Todos nós passamos por momentos em que temos dificuldade de elaborar e colocar para fora sentimentos difíceis. Às vezes não conseguimos expressar o que de fato estamos vivenciando, se é uma tristeza, uma angústia ou uma decepção. Se já é difícil para os adultos, identificar momentos de frustração e raiva, que são emoções tão abstratas, é um desafio maior ainda para as crianças.
Pensando nisso, separamos 7 livros já enviados à Família Quindim que podem ser uma ferramenta de apoio para as famílias conversarem com seus pequenos sobre frustração e raiva, ajudando-os a entender que esses sentimentos percorrem toda a nossa vida. Como sua família lida com esses sentimentos?
dicas de livros para falar sobre frustração e raiva com pré-leitores (0 a 2 anos)
Quero meu chapéu de volta
Nesta primeira dica de livro para conversar com os pequenos sobre frustração e raiva, vamos conhecer um urso que está muito chateado pois alguém roubou seu chapéu. E ele quer muito de volta. O urso decide perguntar a todos os animais que encontra pelo caminho se algum deles viu o seu querido objeto. Todos afirmam que não viram o chapéu vermelho e pontudo do urso. Mas espere… alguém viu, sim. O que será que o urso vai fazer ao descobrir que foi enganado? Venha se surpreender com o fim desta história!
Croco
Croco é um crocodilo que nada como crocodilo, caminha como crocodilo e chora como qualquer crocodilo! Quando ele cai em um buraco profundo, outros animais tentam ajudá-lo, porém, algo que parece tão simples para os outros, não é nada fácil para Croco. Frustrado, ele tenta bater asas como um pássaro, tenta se enrolar num tronco como cobras e até mesmo pular como macacos. Porém, nada funciona. Como será que Croco vai sair dessa enrascada?
dicas de livros para falar sobre frustração e raiva com leitores iniciantes (3 a 5 anos)
Eu fico irada!
Seja na infância ou na vida adulta, também lidamos com momentos em que ficamos irritados, não é? Neste livro, que é umas das nossas principais dicas de livros para falar sobre frustração e raiva com as crianças, vamos conhecer uma menina que às vezes fica brava….quer dizer, brava não, irada!
Ela fica irada quando está cansada, triste ou quando as coisas parecem injustas… Nesses momentos, é difícil para a menina encontrar as palavras certas. Mas ela vai descobrir que pode contar com o apoio de outras pessoas que acolhem seus sentimentos e a ajudam a entender o que está sentindo.
Os reflexos de Henriqueta
Nesta história, vamos conhecer Henriqueta, uma menina que se prepara para ir à escola, mas não está muito animada. Porém, neste mesmo dia, o reflexo de um leão aparece e toma o espaço do reflexo de Henriqueta. Com a nova companhia, Henriqueta deixa a timidez de lado e se diverte muito na escola. Mas, após algumas aventuras ferozes, Henriqueta percebe que não quer ser a imagem de um leão para sempre. Talvez, esse reflexo não seja quem ela é de verdade…
Direto do Instagram: 8 livros infantis para acolher a insegurança
dicas de livros para falar sobre frustração e raiva com leitores autônomos (6 a 8 anos)
a VIDA SECRETA DAS EMOÇÕES
Este livro propõe um exercício interessante: você já imaginou como as emoções vivem? O que a calma, a empatia, a confiança, a ansiedade, a vergonha e até mesmo o medo fazem no seu tempo livre?
Descubra neste livro tudo o que acontece no mundo das emoções! Esta é uma leitura que diverte e acolhe os mais diversos sentimentos que todos carregamos dentro de nós.
a raiva
Para completar nossas dicas de livros para falar sobre frustração e raiva, esta obra não poderia ficar de fora. Em A Raiva, os autores Blandina Franco e José Carlos Lollo brincam com a forma como essa emoção cresce e foge ao nosso controle. Pequenina no início, a raiva começa a se alimentar das coisas mais banais: “um sorriso diferente, uma palavra torta, uma imagem distorcida”, até que esse sentimento toma conta de tudo e explode! E agora, quem vai arrumar essa bagunça?
Veja também: Entenda o que é um quadro de emoções e como ele pode acolher seu filho
dicas de livros para falar sobre frustração e raiva com leitores fluentes (9 a 12 anos)
Todos contra Dante
Dante é um menino que vai estudar numa nova escola. Mas lá ele não é bem recebido. Ao contrário, ele começa a ser alvo de cyberbullying dos colegas de turma. Baseada em acontecimentos reais, os leitores vão se deparar com os comentários maldosos e cruéis que os colegas de Dante publicam em fóruns na internet em posts de blog. Todos contra Dante foi publicado em 2008, mas continua uma obra atual para todos nós refletirmos sobre os impactos dessa violência.