De início, a horta era pequena, mas tudo mudou quando o narrador desta história deixou as plantas completarem seu ciclo de vida. Assim, ele pôde acompanhar o desabrochar de flores desconhecidas. Também colheu e semeou as primeiras sementes, mas havia aquelas que simplesmente caíam e espalharam-se pela terra. Logo as hortaliças foram crescendo desordenadamente, a produção aumentou de proporção até que o controle foi perdido. O cuidador da horta começou, então, a doar a comida excedente aos vizinhos, que, sem entender o propósito de se livrar das sobras, entraram em um ciclo de retribuição e gentileza.
A ironia na narração confere comicidade à história e um certo ar de mau humor à personagem. A partir de suas doações, foi recebendo presentes em troca, não precisando comprar mais nada e não passando mais o tempo livre em frente a uma tela.
As imagens de Ana Matsusaki para o livro foram selecionadas para fazer parte da exposição de ilustrações da Bologna Children's Book Fair (2022). Nelas, a artista utilizou em conjunto as técnicas de colagem e pintura. A obra é um lançamento exclusivo do Clube Quindim em parceria com a Saíra Editorial.