Separamos aqui uma lista de livrarias especializadas em edições infantis e juvenis. Conhece alguma que não está aqui? Compartilhe nos comentários!

As livrarias, além da venda de exemplares físicos, também são espaços de programação cultural e costumam atrair quem deseja acompanhar as novidades literárias e relaxar em meio às histórias impressas. As lojas especializadas em livros infantis são tudo isso e ainda costumam ser ambientes atrativos para os pequenos terem contato com esse universo lúdico e literário, o que também não deixa de ser feito em escolas e bibliotecas.

Separamos aqui uma lista, divididas por estados, de livrarias infantis brasileiras especializadas na comercialização apenas desse tipo de literatura. Alguns desses empreendimentos são livrarias de rua, resistindo há décadas e enfrentando períodos bastante desafiadores, como a pandemia de Covid-19. Caso você conheça alguma livraria que não está na lista, deixe nos comentários.

Vem com a gente!

Livrarias em São Paulo

Pé de Livro – São Paulo

Livraria infantil Pé de Livro

Desde agosto de 2021, a livraria, localizada na Pompeia, traz uma grande curadoria de livros para as crianças como forma de resistência e afeto. A livraria é dividida em seções criativas, como “para ler junto”, “monstruosos” e “nojentos e assustadores”. Também investe em obras que promovam discussões sobre diversidade.

Instagram: @pedelivro.livrariainfantil

Casa de Livros – São Paulo

Desde 1986, o espaço é especializado em literatura infantil e juvenil e seu universo lúdico. O objetivo é guiar as pessoas no caminho da literatura e da linguagem. Fica na Chácara Santo Antônio e funciona das 10h às 18h, de segunda a sábado.

Instagram: @casadelivros_livraria

Veja também: Clube de leitura infantil vale a pena?

Livraria NoveSete – São Paulo

Livraria infantil Novesete

A livraria é voltada para guiar como manusear e aproveitar ótimos livros infantis e juvenis. Tem pufes para leitura e também abriga um café e um quintal. Está localizada na Vila Mariana, Zona Sul da cidade, e funciona de segunda a sábado, das 12h às 16h.

Instagram: @livrarianovesete

Veja também: Livros infantis engraçados para ler com as crianças

Livraria PanaPaná – São Paulo

Livraria infantil em São Paulo. PanaPaná

Também voltada para o público infantojuvenil, a livraria, que possui uma agenda cultural de eventos, busca criar um ambiente de bem-estar e educação para os clientes através dos livros. O nome PanaPaná designa o coletivo de borboletas, originária do tupi. Está localizada na Vila Clementino.

Instagram: @panapana_livraria_infantil

Movimento Literário – São Paulo

A Movimento Literário oferece cursos, formações, assessoria literária e comercializa livros infantis e juvenis de forma online, tudo com curadoria da pedagoga Ana Paula Leme. É possível também visitar a livraria, que fica na Avenida Presidente Altino, sob agendamento.

Instagram: @movimentoliterario_

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

Livraria Miúda – São Paulo

Livraria infantil Miúda

É uma livraria de rua, na região da Pompeia, conduzida por duas sócias. Também é um espaço de café, lugar de encontros entre crianças e adultos, e propõe espaços de discussão sobre a literatura para a infância.

Instagram: @livrariamiuda

Veja também: Como escolher os melhores livros para crianças

Companhia Ilimitada – São Paulo

Antes editora, a Companhia Ilimitada tornou-se livraria em 1987 e aposta em um trabalho feito principalmente em feiras de livros e escolas da zona norte da cidade, onde está localizada. A livraria possui um catálogo de diferentes editoras e atende a todo o público infantojuvenil, de bebês a adolescentes.

Instagram: @livrariacompanhiailimitada

Livrarias no Rio de Janeiro

Malasartes – Rio de Janeiro

Livraria infantil Malasartes no Rio de Janeiro

A livraria infantil e juvenil Malasartes foi fundada em 1979 e está localizada no Shopping da Gávea, na capital fluminense. O local desperta a paixão pela leitura há gerações e conta um espaço especial para leitura dos pequenos. Possui serviço de entrega para o Rio de Janeiro e Niterói.

Instagram: @livraria_malasartes

Biblioteca Amarela – Petrópolis

A Biblioteca Amarela nasceu como um clube de empréstimos quando a proprietária Anna Luíza Guimarães mudou-se para a região serrana do Rio. Depois da pandemia, o serviço de empréstimos acabou, mas a livraria (e o sebo) agora se situa em um jardim, na região do Vale do Cuiabá, no alto da montanha. Para visitar, é preciso realizar agendamento prévio. A livraria também realiza envios para todo o Brasil.

Instagram: @biblioteca_amarela

Veja também: 8 livros sobre livros que você precisa conhecer

Livraria Bicho que Lê – Rio de Janeiro

Livraria Bicho que lê no Rio de Janeiro

Livraria voltada ao público infantil e juvenil, no bairro da Tijuca, a Bicho que Lê foi criada por uma mãe em busca de literatura infantil de qualidade. O espaço também realiza eventos gratuitos, contação de histórias, lançamento de livros e possui uma loja virtual.

Instagram: @livrariabichoquele

Pequeno Benjamin – Rio de Janeiro

Inaugurada em outubro, a Pequeno Benjamin nasceu dentro da Livraria e Sebo Lima Barreto e está localizada no bairro de Ipanema. Um espaço que conta com eventos, lançamentos e espaço para leitura dos pequenos, com o objetivo de incentivar a leitura entre os pequenos.

Instagram: @pequenobenjamimlivraria

Livrarias em Minas Gerais

Livraria Colorê – Belo Horizonte

Livraria Bicho que lê no Rio de Janeiro

A Colorê é uma livraria no bairro Anchieta, em Belo Horizonte, que atrai pais e crianças para o universo da leitura. A maioria dos livros são para a primeira infância, mas também possui edições para crianças maiores e pré-adolescentes.

Instagram: @colore_livraria_infantil

Livraria Arco-Íris – Juiz de Fora

Há 27 anos, a livraria Arco-Íris existe em Juiz de Fora, Minas Gerais, para encantar as crianças e famílias com boas leituras. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h  e aos sábados, das 9h às 13h.

@arcoiris.livraria

Veja também: 8 histórias de animais que as crianças precisam conhecer

Livrarias no Distrito Federal

Story Time – Brasília

Livraria Story Time de livros infantis

A livraria, ou livroteca, infantil e bilíngue tem uma seleção especial de livros infantis, num espaço organizado para melhor experiência. Conta ainda com oficinas, lançamento de livros e apoio a autores. Também atende pedidos de livros por delivery. A livraria fica na região de Águas Claras.

@livrotecastorytime

Livrarias no Paraná

Maravilha Livros – Curitiba

Localizada no bairro Rebouças, a Maravilha Livros começou sua história em 1978, com a distribuição de livros e, mais tarde, expandiu o negócio para o varejo.

@maravilhalivros

Livrarias no Amazonas

Livraria Concorde – Manaus

A rede atua na venda de materiais escolares, mas também está focada na comercialização de livros infantis. Possui várias lojas na cidade de Manaus.

@livrariaconcorde

Assine clube de leitura quindim