O médico especialista em adolescência não é tão conhecido quanto o pediatra, por exemplo, mas é uma ótima pedida para um atendimento mais direcionado a essa etapa da vida.

Você sabe o que é hebiatra?

Em cada fase da vida, podemos ir a determinado especialista para buscar orientação quanto à nossa saúde. Na infância, vamos ao pediatra, na vida adulta são os médicos especialistas que nos acompanham, e na terceira idade visitamos o geriatra. Mas pulamos uma fase, não é mesmo?

O que é hebiatra

A adolescência é um período de intensas transformações físicas e comportamentais e é interessante se consultar com o médico indicado para essa faixa etária, e é aqui que entra o questionamento sobre o que é hebiatria.

Ao atingir determinada idade, os adolescentes já estão grandes demais para ir em consultas com pediatras. No entanto, a formação de seus corpos ainda não está completa para que eles comecem a ser acompanhados por médicos de outras especialidades. Nesse meio tempo de intensas mudanças, o ideal é levar o jovem ao médico hebiatra.

É comum que a criança se consulte com o mesmo pediatra durante toda a infância, mas há um momento em que o médico já não consegue mais acompanhar a nova fase. Nessa etapa, as consultas devem começar a ser feitas com o hebiatra.

Neste artigo, entenda o que é a hebiatria, as diferentes entre pediatria e hebiatria e os benefícios de levar os filhos para se consultar com esses especialistas na saúde dos adolescentes.

Veja também: A importância de manter um diálogo aberto com pré-adolescentes

O que é hebiatra?

O que é hebiatra e qual a sua importância

O crescimento, as novas descobertas e tantas outras transformações na adolescência podem deixar pais e filhos confusos. As mudanças do corpo na puberdade são apenas mais uma dessas modificações tão intensas.

Por se tratar de uma fase tão específica da vida, o médico que faz o acompanhamento do adolescente também precisa ter conhecimento sobre as transformações físicas e psíquicas desse período. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência compreende a segunda década de vida — ou seja, vai dos 10 aos 19 anos.

Dito isso, o médico que cuida da saúde dos adolescentes é o hebiatra. Essa é uma especialidade que começou a ser estudada na Inglaterra no final do século 19, em que um grupo de médicos estava interessado em entender melhor os fenômenos que aconteciam na adolescência.

Do outro lado do Atlântico, os primeiros programas que começaram a estudar os adolescentes na América aconteceram nos anos 1960, e no Brasil, no início da década de 1970. Portanto, não é uma época tão distante assim, e isso explica por que a hebiatria ainda não é tão conhecida.

Então, assim começou a hebiatria, que é uma especialização dentro da pediatria — ou seja, o médico deve ser primeiro pediatra para depois seguir para a hebiatria. O hebiatra é como se fosse um clínico geral que tem foco na adolescência. Dessa forma, o profissional faz o acompanhamento do desenvolvimento dos adolescentes e analisa questões:

  • Hormonais;
  • Psicológicas;
  • Ortopédicas;
  • Ginecológicas;
  • Urológicas, entre outras.

A passagem da fase infantil para a adulta é uma etapa de crescimento que envolve principalmente os caracteres sexuais, além do nascimento de pelos e consolidação da musculatura.

Nesse período tão delicado, o hebiatra é o responsável por dar continuidade ao trabalho do pediatra. Assim, ele segue o esquema de vacinas (como as doses de reforço contra HPV, gripe e febre amarela) e outros tratamentos iniciados na infância.

Além disso, um dos principais aspectos é que os jovens têm mais liberdade para dialogar sobre o início da vida sexual, sexualidade e até mesmo sobre uso de álcool e drogas. O médico hebiatra deve garantir o sigilo médico para proteger a privacidade do adolescente e a única exceção é em casos de situações de risco.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Veja também: Livros para crianças de 9 a 12 anos amarem ler

Por que procurar um hebiatra?

O que é um hebiatra e quando procurar um

A adolescência é uma fase cheia de particularidades. Por isso, o médico especializado em adolescentes é uma pessoa capacitada para orientar pais e filhos sobre esse período. Desse modo, o hebiatra acompanha e trata dos jovens e responde aos questionamentos levantados.

Muitos dos adolescentes não se sentem confortáveis em continuar se consultando com o mesmo médico que os acompanhou durante toda a vida. Afinal, aquela história de “vi você crescer” pode ser bem constrangedora, não acha?

Nesse novo contexto, o hebiatra sabe como abordar o adolescente para que ele se sinta confortável e tenha segurança na consulta, na realização de exames e nas conversas com o profissional.

É recomendável que os pais ou responsáveis estejam presentes somente na primeira consulta. Depois disso, médico e paciente devem ter privacidade e autonomia para conversar sobre o que acharem mais pertinente.

Veja também: Videogame. Quando deixa de ser diversão e se torna um problema

Quando deixar de ir ao pediatra para fazer consultas com o hebiatra?

O que é hebiatra e o que é hebiatria

Quando a criança vai crescendo os pais começam a se perguntar se ainda é preciso levar ao pediatra ou se já é hora de procurar outro médico. Por mais que a OMS afirme que a adolescência começa a partir dos 10 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente diz que é aos 12 anos de idade.

Essas diferenças não devem ter um grande peso no momento de marcar a consulta. Na verdade, não há uma idade certa para fazer essa migração entre pediatria e hebiatria. No geral, o início da puberdade é uma fase que pode variar entre 9 e 13 anos. Então, o ideal é que o adolescente passe a ir ao especialista durante essa fase.

É preciso esclarecer que não há nada de errado em pediatras que atendem adolescentes. É comum que o atendimento seja feito em pacientes que têm entre 14 e 17 anos, até que eles passem a se consultar com médicos de outras especialidades. No geral, é o adolescente que pode dizer se está confortável ou não em mudar de médico.

Veja também: Os perigos da internet e como garantir uma navegação segura para os jovens

Quais os benefícios de ir ao hebiatra?

Como o médico tem o atendimento específico voltado para a adolescência, todo o seu conhecimento é focado em avaliar a saúde do adolescente. A princípio, um dos maiores benefícios de começar o acompanhamento com um hebiatra é que as mudanças pelas quais os jovens passam podem ser explicadas pelo profissional de maneira mais completa.

Portanto, o médico consegue ajudar o adolescente com as questões dessa fase, como o aparecimento da acne, aspectos relacionados ao corpo (altura, peso, forma corporal), puberdade, a primeira menstruação e muitos outros temas que são extremamente importantes nessa época da vida.

Se você não sabia o que é hebiatria, agora essa dúvida já foi sanada. Além das transformações corporais, o hebiatra também ajuda em questões psicológicas, dúvidas sobre sexo e muito mais. É um acompanhamento do processo evolutivo natural, mudanças que serão levadas para a vida do jovem e que precisa da assistência especial de um médico da área.

O clube de leitura Quindim foi criado para incentivar a leitura na infância e ajudar os pequenos a criar gosto por esse hábito, levando-o por toda a vida. A curadoria é realizada para escolher os melhores títulos de acordo com cada faixa etária para que as crianças gostem ainda mais de literatura e tenham acesso a temas pertinentes à sua fase da vida.