Quando um menino encontra uma pinha no chão da escola e a entrega de presente ao pai, os dois começam uma linda coleção. A cada pinha encontrada, a cada presente trocado, a relação se estreita e se fortalece. Não há nada que eles amem mais do que colecionar pinhas juntos. No entanto, como sempre acontece uma vez ou outra com todos nós, um dia o pai não estava bem. Era cansaço, havia trabalhado demais.
O problema é que, justo no mesmo dia, o menino também não estava bem. Estava irritado, era sono demais. E aí, quando o nada bem de um encontrou o nada bem do outro, o pai deu uma ordem ao filho e foi ignorado. Ele ficou muito zangado, pisou com toda força sobre uma das preciosas pinhas da coleção e ela se quebrou. E agora?
Com ilustrações de Ionit Zilberman, a história de Yuri de Francco retrata um pai que reconhece seu erro e pede desculpas, considerando os sentimentos e as emoções de seu filho. Em uma linguagem simples, direta e ao mesmo tempo acolhedora, o escritor nos mostra que o problema não está no erro em si, mas em como decidimos lidar com ele. O que estamos ensinando aos nossos filhos?
Trata-se de uma obra forte e delicada que nos leva a refletir sobre como tratamos nossas crianças e sobre a importância de nos responsabilizarmos pelos nossos atos equivocados e falhas, atentos para que não se repitam. Ou continuaremos varrendo tudo para baixo do tapete, como se nada tivesse acontecido?