É comum que os pais queiram proteger seus filhos de qualquer tipo de doença e problema de saúde que possam enfrentar, e a listinha de preocupações ganhou um novo item: a doença do carrapato em crianças.

De fato, essa não é uma enfermidade nova. Porém, o destaque se voltou para ela devido aos acontecimentos das últimas semanas envolvendo a doença.

Doenca do carrapato em criancas sintomas cuidados e prevencao da febre maculosa meio3

Em uma festa que aconteceu em Joaquim Egídio, distrito de Campinas (SP), chamada de “Feijoada do Rosa”, das 3,5 mil pessoas presentes, 4 foram à óbito, além de outros 16 casos suspeitos de pacientes, conforme levantamento do G1.

Este foi o grande evento que levou os holofotes à doença, mas os casos não ocorreram apenas lá. De acordo com o Ministério da Saúde, em notícia publicada no dia 14 de junho de 2023, já foram confirmados 53 casos de febre maculosa no Brasil apenas em 2023, com 8 óbitos, todos na região Sudeste do país.

Entre as pessoas que não resistiram e estiveram no evento em Joaquim Egídio, não havia nenhuma criança – a pessoa mais jovem tinha 16 anos. Porém, isso acende um sinal de alerta na cabeça dos pais, acompanhado por algumas perguntas:

  • O que é febre maculosa?
  • Febre maculosa e doença do carrapato são a mesma coisa?
  • Como ela pode ser contraída?
  • Quais são os sintomas?
  • O que fazer para evitar?
  • Caso se desconfie de algo, quais cuidados devem ser tomados?

Pensando nisso, o Clube Quindim preparou um conteúdo especial, que abordará todos esses assuntos. Nos acompanhe na leitura e não se esqueça de compartilhar com quem também precisa saber mais sobre essa doença.

O que é febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa com gravidade variável desde formas clínicas leves até outras graves, com uma alta taxa de letalidade.

A doença é transmitida por um carrapato, desde que este esteja infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. É por isso, inclusive, que a febre maculosa também é chamada de doença do carrapato.

Vale destacar, porém, que este não é o carrapato convencional que costuma ser encontrado em cachorros. O que geralmente aparece nos cães é da espécie Rhipicephalus sanguineus e não transmite a febre maculosa.

Os carrapatos que mais transmitem a bactéria Rickettsia rickettsii são os seguintes:

  • Amblyomma aureolatum;
  • Amblyomma dubitatum;
  • Amblyomma ovale;
  • Amblyomma sculptum.

Um dos mais comuns é o carrapato-estrela (Amblyomma sculptum), que geralmente é encontrado em capivaras, animais de grande porte (como cavalos ou bois), gambás, coelhos, aves domésticas e também, raras vezes, em cães.

O melhor clube de assinatura infantil

Febre maculosa e doença do carrapato são a mesma coisa?

Ambas são usadas como sinônimos. De fato, a febre maculosa é transmitida por carrapatos, então não é errado chamá-la assim.

Um cuidado importante, porém, é que nem todo carrapato transmite a febre maculosa, mas, sim, os que foram listados acima, desde que infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Como é a transmissão da febre maculosa?

A transmissão da doença do carrapato em humanos se dá pelo contato do carrapato-estrela contaminado com a bactéria Rickettsia rickettsii com a nossa pele. Este contato, porém, precisa ser de pelo menos quatro horas para a transmissão.

O maior risco está nos carrapatos mais jovens e menores, pois estes são mais difíceis de encontrar. Porém, os maiores também são vetores da doença da mesma forma.

Alguns dos principais fatores de risco que elevam as chances de contrair a infecção por febre maculosa são:

  • Morar em locais rurais ou muito arborizados, onde a ocorrência de carrapatos é mais comum;
  • Convivência com cavalos, cachorros e outros animais domésticos;
  • Contrair a doença ao remover o carrapato que está preso na pele, o que pode acontecer por meio da entrada de seu fluido no corpo através de alguma abertura, como a causada pela picada do carrapato, por exemplo.

