Confira algumas recomendações do Quindim para ter uma festa do pijama infantil que seja simples, mas que os pequenos vão amar!

Talvez o sonho de toda criança seja chamar os amiguinhos para dar uma festa do pijama infantil em casa. Os filmes e desenhos animados mostram o quanto reunir a criançada para passar a noite juntos é divertido — mas às vezes desistimos da ideia por pensar no trabalho que vai dar para programar uma noite inteirinha e cuidar dos pequenos.

Porém, é possível criar uma festa do pijama simples e tão divertida quanto outras mais elaboradas. O que importa é que todos estejam juntos compartilhando esses momentos! A intenção é o que mais conta, e os pequenos estão mais interessados na diversão.

Ter um tempo de qualidade em família ou com os amigos faz que as crianças se sintam mais seguras e amadas. Dessa forma, o acolhimento pode ajudar a evitar comportamentos agressivos, sentimentos de angústia, medo e solidão.

Por isso, prepare os colchões, separe o pijama e venha conferir como fazer uma festa do pijama que será inesquecível!

Como fazer uma festa do pijama infantil?

Como fazer uma festa do pijama

A festa do pijama nada mais é do que um tipo de confraternização entre as crianças. O intuito é chamar a garotada para que eles possam passar a noite juntos. A programação pode ser bem variada, incluindo assistir filmes, fazer brincadeiras, comer guloseimas e depois dormir juntos.

Para as crianças tudo é diversão. A realização de uma festinha do pijama é uma oportunidade para que os pequenos possam interagir, brincar e promover momentos de descontração que serão únicos e ficarão na lembrança.

Inclusive, essa pode ser uma maneira diferente para fazer a comemoração de aniversário da criança. Em vez de criar uma festinha tradicional, pensar em como fazer uma festa do pijama infantil é uma alternativa para celebrar a ocasião — e os pequenos sempre adoram a ideia!

Blog Assine Clube de Leitura Quindim

4 Dicas para montar um festa do pijama simples, mas divertida

Dicas para a festa do pijama

As crianças não ligam para superproduções, o que elas querem mesmo é se divertir!

Portanto, não precisa se preocupar tanto com cada detalhe da festa. Existem muitos jeitinhos para que a festa do pijama seja incrível, mas sem ter tanto trabalho ou até gastos elevados.

Então, veja os pontos básicos que você deve pensar para entender como fazer uma festa do pijama infantil que seja memorável!

1 – Preparação do ambiente

A decoração e a preparação do ambiente são etapas importantes para criar o clima da festa do pijama. Primeiro, defina o espaço que será usado para a festinha — se será no quarto da criança, na sala ou em outro espaço. A escolha depende da quantidade de crianças que serão convidadas.

Lembre-se de afastar móveis e deixar o espaço mais amplo, até mesmo para evitar acidentes durante a noite. Vale criar barracas ou tendas, espalhar colchões e almofadas pelo lugar e deixar o ambiente bem aconchegante.

A iluminação também é essencial, até porque algumas crianças têm medo do escuro. Aqui, a dica é deixar uma luminária ou abajur por perto, ou até mesmo usar aquele pisca-pisca que está guardado e só é usado no Natal.

2 – Escolha as guloseimas da noite

Qual será o cardápio da festa do pijama? O ideal é a festinha começar cedo para não atrapalhar a rotina de sono dos pequenos. Veja algumas dicas do que fazer:

  • Pipoca
  • Cachorro-quente
  • Mini pizza
  • Sanduíches
  • Espetinho de frutas
  • Cupcakes
  • Sorvete
  • Brigadeiro

Na manhã seguinte, o café da manhã também pode ser reforçado. Depois de comerem as guloseimas da noite anterior, aposte em algo mais saudável com frutas, iogurtes e outros alimentos nutritivos.

3 – Crie um cronograma para as atividades

Como fazer uma festa do pijama inesquecível

Por mais que seja uma noite diferente, lembre-se de ter um cronograma com a hora em que você pretende iniciar cada atividade. Desse modo, a programação tem o momento certo para os lanches, para começar a sessão de cinema, horário para brincar e, claro, para dormir. Essa programação não precisa ser seguida à risca, mas pode ajudar a família a ter um norte.

4 – Peça ajuda para escolher os filmes

Não adianta escolher títulos que as crianças não vão gostar de ver, não acha? Por isso, para não falhar nessa missão é melhor pedir ajuda dos pequenos para escolher os filmes. Pergunte o que eles querem assistir e separe as sugestões para que todos possam escolher em conjunto o que ver na sessão de cinema. No nosso blog, você encontra várias sugestões incríveis!

Conheça 10 brincadeiras para fazer na festa do pijama

Enquanto você pensa em como fazer uma festa do pijama infantil, é claro que as brincadeiras não podem ficar de fora. Mas, primeiro, lembre-se de que a escolha das atividades de recreação precisa considerar a faixa etária das crianças.

Entretanto, as possibilidades são infinitas e todas elas deixarão a noite mais animada. Confira as sugestões:

  1. Jogos de tabuleiro;
  2. Quebra-cabeças;
  3. Jogos de mímicas;
  4. Fabricação de tintas caseiras;
  5. Fazer slime em casa;
  6. Assistir filmes e desenhos animados;
  7. Caça ao tesouro;
  8. Esconde-esconde;
  9. Karaokê infantil;
  10. Guerra de travesseiros.

Que tal tirar um momento para ler um livro com as crianças antes da hora de dormir?

Atividades para festa do pijama

Depois de devorar as guloseimas, brincar de montão e assistir um filminho, a contação de histórias é uma oportunidade para acalmar os ânimos e preparar os pequenos para uma boa noite de sono.

Ao final da noite, antes de dormir, escolha um livro e reúna a criançada para contar uma história. Os pequenos adoram ouvir histórias e isso também ajuda para relaxar e pegar no sono. Além disso, ler com eles é uma forma de incentivar o hábito da leitura desde cedo, estreita os vínculos e ainda estimula a criatividade e constrói um repertório maior.

Ler antes de dormir favorece o sono e é uma troca de afeto. O amor pela leitura também é algo que fica guardado para sempre nas crianças. Então, tirar um momento na festa do pijama para contar histórias encerra a noite com chave de ouro! Se quiser, temos uma lista de livros especial para a sua festa do pijama!

Em meio a tantos aparelhos eletrônicos e outros estímulos, o ato da leitura proporciona uma calmaria. Ler aumenta o repertório e constitui um hábito que é levado para toda a vida. Conte com o clube de leitura Quindim (até mesmo durante o planejamento de como fazer uma festa do pijama infantil!) e conheça todos os meses títulos selecionados especialmente para a criançada.

Assine o Clube de Leitura Quindim