Dia 26 de julho é Dia dos avós, sabia? Para comemorar essa data especial, o Clube de Leitura Quindim separou uma lista de livros infantis com vovós e vovôs que vão encantar toda a família ao falar dessa relação tão única e maravilhosa.
A seguir, separamos uma lista especial, com cheiro de bolo quente de vó para ler aconchegada no colinho…
Confira 8 dicas de livros infantis com avós
1. O pai da mamãe
Será que o seu pequeno sabe que os avós dele são os pais da mamãe e do papai? Bem, a menina desse livro ainda não sabe. E ainda acha o pai da mamãe muito diferente do seu avô. A mãe conta que o pai era um homem que trabalhava muito e não tinha tempo para diversão. Mas seu avô é o oposto disso: superdivertido, com tempo para acompanhar a pequena à praia e brincar com ela. Imagina a surpresa dela ao descobrir que o seu avô é o pai das histórias que a mamãe conta! O pai da mamãe é uma obra que ao mesmo tempo nos diverte e nos emociona ao mostrar o carinho desse avô por sua neta.
2. Brisa na janela
Quando a gente fala “organizar as ideias”, em geral associamos essa atividade à palavra. Há porém outros modos de pensar. Pensar – e se comunicar – através da imagem é como Brisa, personagem deste livro ilustrado, organiza suas ideias. E, quando a pequena Brisa se depara com o desafio de desenhar algo abstrato e sem forma como o vento, é a sua avó que a ajuda nesse processo artístico. A relação entre neta e avó é permeada pelo afeto que se reflete em como Brisa se sente à vontade para soltar a imaginação na casa da senhorinha que a apoia em todas as suas empreitadas artísticas. Será que Brisa vai descobrir como se desenha o vento?
Direto do Instagram: 8 livros para falar sobre família e afeto
3. O meu avô
Aqui, vamos conhecer dois personagens cujos caminhos se cruzam diariamente, mas têm rotinas muito diferentes. Um é o Dr. Sebastião que está sempre correndo, olhando o relógio e concentrado no trabalho ou na próxima tarefa. O outro é o avô do protagonista que aproveita seu tempo com qualidade e calma dando valor às pequena coisas. A obra O meu avô levanta um reflexão muito importante, afinal, nesta era da produtividade, atividades que não tenham a finalidade de “produzir” algo, de atingir uma meta, podem nos parecer perda de tempo.
4. As linhas no rosto de Nana
É o dia do aniversário de Nana e sua neta a observa atentamente até que pergunta à avó o que ela guarda nas linhas de seu rosto. Será que cada uma delas tem uma história para contar? Com esse questionamento, Nana se recorda do dia em que resolveu um grande mistério e também da primeira vez em que disse adeus. As linhas no rosto de Nana é uma dica especial de livros infantis com avós no qual o leitor é convidado a mergulhar nas lindas memórias que nossos rostos guardam.
5. Madalena
Neste livro, conhecemos Madalena e sua neta. Juntas, elas passam os dias observando o mundo. Uma história de memórias, hábitos e tradições que ficam impressas na gente. Madalena é um dos livros infantis com avós que mais emociona ao nos mostrar, através da ilustração, como avó e neta vão deixando suas marcas uma na outra e como essa relação de afeto se estende através de memórias que carregaremos a vida inteira.
6. Bisa Bia, Bisa Bel
Um dos livros da Ana Maria Machado que se tornou um clássico da literatura infantil. Aqui, temos a mistura de fantasia com realidade, pois a menina Isabel vivencia diálogos imaginários com sua bisa Bia e sua neta Bel e dessa forma acaba descobrindo um pouco mais de si mesma. Durante a convivência dessas três gerações de mulheres, percebemos as mudanças que ocorreram dos tempos da bisa Bia e as que acontecerão no tempo na neta Bel. Uma obra incrível para refletir sobre família e mudanças geracionais, além de nos encantar com a bisa Bia e a própria Isabel que assume a função de bisa Bel com a sua neta.
Veja também: Menina bonita do laço de fita e outros livros da Ana Maria Machado que você precisa conhecer
7. As bruxas
Esse é outro dos livros infantis com avós que também é um clássico. Neste livro de Roald Dahl, o protagonista perde os pais e passa a morar com a avó muito peculiar. Peculiar porque a velhinha é uma caçadora de bruxas. O pequeno não acredita muito nisso no começo, mas, conforme o tempo passa, ele descobre que era tudo verdade. E o pior: as bruxas resolveram fazer sua convenção anual justo no hotel em que ele está passando as férias. Acompanhe nesta obra as aventuras de avó e neto em sua jornada para derrotar de uma vez por todas as bruxas da Grã-Bretanha.
8. Os olhos cegos dos cavalos loucos
Um dia, as bolinhas de gude do vovô José Maria desaparecem e ele entra em profunda depressão. O neto não sabe, mas as bolinhas de vidro coloridas guardadas com cuidado em uma caixinha vermelha carregavam um significa importante para o avô. Elas eram o que restou de um sonho de sua juventude. Os olhos cegos dos cavalos loucos é uma história-confissão emocionante sobre família, culpa e arrependimento.