A acne neonatal é uma situação relativamente comum entre os pequenos, mas é importante conhecê-la para saber como lidar COM ELA e, assim, proporcionar maior conforto aos bebês.

Acne neonatal em bebês

Quase na mesma medida que vem a fofura dos bebês, chega também a preocupação dos papais, especialmente aqueles que embarcaram nessa viagem pela primeira vez. Uma situação que costuma inspirar atenção e preocupação é justamente a acne neonatal.

É bem provável que você já tenha visto um bebê com bolinhas no rosto, não é? Pois bem, isso ajuda a entender como o ocorrido é comum. Felizmente, não costuma ser nada de mais grave, mas entender o que é a acne em bebês ajuda a lidar com ela.

Acompanhe-nos na leitura para entender mais sobre esse tipo de acne, por que ele é causado, quando começa a acontecer e desaparecer e quando é necessário buscar ajuda médica.

O que é acne neonatal?

Acne neonatal em bebês

A acne neonatal se caracteriza pela aparição de bolinhas avermelhadas no rosto do bebê, as quais podem aparecer em qualquer lugar do rosto, especialmente nas bochechas, nariz e testa.

Embora seja menos comum, ela também pode se manifestar em outros lugares do corpo, como na parte superior do pescoço e nas costas.

A acne em bebês é bastante comum. De acordo com um artigo disponível na National Library of Medicine, 20% dos pequenos com menos de 6 semanas apresentam esta condição.

Tecnicamente, a acne neonatal é uma resposta inflamatória à levedura saprófita Malassezia e não é uma acne de verdade. Porém, esse foi o nome que acabou sendo popularizado quando se trata dessa condição.

Vale destacar também que a acne neonatal é diferente da acne infantil, pois ela não costuma vir acompanhada de cravos.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Quando o bebê pode apresentar acne neonatal?

A acne em bebês se manifesta especialmente em suas 5 ou 6 primeiras semanas de vida. Geralmente, a condição desaparece quando o bebê tem em torno de 3 ou 4 meses de vida.

Quando se trata de acne infantil, a situação pode perdurar até os 2 anos de vida, mas sua permanência até tal idade é bem mais incomum.

Por que o bebê tem acne neonatal?

Acne neonatal em bebês

Tecnicamente, a acne neonatal ocorre devido ao excesso de gordura ou sebo nos folículos da pele do bebê. Embora não haja muita clareza em relação ao que pode causar a situação, alguns possíveis motivos são os seguintes:

  • Superestimulação das glândulas sebáceas na pele do bebê, o que é causado pelo encontro de hormônios na placenta durante a gestação;
  • Hormônios liberados pela mãe durante a gestação e o parto, bem como hormônios do próprio bebê, motivos estes que, inclusive, já foram citados até mesmo em pesquisas científicas;
  • Inflamações causadas por levedura na pele.

Veja também: Saltos de desenvolvimento do bebê. Veja o que são e quando ocorrem

Quais são as implicações das bolinhas no rosto do bebê?

A bolinhas no rosto do bebê não costumam ser um problema grave. Logo, o bebê geralmente não sente nada demais quando está com essas bolinhas em seu rosto.

Como ela se manifesta quando eles ainda são muito novos e estão em suas primeiras semanas de vida, os pequenos quase não se mexem. Logo, as chances de que eles arranhem o rosto são menores, o que poderia causar incômodos.

Porém, a acne neonatal demanda cuidados dos adultos. Afinal, é importantíssimo que os pais e responsáveis não espremam ou fiquem mexendo nas bolinhas, pois isso pode fazer que elas inflamem e, então, sejam mais incômodas.

Veja também: Método BLW para bebês. O que é e como fazer

O que fazer para tratar as “espinhas no bebê”?

Acne neonatal em bebês

Como a situação é normal, a acne neonatal provavelmente irá embora sozinha. Na verdade, muitos médicos não recomendam o uso de qualquer tipo de produto específico, dada a grande sensibilidade da pele dos bebês.

Os cuidados normais, como lavar o rosto do bebê, usar um sabonete apropriado para sua idade e secar o rostinho com bastante cuidado, já costumam ser suficientes para o tratamento da acne neonatal.

Não é recomendável o uso de cremes e produtos gordurosos no rosto e no corpo dos pequenos, especialmente nas regiões em que a acne se manifestar, o que pode prejudicar a situação ao invés de melhorá-la.

Leia também: Alergia ao calor: o que é, causas, sintomas e como lidar

Quando devo procurar um médico?

Acne neonatal em bebês

Embora tenhamos falado que a situação é relativamente comum, caso você perceba que há algo de diferente, vale procurar por um especialista, seja um pediatra de sua confiança ou mesmo um dermatologista pediátrico.

O profissional será capaz de analisar e identificar condições cuja aparência é parecida, mas que possuem implicações mais sérias, como herpes virais, o que pode ser diagnosticado mediante a aparição de pus nessas bolinhas no rosto.

Quando for esse o caso, o bebê provavelmente terá de fazer alguns exames para saber o que realmente está acontecendo. Ainda assim, mantenha a calma, pois não costuma ser nada de mais grave.

Nessas consultas com especialistas, pode ser que eles indiquem o uso de algum produto específico, que deve ser utilizado exatamente de acordo com a prescrição médica.

Banner Clube de Leitura Quindim

Bebê com bolinhas no rosto: algo mais comum do que você deve imaginar

Acne neonatal em bebês

Seja para mães de primeira viagem, pais de primeira viagem ou mesmo para aqueles que já tiveram outros filhos, ver essas bolinhas vermelhinhas pode trazer um susto em um primeiro momento. Porém, como mostramos aqui, geralmente não é nada e desaparece sozinho.

De qualquer forma, sempre que tiver uma pulguinha atrás da orelha, procure por ajuda médica. Fique tranquilo, pois o profissional entende a preocupação dos pais e cuidadores, mesmo que seja para algo mais simples.

Depois de aprender sobre a acne neonatal e ficar mais tranquilo, que tal aproveitar para cultivar outro momento de cuidado: a leitura com os pequenos? Para isso, conheça o clube de livros infantis do Quindim e receba livros escolhidos por alguns dos maiores especialistas em literatura infantil do Brasil em sua casa!