Alguém roubou o chapéu do urso... Muito chateado, e ele sai pela floresta investigando o que pode ter acontecido. A cada animal que encontra, pergunta se o chapéu foi visto e logo se despede, sempre muito educado e agradecido. Num determinado momento, o urso se dá conta de que deve ter passado pelo ladrão e falou com ele! Mas, espere aí… Será que ele foi enganado? Será que contaram uma mentira?
A obra de Jon Klassen é a primeira de uma trilogia que fala sobre as consequências dos nossos atos, a verdade e a mentira, como somos capazes de enganar para escapar de uma situação difícil e, claro, o quanto, ficamos tristes ou zangados quando fazem isso conosco.
De uma maneira leve, engraçada, e cheia de ironias, esse livro também abre uma porta importante no diálogo com as crianças, no que diz respeito à necessidade de avaliar bem uma situação antes de acreditar nas palavras de alguém. Afinal, em quem podemos confiar totalmente?
Nas ilustrações da obra, os olhares quase estáticos e as expressões silenciosamente dissimuladas dos animais vão encantar pequenos e grandes leitores, até que se perceba uma leve mudança, um tremor, o que vai toda gente a passear por essas páginas muitas e muitas vezes.