Ícone do site Revista | Clube Quindim

8 livros para falar sobre crise climática

Livros para falar sobre crise climática. Imagem do livro "Fio de Rio", de Anita Prades

Nos últimos meses, temos acompanhado várias notícias sobre eventos climáticos extremos no mundo todo. No Brasil, os recordes de temperatura, a seca histórica na Amazônia, as enchentes no Rio Grande do Sul são apenas alguns exemplos das consequências do descaso com a natureza. E, segundo os especialistas, infelizmente não serão episódios isolados: a tendência é que a crise climática se agrave.

Vamos precisar aprender a conviver com as mudanças climáticas e sabemos que pode ser difícil encontrar uma forma de abordar esse tema com os pequenos, não é mesmo? Por isso selecionamos 8 livros para falar sobre crise climática com as crianças. Ah! E todos esses títulos já foram enviados pelo Clube Quindim.

Imagem do livro “Fio de rio,” de Anita Prades. Crédito: Clube Quindim

Conheça 8 livros para falar sobre crise climática com as crianças e iniciar essa conversa em sua casa

Autor: Dipacho
Editora: Cai-Cai
Faixa etária: 0 a 12 anos

o MONSTRO PAPAPALMEIRAS

Esta obra recomendada para leitores de todas as idades é nossa primeira dica de livros para falar sobre crise climática com as crianças. Nesta história, vamos conhecer um monstro que invade as florestas e devora todas as palmeiras! Mas há algo que ele gosta mais do que apenas comer as árvores. Ele pode transformar a destruição em dinheiro…

O Monstro Papapalmeiras é um livro que traz muitas camadas de leituras e novos significados que as crianças podem compreender conforme crescem. Uma obra essencial para refletir sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente.

Veja também: Importância da floresta amazônica: ensine seus filhos e conscientize-os sobre a preservação do meio ambiente!

Autor: Cris Eich
Editora: Bamboozinho
Faixa etária: 0 a 2 anos

cADÊ OS BICHOS?

Nesta história, mãe e filha vão passear na floresta e conhecer os animais da fauna brasileira, mas o homem também passou por lá e deixou sua marca… Será que elas irão encontrar os animais pelo caminho? E a floresta estará intacta?

Cadê os bichos? é uma obra que levanta muitas reflexões sobre a interferência humana na natureza. Essa é uma leitura que vai sensibilizar até mesmo os leitores maiores com seu final abrupto e real.

Direto do Instagram: Por que a flora e a fauna brasileiras devem estar presentes no livro infantil?

Escritor: Ricardo Phillipsen
Ilustradora: Ana Matsusaki
Editora: Saíra Editorial
Faixa etária: 3 a 8 anos

o PERIGO DA SEMENTE

Essa história começa com uma horta pequenina. Uma semente aqui, outra ali. A natureza toma conta. De repente, nascem legumes que você não se lembrava de ter plantado. Flores lindas desabrocham onde você menos esperava. Como tudo na natureza, não podemos decidir milimetricamente onde as novas sementes vão cair ou quantas cabeças de alface vão nascer dali.

Em O perigo da semente, o personagem começa a assistir sua pequena horta de quintal tomar uma proporção inesperada e, no final, um gesto de gentileza se transforma em algo fora do controle.

Escritor: Guilherme Gontijo Flores
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: FTD
Faixa etária: 3 a 8 anos

a MANCHA

A próximo obra das nossas recomendações de livros para falar sobre crise climática traz como tema a poluição causada pelo derramamento de petróleo nos mares. Na figura de uma mancha escura que cresce e avança, este livro faz seus leitores refletirem sobre os impactos ecológicos de um desastre que se tornou frequente. Quando o óleo é derramado nos mares, é muito difícil impedir seu avanço e essa poluição pode atingir centenas de cidades e impactar a vida de milhares de seres vivos.

Escritor: Leo Cunha
Ilustrador: André Neves
Editora: Pulo do Gato
Faixa etária: 6 a 12 anos

uM DIA, UM RIO

Este livro dialoga com o desastre ambiental que abalou a Bacia do Rio Doce, em 2015. O narrador dessa história é o Rio, na figura de um menino de pernas finas e gorro azul. Sua dança colore os mapas, seu canto refresca as matas e suas veias irrigam as florestas. Um dia, o menino rio se depara com uma máquina que cospe água marrom. Como ele poderá se reerguer em vista de tanta destruição?

Um dia, um rio é um poema dedicado ao Rio Doce e a todas as vítimas dessa tragédia ambiental.

Autora: Anita Prades
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 3 a 8 anos

fIO DE RIO

Em um período de seca, uma criança encontra um pequeno fio de água escondido sob o asfalto. Um pequeno fio de rio… E essa descoberta leva a personagem por uma viagem pela natureza que ela imagina ter existido em sua cidade! Você já parou para pensar em quantos rios estão escondidos entre construções, pedras e asfalto na cidade onde vivemos? Fio de rio é uma obra que nos convida a refletir sobre a forma como as cidades são construídas, desviando rios, desmatando vegetações e matas ciliares, tudo para abrir espaço para imensas construções.

Veja também: Sobre crianças e rios: como o incentivo dos pais muda a relação dos pequenos com a natureza

Escritor: Estevão Azevedo
Ilustrador: Rômolo D’Hipolito
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 6 a 12 anos

o DIA EM QUE MEU PRÉDIO DEU NO PÉ

O que aconteceria se todas as construções da cidade decidissem simplesmente ir embora? Será que assim nós seríamos capazes de redescobrir e reinventar nosso país? Um país com hábitos mais sustentáveis e em contato com a natureza?

O dia em que meu prédio deu no pé imagina um momento em que todos os prédios do Brasil desistem do país e começam a ir embora. Há muitas possibilidades de leitura nesta obra e referências a incêndios e queimadas, problemas da gentrificação, ao mesmo tempo em que fala sobre a importância da preservação de recursos naturais.

Escritora: Stela Barbieri
Ilustrador: Fernando Vilela
Editora: FTD
Faixa etária: 9 a 12 anos

cOMO MUDAR O MUNDO?

E para finalizar as dicas do Quindim de livros para falar sobre crise climática, esta última obra apresenta contos inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU, no ano 2000, e que ainda hoje são desafios para toda a humanidade. Um desses objetivos é justamente que todos trabalhem juntos pelo desenvolvimento. Ou seja, considera-se que um futuro melhor só é possível quando todos estão juntos para pensar nele.

Como mudar o mundo? de Stela Barbieri e Fernando Vilela é uma história sobre como pequenos gestos podem repercutir em transformações significativas.

Sair da versão mobile