Ícone do site Revista | Clube Quindim

8 histórias de animais que as crianças precisam conhecer

Histórias de animais para crianças

Desde pequenas as crianças costumam adorar os animais. Seja por amarem imitar os seus sons ou por gostarem de conhecer novas espécies a cada dia. Sabendo dessa paixão, o Clube de Leitura Quindim fez uma lista com 8 histórias de animais que os pequenos vão amar. Então não perca tempo e confira a lista abaixo e lembre-se de se soltar na hora da leitura. Imite os sons dos animais e veja como seu filho vai amar esse momento de leitura compartilhada.

Histórias de animais para pré-leitores (0 a 2 anos)

Autor: Gilles Eduar
Editora:
Jujuba

Tralalá tem trem

Lá vem os noivos! Na primeira das nossas histórias de animais, acompanhamos a viagem para o casamento dos hipopótamos. O trem carrega os noivos para essa celebração e, com cores vibrantes, este livro sanfonado vai se desdobrando e nos revelando, vagão a vagão, os bichos convidados. O livro traz um repertório vasto de animais e, a cada página, vemos o número de animais aumentando um a um. Tralalá tem trem é ótima obra para introduzir o nome de alguns animais e até explorar os numerais através das ilustrações que vão somando o número de bichos. 

Autora: Susanne Straber
Editora: Companhia das Letrinhas

Baleia na banheira

Uma baleia quer tomar o seu banho sossegada. Mas é constantemente interrompida. O urso polar, a tartaruga, o castor… todos interrompem o mamífero gigante em busca de um espacinho na sua banheira. Será que ela vai ter um momento de paz e sossego em seu banho ou tudo vai virar uma grande confusão? Baleia na banheira é uma história para pequenos que amam animais e transformam a hora do banho em um momento de grande diversão!

Veja também: Criança que não toma banho: e agora?

Histórias de animais para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Autor: Jean-Claude Alphen
Editora:
 Brinque-Book

Girafas

Quem não tem uma lembrança da infância sobre algo que o pai ou a mãe costumava fazer sempre? Bem, neste livro, o pai da personagem principal tem o costume de desenhar girafas. E a criança adora esses desenhos. É uma girafa mais legal e colorida que a outra.

E, além desses animais super divertidos, esse livro também funciona como um numerário, que apresenta os números aos pequenos. Mas não se engane, o livro Girafas não se restringe apenas aos números, ele traz também qualidade literária em sua história e a potência do afeto entre pai e filho. Além de ilustrações incríveis que vão divertir os pequenos e os adultos.

Autora: Marta Attés
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book

Não!

O próximo da nossa lista de histórias de animais é esta obra superdivertida sobre um cachorrinho muito levado. Ele come a comida dos donos para checar se está boa para ser ingerida, ele cava vários buracos no jardim para procurar tesouros e até mesmo se enrola numa poça de lama para ficar bem bonito para os donos. Ao fazer todas essas artes achando que está ajudando, o cachorro sempre acaba ouvindo um sonoro “não!” de seus donos. Tanto que depois de um tempo ele passa achar que “não” é o seu nome.

Será que esse cachorro vai descobrir que esse não é o seu nome e passar a se comportar? Para descobrir, você vai ter que ler esse livro muito engraçado que vai arrancar boas risadas de você e dos pequenos.

Histórias de animais para leitores autônomos (6 a 8 anos)

Autor: Laurent Cardon
Editora: WMF Martins Fontes

Juntos e misturados

Essa é uma das histórias de animais que une a diversão a uma reflexão. Um belo dia, o galo branco some do galinheiro e, sem saber se foi a raposa que o comeu ou um inimigo que o pegou, as galinhas brancas, pretas e vermelhas precisam se reunir para marchar em busca de um dos seus. Mas como essa organização será feita? Quem será o eleito ou a eleita para comandar essa tropa? Com uma discussão divertida mas cheia de significado, Juntos e misturados é um ótimo livro sobre política para ler com os pequenos. 

Escritora: Isabel Minhós Martins
Ilustradora: Madalena Matoso
Editora: SESI-SP

Meu vizinho é um cão

Uma família vive tranquila em seu apartamento até que um cachorro se muda para seu prédio. E depois chegam os elefantes, o jacaré… Os pais da nossa protagonista não gostam muito dos novos vizinhos tão diferentes. Mas será que eles são tão ruins assim? Meu vizinho é um cão nos faz refletir sobre a importância de compreender e respeitar as diferenças. Afinal, como animais tão diferentes vão conviver no mesmo ambiente? Para descobrir isso, você vai ter que ler esse livro lindo e divertido com um final pra lá de surpreendente.

Veja também: 10 livros sobre política para apresentar aos pequenos

Histórias de animais para leitores fluentes (9 a 12 anos)

Escritor: Jorge Miguel Marinho
Ilustrador: Rafael Antón
Editora:
Biruta

Fábulas ao contrário

Jorge Miguel Marinho, autor de clássicos da literatura infantil, traz a releitura de três fábulas nesta obra. Por ser a fábula um modelo tão presente na formação dos leitores, especialmente nas salas de aula, é muito comum procurarmos algum tipo de “moral da história” em quase tudo o que lemos. Mas toda obra literária de qualidade está aberta para mais de uma interpretação, pode ter mais de uma “moral”, por assim dizer, e é talvez essa a motivação do escritor Jorge Miguel Marinho ao escrever essas fábulas ao contrário.

Em Fábulas ao contrário, o autor traz um novo olhar para histórias que, como diz ele, estavam muito cansadas “de ser a mesma história todos os dias”. Você consegue pensar em outras “morais da história” além das que o autor propôs? 

Autor: Shel Silverstein
Tradutor: 
Antonio Guimarães
Editora: 
Companhia das Letrinhas

Leocádio, o leão que mandava bala

A última obra da nossa lista de histórias de animais vai contar a história de Leocádio, um leão que vivia na natureza até conhecer um caçador e ter contato com o mundo dos humanos. Interessado nesse novo universo, ele vai para a cidade e acaba se dando bem nele. É então que o leitor passa a acompanhar as aventuras de Leocádio como um famoso leão de circo e um membro da elite da cidade. Será que esse leão vai perder seus instintos selvagens e se adaptar cem por cento ao mundo dos humanos ou vai retornar às suas origens? 

Sair da versão mobile