Como fazer danoninho para bebê em casa? É muito mais simples e saudável do que você imagina!

Os alimentos ultraprocessados contêm uma grande quantidade de ingredientes e, por mais que os rótulos mostrem o que está no produto, nem sempre sabemos exatamente o que cada um deles é. Por isso, ter uma boa receita de danoninho caseiro em mãos é sempre uma ótima pedida.

Na alimentação dos bebês, então, é ainda mais importante ter esse cuidado, pois o organismo deles é mais sensível.

Se não pesquisarmos sobre a origem de alimentos e quais os ingredientes que estão presentes neles, possivelmente vamos consumir produtos que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Agora, imagine para os pequenos, que não têm controle sobre o que estão consumindo!

Por isso, é nosso papel cuidar da rotina alimentar, garantindo uma alimentação saudável aos pequenos. Nesse sentido, em vez de comprar iogurte pronto, o que acha de substituir o produto industrializado e aprender uma receita de danoninho caseiro que é deliciosa? Então, confira este post com a receita de como fazer danoninho de inhame para o bebê.

a partir de quando podemos dar danoninho para bebÊ?

Danoninho para bebê de inhame

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que em 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões em todo o mundo. Esse é um dado assustador, mas nos mostra a importância de ter os devidos cuidados com a saúde dos pequenos.

A correria do dia a dia faz que procuremos caminhos práticos e rápidos para nos alimentar (e também alimentar os pequenos). No entanto, pagamos pela praticidade com os riscos que os alimentos ultraprocessados podem trazer para nossa saúde.

Contudo, você pode fazer diferente e criar receitas caseiras com alimentos saudáveis. Dessa forma, o danoninho de inhame ou com outros ingredientes feitos em casa é uma opção fácil e saudável para os bebês que estão na fase de introdução alimentar.

POde dar inhame para bebê de 6 meses?

A respostas é sim, você pode dar inhame para bebê de 6 meses. Até porque o inhame traz muitos benefícios para saúde, dos quais vamos falar mais para frente nesse artigo. Enquanto isso, confira nossas dicas de receitas de danoninho de inhame.

Danoninho de Inhame com morango

Receita de danoninho para bebê sabor morango

A receita caseira de danoninho de morango é ótima para oferecer aos pequenos que estão começando a alimentação. Até os seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno ou, em casos em que haja prescrição médica, com fórmula infantil. Após esse período, começa a introdução alimentar.

Essa é uma etapa importante em que o bebê prova novos sabores, começa a controlar a mastigação e desenvolve seu paladar. O gostosinho adocicado de iogurte é quase irresistível para eles.

Então, veja essa receita natural de danoninho para bebê que é rica em nutrientes!

Ingredientes do danoninho para bebês

  • 2 inhames médios
  • 1 caixa de morangos (aproximadamente 250g)
  • 3 bananas prata
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Comece lavando bem todos os ingredientes e depois corte em cubinhos. Quando cortar a banana, separe e leve à geladeira para congelar, isso deixará a receita mais cremosa.

Enquanto isso, cozinhe os inhames descascados até que fiquem bem macios, pois isso deixará o danoninho ainda mais cremoso. Deixe esfriar por alguns minutos e depois junte todos os ingredientes no processador (ou liquidificador): inhame, morangos, bananas e o suco de limão.

Bata bem até que o creme fique uniforme e bem cremoso. Se precisar, adicione um pouco de água até perceber que a consistência está melhor. Seu danoninho caseiro está pronto! É só armazenar em uma vasilha e guardar na geladeira para consumir.

Outros sabores para seu danoninho de inhame para bebês de 6 meses ou mais

Receita de danoninho de inhame para o bebê

O danoninho de morango é o mais conhecido, mas é possível criar muitos outros sabores a partir do inhame. Dessa forma, você faz diferentes combinações para seu bebê provar sabores variados. 

Para isso, é só escolher outra fruta para substituir o morango, quem sabe até misturar mais frutas na receita. É só seguir os mesmos passos anteriores, descascar, cortar e cozinhar o inhame — mas o que muda são os outros ingredientes usados. 

Por exemplo, adicione mamão, manga ou qualquer outra fruta de sua preferência no lugar do morango.

Benefícios do inhame para a saúde

O inhame é um alimento incrível e podemos destacar vários benefícios desse tubérculo. Além de fazer receitas caseiras de danoninho, outras formas de consumo também são muito válidas, como na forma de papinha para bebês

A introdução de uma alimentação mais saudável também é uma forma educativa. Afinal, o estímulo a comer alimentos mais saudáveis deve começar quando o bebê inicia esse processo de provar novos sabores. Ou seja, essa é uma lição que influenciará toda a vida da criança.

Para que você possa ter uma ideia, confira alguns dos nutrientes desse alimento:

  • Vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico;
  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Fibras solúveis;
  • Carboidratos;
  • Niacina;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Cobre;
  • Riboflavina e outros.

Com baixo índice glicêmico, o inhame é uma alternativa natural para as receitas de danoninho caseiro para bebês. A proposta é que o inhame é mais saudável e ao mesmo tempo entrega uma textura cremosa similar ao iogurte industrializado.

Todo esse poder nutritivo do inhame entrega benefícios para a saúde:

  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Previne doenças do coração;
  • Fortifica os gânglios linfáticos;
  • Ajuda o sistema imunológico;
  • Previne doenças virais e impede a contaminação do sangue;
  • Proporciona sensação de saciedade;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Diminui a retenção de líquidos;
  • Melhora problemas respiratórios;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora a visão e faz bem pra pele.

Quanto tempo o danoninho caseiro dura na geladeira?

Melhores receitas de danoninho para bebê

Por ser uma receita que leva somente ingredientes naturais e não tem conservantes, a receita de danoninho de inhame pode ser deixada na geladeira por até 3 dias. Já se você prefere conservar no congelador, esse tempo pode ser um pouco maior.

Entretanto, é melhor provar se o iogurte ainda está realmente bom antes de dar para o bebê. Se estiver com aparência ou cheiro estranho, o melhor a se fazer é jogar fora. Assim, não há riscos para a saúde da criança.

A receita de danoninho para bebês é super simples e saborosa, principalmente naqueles momentos em que o bebê ainda está lutando para encontrar sabores mais agradáveis. Portanto, o danoninho de inhame é certeiro e vai fazer sucesso!

Uma criança saudável também precisa de estímulos para crescer e se desenvolver, e a leitura é uma delas. Portanto, assinar o clube de leitura Quindim é uma forma de ter acesso aos melhores livros para bebês!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!