A Vaga Lume e o Clube de Leitura Quindim serão parceiros n’A Feira do Livro, que será realizada entre os dias 8 e 12 de junho, pela Associação Quatro Cinco Um e Maré Produções, na Praça Charles Miller, em São Paulo. Pensadas especialmente para as crianças e famílias, as atividades acontecerão dentro do estande da Vaga Lume, de sexta-feira a domingo.

Clube Quindim e Vaga Lume na A feira do livro

Durante o evento, os visitantes poderão realizar uma assinatura do Clube Quindim, e o primeiro pagamento será revertido em uma doação à Associação Vaga Lume. E aqueles que fizerem uma doação à Vaga Lume terão o primeiro mês grátis ao assinar o Clube Quindim. Assim, as famílias garantem bons livros em casa e ajudam a compor as bibliotecas da Amazônia.

Confira a programação completa:

Bate-papos

1.     Língua portuguesa como opressão: mecanismos históricos de resistência e voz dos povos originários, com Cristino Wapichana e Márcia Licá, coordenadora de conteúdo da Associação Vaga Lume

Sobre a mesa: Os povos indígenas brasileiros lutam há 5 séculos para que suas línguas, culturas e tradições não sejam apagadas pela dominação da língua portuguesa. Quais caminhos podemos buscar para diminuir as perdas das culturas indígenas?

  • Quando: Sexta-feira, às 16h
  • Público: participantes da feira
  • Duração: 1h
  • Capacidade máxima: até 30 pessoas


2.       Literatura como afeto: o poder da leitura no cotidiano familiar, com Renata Nakano, idealizadora e diretora-geral do Clube Quindim, e Aline Calahani, líder de projetos educacionais da Associação Vaga Lume

Sobre a mesa: Qual a influência das figuras de afeto na construção do gosto pela leitura? Como criar uma rotina prazerosa de leitura em família? Uma conversa entre duas grandes especialistas em leitura e infância

  • Quando: Domingo, às 16h 
  • Público: famílias
  • Duração: 1h
  • Capacidade máxima: até 30 pessoas

Oficinas

  1. Oficina de Cartões Postais

Sobre a oficina: Crianças e adultos são convidados a escrever e desenhar cartões postais para as crianças das bibliotecas Vaga Lume na Amazônia.Quando: Sexta, sábado e domingo, exceto durante as oficinas e bate-papos.

Público: crianças, famílias



2. Narrativas habitam a cidade, com Stela Barbieri

Sobre a oficina: Que espaços da cidade você ocupa? Onde vivem suas memórias? Uma oficina em que a artista Stela Barbieri convida criança e adulto a refletir sobre suas vivências na cidade e desenhar seus caminhos dentro dela.

  • Quando: Sábado, às 11h 
  • Público: crianças, famílias
  • Duração: 1h
  • Capacidade máxima: até 15 pessoas




3. Livro animado: desenhando com Renato Moriconi, com Renato Moriconi

Sobre a oficina: Que tal dar movimento a suas criações? Nesta oficina, o consagrado autor Renato Moriconi convida os pequenos a criar narrativas ilustradas em formato de flip book.

  • Quando: Sábado, às 15h
  • Público: crianças, famílias
  • Duração: 1h
  • Capacidade: até 15 pessoas



    4. Exploração de Acervo Vaga Lume, com Aline Calahani

Sobre a oficina: Atividade lúdica para crianças e adultos explorarem e conhecerem parte do acervo de livros das bibliotecas Vaga Lume com mediação de Aline Calahani, Líder de Projetos Educacionais.Quando: Domingo, às 11h30.

Público: crianças, famílias



Mediação de leitura

Sobre a atividade: Mediação de leitura seguindo a mesma metodologia das bibliotecas da Vaga Lume, na Amazônia.Quando: Sexta, sábado e domingo, exceto durante as oficinas e bate-papos

Público: crianças, famílias



Sobre o Clube Quindim

O Clube de Leitura Quindim é um clube de assinatura de livros infantis, que reuniu o time dos sonhos para selecionar e levar literatura transformadora a crianças de todo o Brasil. Já são mais de 15 mil crianças de todos os estados brasileiros, chegando a 1500 cidades e entregando mais de 200 mil exemplares de livros transformadores que desenvolvem não apenas o autoconhecimento, o pensamento crítico e autônomo, mas também aquilo que nos faz mais humanos: o afeto e a empatia. Saiba mais no site do nosso clube de leitura infantil.

Sobre a Associação Vaga Lume

Criada há 20 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal, com 86 bibliotecas comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados. O seu propósito é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades. Saiba mais no site da Vaga Lume.

Sobre A Feira do Livro

A Feira do Livro recebe leitores, escritores, editores e livreiros na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. A iniciativa é da Associação Quatro Cinco Um, instituição sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa responsável pela produção e pela realização de importantes exposições de arte no país. Na Feira, o Quindim estará presente em parceria com a Associação Vaga Lume, promovendo uma programação cultural.