De acordo com o Relatório Global de Autoconfiança Feminina Dove de 2016, 60% das mulheres e meninas acreditam que precisam atender a certos padrões de beleza. Além disso, 71% das entrevistadas disseram que se sentem pressionadas a nunca cometer erros ou a demonstrar fraquezas. E isso não afeta somente as mulheres. Os meninos e os homens não são imunes aos problemas de autoestima.

Livros para falar sobre autoestima. Imagem do livro Feio, eu?
Imagem do livro Feio, eu?, de Silvana Tavano e Mariana Demuth, já enviado pelo Clube Quindim aos seus assinantes.

Existem maneiras de proteger as crianças e incentivá-las a amar a si próprias? O acolhimento familiar, a forma como falamos de nós mesmos, o que demonstramos considerar belo ou não, tudo isso pode influenciá-las. Pensando nisso, o Clube Quindim separou 8 livros para falar sobre autoestima e autoimagem cujas histórias são ótimas formas de iniciar uma conversa sobre o assunto com os pequenos e as pequenas. Confira a seguir nossas dicas de leitura e inicie esse diálogo com seus filhos desde cedo!

livros para falar sobre autoestima com crianças de 0 a 2 anos

Elmer, o elefante xadrez (autor David McKee, editora WMF Martins Fontes)
Autor: David McKee
Editora: WMF Martins Fontes

Elmer, o elefante xadrez

O primeiro livro da nossa seleção de livros para falar sobre autoestima conta a história de Elmer, um elefante diferente dos outros. “Elmer era diferente. Elmer era xadrez […] Elmer não era cor de elefante”. O elefante tenta de tudo para se tornar cinza como os outros de sua manada, mas, no fim, Elmer vai descobrir a importância das suas cores.

A leitura de Elmer, o elefante xadrez, um clássico da literatura infantil, é uma oportunidade para conversar desde cedo com os pequenos sobre autoimagem, empatia e identidade!

Bicho Bolota (autora Olga de Dios, editora Boitatá)
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá

Bicho Bolota

Um dia, Bicho começa a se sentir um bicho estranho. Ele descobre que não é capaz de se transformar numa borboleta como as lagartas, nem cria patas como as formigas para andar para longe. Bicho gostaria muito de entender quem ele é.

Bicho Bolota faz parte da coleção de livros Monstro Rosa da escritora e ilustradora espanhola Olga de Dios! Esta é uma história divertida e que ao mesmo tempo fala sobre a importância de aceitarmos as diferenças e as características que fazem cada um de nós único.

Assine clube de leitura quindim

livros para falar sobre autoestima com crianças de 3 a 5 anos

Feio, eu? (escritora Silvana Tavano, ilustrações Mariana Demuth, editora: Livros da Matriz)
Escritora: Silvana Tavano
Ilustradora: Mariana Demuth
Editora: Livros da Matriz

Feio, eu?

O que é a beleza para você? Neste livro, uma ofensa desencadeia uma sensação de dúvida em um coelho: afinal, ele é feio? Pensando sempre nisso, ele decide fazer essa pergunta a todos os
animais que encontra ao seu redor. Feio, eu? é um livro
ilustrado sensível e profundo, que faz seus leitores refletirem sobre autoimagem e a necessidade frequente de validação externa sobre as aparências.

Veja também: Pensando antes de falar: 7 frases que não devemos dizer aos nossos filhos

Amoras (escritor Emicida, ilustrações Aldo Fabrini, editora Companhia das Letrinhas)
Escritor: Emicida
Ilustrador: Aldo Fabrini
Editora: Companhia das Letrinhas

Amoras

Este famoso livro do rapper Emicida conta a história de uma menina e seu pai que passeiam por um pomar colhendo amoras. Neste passeio, o pai explica à filha que as amoras “pretinhas são o melhor que há”, referindo-se à doçura das frutas, que quanto mais escuras, mais doces são. Ao perceber isso, a menina relaciona esse fato com a cor de sua pele e conclui “papai, que bom porque eu sou pretinha também”.

Amoras é um livro que fala sobre negritude, representatividade e autoestima da criança negra! E, para expandir a leitura, o livro também traz muitas referências a figuras históricas que lutaram contra o racismo: Muhammad Ali, Luther King e Zumbi.

livros para falar sobre autoestima com crianças de 6 a 8 anos

Andreia Baleia (autor Davide Cali, ilustrações Soja Bougaeva, tradutora Noelly Russo, editora Livros da Raposa Vermelha)
Escritor: Davide Cali
Ilustrador: Sonja Bougaeva
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Andreia baleia

Esta próxima obra da nossa lista de livros para falar sobre autoestima conta a história de Andreia, uma menina que não se sente confortável com o próprio corpo. As aulas de natação são os piores dias para Andreia, pois seus colegas estão sempre a tratando mal. A leitura de Andreia Baleia é uma forma de conversar com as crianças sobre a pressão social para ter “o corpo perfeito” que pode começar desde cedo. Além disso, é importante nos atentarmos sempre para não reforçar padrões estéticos e até mesmo ajudar a desconstrui-los.

O vermelho vaidoso (escritor Daniel Kondo, ilustradora Alejandra González, editora Morisqueta)
Escritora: Alejandra González
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: WMF Martins Fontes

o vermelho vaidoso

Nesta história, a cor vermelha acredita ser superior às outras cores, pois é forte e vibrante. As demais cores, já cansadas da arrogância do vermelho, têm uma opinião diferente. O verde, por exemplo, está presente nas florestas. Já o azul faz parte dos oceanos. O vermelho vaidoso é uma obra que permite aos leitores entender mais sobre a composição das cores e também refletir sobre a percepção que temos de nós mesmos e dos outros.

Assine o clube quindim

livros para falar sobre autoestima com crianças de 9 a 12 anos

Um senhor notável (escritora Olga Tokarczuk, escritora Joanna Concejo, editora Baião)
Escritora: Olga Tokarczuk
Ilustradora: Joanna Concejo
Editora: Baião

Um senhor notável

Conheça o Senhor Aparecido, um homem que sempre foi reconhecido por todos à sua volta. Orgulhoso de seu rosto notável, ele tirava selfies em vários lugares do mundo e postava nas redes sociais. Até que um dia, o Senhor Aparecido percebe que seus traços estão ficando cada vez menos nítidos a cada novo clique. Angustiado, o protagonista decide tomar uma atitude drástica: ele precisa conseguir um rosto novo. 

Um senhor notável é um dos principais livros para falar sobre autoestima da nossa lista, já que a obra retrata a busca do protagonista por atingir padrões de beleza inalcançáveis.

Quando me descobri negra (escritor Bianca Santana, ilustrador Mateu Velasco, editora SESI-SP)
Escritora: Bianca Santana
Ilustrador: Mateu Velasco
Editora: SESI-SP

Quando me descobri negra

E, por fim, o último dos nossos livros para falar sobre autoestima é Quando me descobri negra da jornalista e professora Bianca Santana. Esta é uma obra potente para conversar sobre representatividade negra com as crianças, já que é uma história que relata e denuncia o racismo existente no Brasil. O livro traz um relato da autora sobre sua vida, suas origens, suas perdas e seu processo de construção de identidade racial.