Vale ressaltar que a febre maculosa é uma doença bacteriana e que não é transmitida de uma pessoa para a outra. Logo, ainda que se esteja no mesmo ambiente que uma pessoa contaminada, não existe risco de transmissão.

Quais são os sintomas da febre maculosa?

Conhecer os sintomas da doença do carrapato é importante para ficar de olho e procurar ajuda médica o mais rápido possível. Os principais são:

  • Febre alta, que vem de uma hora para a outra;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular e articular;
  • Dor abdominal;
  • Hiperemia conjuntival (aumento do fluxo sanguíneo durante a conjuntivite);
  • Falta de apetite;
  • Desânimo;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Mal-estar;
  • Exantema (também conhecido como rash cutâneo, caracterizado pela presença de manchas vermelhas em todo o corpo, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, que se parecem com picadas de pulga. A região das manchas é o que ajuda a diferenciar a febre maculosa de outras doenças, como sarampo, rubéola e dengue hemorrágica.

Geralmente, os sintomas demoram de 7 a 10 dias para se manifestar.

Como tratar a febre maculosa?

A doença é totalmente curável, desde que o tratamento com antibióticos seja iniciado nos primeiros dois ou três dias.

Doenca do carrapato em criancas sintomas cuidados e prevencao da febre maculosa meio2

A medicação começa a fazer efeito já desde as primeiras doses, mas é importante que seja mantida pelo período de tempo determinado pelo médico, que geralmente é de 10 a 14 dias.

É fundamental que caso se note um ou mais dos sintomas apresentados anteriormente, em especial se a pessoa esteve em uma área rural, que se procure um médico imediatamente para examinar e analisar o que está acontecendo.

Esse cuidado quanto à doença do carrapato é ainda mais importante porque são grandes as chances de que os remédios não surtam o efeito esperado quando administrados depois deste período.

Caso o tratamento não seja iniciado a tempo, a pessoa pode ter complicações mais graves, como pulmões, rins e sistema nervoso central comprometidos, além de lesões vasculares e, em alguns casos, até o óbito.

Como evitar a febre maculosa em crianças e adultos?

Algumas recomendações simples podem ajudar a evitar a doença do carrapato em crianças e adultos.

Para começar, ao adentrar em áreas com mato, é importante usar calça e camisa comprida, preferencialmente de cores claras, o que facilita na identificação de possíveis carrapatos.

A parte de baixo da calça deve ser colocada dentro das botas e fechada com fitas adesivas para evitar a entrada dos aracnídeos.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Além disso, a cada duas horas, verifique se não há nenhum carrapato grudado em você. Como é necessário um contato de pelo menos quatro horas para que a doença seja transmitida, este é um intervalo seguro.

Inclusive, caso você veja algum carrapato, tome cuidado com a forma de retirá-lo do corpo. Evite esmagar o aracnídeo, pois isso pode fazer que as bactérias sejam liberadas pela saliva.

A maneira mais segura de retirar o carrapato é com cuidado, torcendo-o levemente para que sua boca solte da pele e, assim, ele possa ser removido.

Como evitar a doença do carrapato em crianças?

Os cuidados são os mesmos que com os adultos, mas redobrados. Afinal, nem sempre os pequenos têm maturidade para conseguir se proteger contra os carrapatos.

Doenca do carrapato em criancas sintomas cuidados e prevencao da febre maculosa meio1

Use roupas longas e fechadas e, além disso, use e abuse do repelente, em especial aqueles que possuem maiores concentrações do produto químico DEET, capaz de impedir carrapatos e também mosquitos.

Também é importante que a calça fique dentro da bota e, se possível, que seja usada fita adesiva para que não fique nenhum buraquinho ou fresta que permita a passagem do carrapato.

Além disso, ao identificar sintomas compatíveis com a febre maculosa, procure auxílio médico imediatamente. Assim, as chances de recuperação são muito maiores.

Agora que você já aprendeu o que precisa saber sobre a doença do carrapato em crianças, tome todos os cuidados necessários e evite problemas e sustos. Ah, e conte sempre com o Clube Quindim para trazer conteúdos importantes e necessários para você e os pequenos!