8 dicas para ler com uma criança: torne esse momento inesquecível

Sentar confortavelmente no chão, deitar no sofá ou na cama, ao lado da criança e então pegar um livro e começar a contar uma história interessante. Certamente, esse momento de ler com uma criança é muito especial e fica para sempre na lembrança tanto do adulto quanto do pequeno. Afinal, quem não se lembra com carinho de quando a mãe ou a avó contavam uma história na infância, com todos os detalhes e traços característicos dessa pessoa?

As vozes que o adulto faz, os sons, a empolgação na hora da leitura e o encantamento no olhar do adulto tornam a leitura ainda mais especial. Isso demanda, porém, que o leitor realmente se entregue à leitura, enquanto busca explorar os recursos do livro.

E, afinal, o que podemos fazer para tornar essa leitura memorável? Para os adultos que têm dificuldades em desenrolar esse processo, separamos 8 dicas para incrementar o momento da leitura.

1. Prepare-se antes de ler com uma criança

Ao ler com uma criança, permita que ela participe da escolha do título. Ela ficará mais motivada se o livro eleito for de seu gosto ou tiver uma temática que a atraia. Vale ler o livro antes de contar ou pelo menos dar uma folheada, para que você já possa pensar os elementos que podem ser explorados e se preparar para eventuais debates que o livro possa gerar.

2. Leia a contra-capa e outros materiais de apoio

Se tiver tempo, pesquisar sobre o livro pode ajudar a explorar melhor a história. No caso dos assinantes do Clube Quindim, o Mapa de Leitura que acompanha a obra sempre introduz a temática, traz elementos importantes para entendê-la melhor e fornece dicas para o momento de leitura e reflexão.

3. Invista na atmosfera ao ler com uma criança

Um ambiente tranquilo, silencioso, sem aparelhos eletrônicos ligados ou outros elementos que possam distrair a atenção da criança é essencial para um bom momento de leitura. Não descuide desse importante aspecto.

4. Liberte-se da timidez e entre na brincadeira

Liberte-se da timidez e entre na brincadeira, modulando a sua voz para transmitir as características de cada um dos elementos da trama. A atriz e contadora de histórias Flávia Scherner, do canal Fafá Conta, dá uma dica bem interessante: para personagens tagarelas, por exemplo, vale falar mais rápido e fino, para passar a impressão de que falam muito. Além disso, vale ainda engrossar a voz e falar mais devagar no caso de um personagem mais cansado ou com muita autoridade.

5. Entregue-se aos sons do livro

Sons de animais, sons do vento, de algo caindo no chão ou das folhas no outono. Imite o som que o texto do livro traz, sem medo das onomatopeias! Por exemplo, a obra Uma aranha muito ocupada, que integra a seleção do Clube Quindim de dezembro, oferece muitas possibilidades nesse sentido, já que mostra o encontro de uma série de animais com a ocupada aranha.

6. Empregue o silêncio e as pausas

Em momentos de mistério, tensão, terror e tristeza, falar mais devagar e respeitar as pausas ajudam a transmitir as sensações desenhadas na trama do livro. Além disso, trabalhar bem as pausas e os silêncios transmitirá o ritmo de leitura que os autores buscaram criar.

7. Explore as imagens do livro

Como já destacamos por aqui, as ilustrações e imagens de um livro são essenciais para a leitura, podendo complementar a história, apresentar um elemento que não está no texto e até contradizer o que se lê. Então, jamais leia um livro sem que ele esteja virado para os pequenos. E instigue a criança a explorar a imagem. Talvez ela descubra muitos elementos que você mesmo não viu.

8. Converse após ler com uma criança

O que essa história diz sobre o momento de vida de vocês? E sobre seus valores? Ela poderia ter um final diferente? Propor uma reflexão sobre a obra, ao final, também é uma forma de explorar e enriquecer a leitura.

Artigos relacionados

2 thoughts on “8 dicas para ler com uma criança: torne esse momento inesquecível”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *