Se você é uma daquelas pessoas que aproveitam os dias frios para se aconchegar com uma xícara de chocolate quentinho e um livro, essa lista é para você. Já chama a família toda pro sofá, puxa a coberta e vem com a gente!
A seguir, separamos 10 livros para ler no frio com as crianças e aproveitar um momento quentinho e aconchegante em família. Nem todas as histórias têm essa estação do ano como cenário, mas todas trazem elementos que nos lembram dos dias mais frios, como o vento, a neve, ou que acolhem sentimentos difíceis, mas que trazem um quentinho para o coração.
Livros para ler no frio juntinho das crianças
o CATAVENTO
Nossa primeira dica para ler com os pequenos no inverno, é um livro que celebra um elemento muito comum nos dias de frio: o vento. Ao ler essa obra, conseguimos quase senti-lo na pele ou movimentando as folhas e as levando para longe. Quantas vezes na correria do dia a dia esquecemos de parar para respirar fundo e sentir o vento? O catavento, de Heloisa Pires Lima e Josias Marinho, é uma obra que convida seu bebê a explorar o mundo com todos os sentidos! Uma ótima leitura para ler em casa protegidos do vento ou mesmo ao ar livre sentindo toda a potência da natureza.
A sopa está pronta
Nossa próxima dica de livros para ler no frio vai dar água na boca. Aqui todos têm uma opinião sobre um ingrediente especial que vai deixar a sopa deliciosa! O cavalo traz beterrabas, o pato coloca na panela grama verdinha, e até o cachorro contribui com seu osso crocante. Cada novo personagem tem algo para contribuir. Mas será que depois de misturar tudo na panela essa sopa vai ficar gostosa?
A sopa está pronta!, de Susanne Strasser, é um conto acumulativo que vai divertir os pequenos leitores. E depois dessa leitura, apostamos que vocês também vão querer cozinhar uma sopa quentinha por aí.
o LOBO DA LUA
Um uivo viaja pela noite. O vento o carrega até despertar o cão que responde o uivo do lobo. E essa canção noturna chega até a menina na janela. Mas para quem eles uivam?
Nesta obra, que foi um lançamento exclusivo do Clube Quindim, os leitores podem se encantar com a sonoridade das palavras numa narrativa envolvente que lembra uma canção de ninar. O lobo da lua é um livro para ler com os pequenos no aconchego do colo! Experimente vivenciar essa leitura em família, saboreando as palavras e se envolvendo com as lindas ilustrações.
Veja também: 8 livros de poesia infantil que as crianças vão amar
pEQUENINO NA CIDADE
Pequenino na cidade tem como cenário um dia de inverno em algum lugar que não é o nosso país. Vemos as ruas cheias de neve e, apesar do frio, um menino caminha decidido pela cidade, apresentando alguns locais aconchegantes e outros que devem ser evitados. Descubra o que leva o garotinho nessa aventura por um destino que parece tão grande para alguém tão pequeno como ele.
O MENINO, O PAI E A PINHA
Nesta história, pai e filho têm o hábito de colecionar as melhores pinhas, típicas do inverno e de regiões serranas, que eles encontram. Um dia, porém, quando ambos estão cansados, o pai pisa em cima de uma das pinhas e a quebra. Será que isso vai destruir a relação deles também?
Este livro fala de um tema muito importante: o poder da escuta e o valor de admitir os erros e se desculpar. O menino, o pai e a pinha é uma leitura emocionante para ler com os filhos e refletir sobre atitudes e erros que inevitavelmente temos de lidar na paternidade e maternidade.
Direto do Instagram: 8 livros para dias difíceis
bOA NOITE, bO
Como é a rotina do sono em sua casa? A de Bo é assim: ele dá cambalhotas pela casa e está sempre animado imitando diversos animais. Sua mãe, entre uma tarefa e outra, mergulha na imaginação do filho e participa da brincadeira. Assim, vamos acompanhando a forma como ela vai acalmando seu filho, desde a hora do jantar até colocá-lo na cama quentinha e apagar as luzes.
Boa noite, Bo retrata de forma leve e divertida a noite de uma família e é mais uma dica de livros para ler no frio com suas crianças.
A AVÓ QUE SABIA DAS COISAS
Um dia frio combina com um bolo quentinho, não é mesmo? Ainda mais se for aqueles quitutes feitos por nossas avós numa tarde preguiçosa de domingo. Neste livro, os pequenos entram em contato com o imaginário dessa avó tradicional, que se dedica inteiramente à família, e também com a dor que isso envolve muitas vezes.
A avó que sabia das coisas fala sobre as perdas que a personagem sofreu, os filhos que ela não viu crescer, as plantas que o inverno levou. De maneira muito sensível, o livro apresenta essa relação entre a mulher e o mundo que a cerca, entrando em harmonia com ele, com as fases da lua e a passagem das estações.
hISTÓRIAS CANSADAS
Você conhece alguma criança que deseja sempre ouvir mais e mais histórias antes de dormir? E se forem tramas muito, mas muito cansadas? Imitando o formato de um texto teatral, o autor uruguaio Mario Levrero brinca com o momento de contar histórias para os pequenos à noite, a insistência da criança para ouvir sempre mais uma história e o cansaço crescente do adulto.
Quando a primavera chegar
Esta antologia de 17 contos de Marina Colasanti traz o maravilhoso como marca. Ao longo da leitura, vamos conhecer um crisântemo que floresce na palma da mão; um menino que nasce com um olho no meio da testa; e um relojoeiro que fabrica um robô.
Os contos desta grande autora trazem metáforas sobre regeneração, dores e alegrias, sobre aquilo que não sabemos explicar, mas que nos faz humanos. Quando a primavera chegar é uma obra que fala com jovens e adultos. Então que tal se aconchegar no sofá com seus filhos, ler alguns contos juntinhos e depois discutir as histórias em família?
a EXTRAORDINÁRIA JORNADA DE eDWARD tULANE
Nesta última dica de livros para ler no frio, vamos conhecer Edward, um coelho muito amado por sua família, mas cujo sentimento não é totalmente recíproco. Certo dia, a vida do nosso protagonista tem uma reviravolta quando ele se perde e tem de descobrir o caminho de volta para o lar. Ele vai se deparar com o frio, a solidão e a saudade da sua casa quentinha e segura.
Nessa jornada de perdas e encontros, a obra sensível de Kate DiCamillo e Bagram Ibatoulline fala sobre valores, diferentes perspectivas e o caminho de alguém que, por fim, aprende a amar.