em sua memória. Leila fala sobre a perda de autonomia e a importância do acolhimento.

Autor: Shel Silverstein
Editora: Companhia das Letrinhas

5. A árvore generosa

Neste clássico do autor Shel Silverstein, conhecemos uma árvore que se doa inteiramente para um menino e o acompanha enquanto cresce. A medida que o tempo passa, o menino vai deixando de precisar dos cuidados da árvore, e ela não se sente mais importante. A árvore generosa é uma obra de muitas camadas, sendo possível comparar a relação entre a árvore e o menino com a maternidade. Mas, além disso, o leitor pode refletir se essa é uma relação positiva, de generosidade e amor, ou negativa.

Escritora: Bianca Santana
Ilustrador: Mateu Velasco
Editora: SESI-SP

6. Quando me descobri negra

“Tenho 30 anos, mas sou negra há 10. Antes, era morena.” É com essa afirmação que Bianca Santana inicia uma série de relatos sobre experiências pessoais ou ouvidas no círculo de mulheres negras que organizou. Quando me descobri negra é uma obra conversar sobre o racismo que ainda está presente no dia a dia dos brasileiros.

Veja também: Representatividade negra na literatura infantil: a importância de falar sobre e 10 livros para ler com os pequenos

Escritor: Jorge Miguel Marinho
Ilustrador: Raquel Matsushita
Editora: SEIS-SP

6. Blue e outras cores do meu voo

Como falamos sobre a importância de apresentar obras diversas, seja quanto à temática ou aos gêneros literários, trouxemos aqui uma dica de livro de poesia para os jovens. Blue e outras cores do meu voo apresenta poemas de Jorge Miguel Marinho, poemas delicados e visuais. Vários poemas desta obra trazem reflexões que os jovens leitores poderão se identificar, e esta leitura pode ser uma oportunidade de sua família conversar sobre questões típicas dessa idade.

Escritor: Eiko Kadono
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: Estação Liberdade

8. Entregas expressas da Kiki

Nesta próxima dica de livros para pré-adolescentes vocês vão se divertir com as aventuras da bruxinha Kiki. Ao completar 13 anos, ela, assim como todas as bruxas, deve sair de casa por um ano para descobrir sua vocação e alcançar sua autonomia. E vale a pena conhecer o famoso filme de animação O serviço de entregas da Kiki do Studio Ghibli, de 1989, que foi inspirado pelo livro Entregas expressas da Kiki.

Escritora: Olga Tokarczuk
Ilustradora: Joanna Concejo
Editora: Baião

9. uM SENHOR NOTÁVEL

O Senhor Aparecido era reconhecido por todos. Seu rosto estampava comerciais e ele tirava selfies em vários lugares do mundo para postar nas redes sociais. Um dia, porém, ele percebe que seus traços estão deixando de ser nítidos. Quanto mais seu rosto é clicado, menos notável ele se torna. Só lhe resta uma alternativa: vender tudo o que tem para conseguir um rosto novo. 

Um senhor notável é uma obra propõe reflexões essenciais para os dias atuais, no qual adultos e crianças estão cada vez mais expostos nas redes sociais e buscam atingir padrões de beleza inalcançáveis. Vale a pena conhecer esta obra!

Veja também: Os efeitos do TikTok em crianças e adolescentes

Autor: Mauricio Negro
Editora: Companhia das Letrinhas

10. Nós: uma antologia de literatura indígena

Que histórias indígenas você conhece? Este livro é uma ótima oportunidade de apresentar a literatura indígena para as crianças e jovens. Nós: uma antologia de literatura indígena reúne contos de diversos povos brasileiros, todos escritos por autores indígenas. Uma obra rica que mergulha na perspectiva de diferentes povos, com suas próprias tradições e culturas.

Extra: 5 livros clássicos juvenis imperdíveis

Que tal conhecer alguns clássicos da literatura juvenil? No vídeo a seguir, Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube Quindim, apresenta 5 clássicos, entre obras brasileiras e estrangeiras, que os jovens precisam conhecer.

Sair da versão mobile