<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Fábulas ao contrário
Imagem 1 da capa do livro Fábulas ao contrário
Ampliar imagem 1 da capa do livro Fábulas ao contrário
Ampliar imagem 2 da capa do livro Fábulas ao contrário
Ampliar imagem 3 da capa do livro Fábulas ao contrário
Ampliar imagem 4 da capa do livro Fábulas ao contrário
Ampliar imagem 5 da capa do livro Fábulas ao contrário

FÁBULAS AO CONTRÁRIO

Texto: Jorge Miguel Marinho

Ilustração: Rafael Antón

Editora: Biruta
O que aconteceria se o touro desejasse ser do tamanho de uma rã, a tartaruga não tivesse rusgas com a lebre ou a formiga decidisse ela mesma cantar para alegrar seu dia?

FÁBULAS AO CONTRÁRIO
SINOPSE

Desde o título, já se adivinha a intenção do escritor ao recontar antigas fábulas a seu próprio modo e assim rever alguns dos mais bem conhecidos personagens em novas situações. Não só a rã inveja o touro e deseja ser do seu tamanho, inflando ar, inflando e aumentando, inflando até estourar, como o touro agora também pretende ser um estouro... e desaparecer da paisagem por onde pastava! E tem aquela história da lebre que dormiu no ponto, depois de contar vantagem que facilmente venceria a tartaruga numa corrida: aqui, no entanto, será a tartaruga cheia de sonho e gabarolice quem atazana a lebre com uma artimanha de arrancar fogo e estrelinhas do chão. Quer apostar? E finalmente será revista a sanha da cigarra e da formiga, vizinhas, amigas e, enquanto uma canta, a outra trabalha com o coração em paz ouvindo as canções pelo ar... Pelo menos este o começo da nova-velha história até a formiga, cheinha de graça e satisfação, resolver também cantar e — estará feita a confusão!

Cada fábula é assim apropriada por Jorge Miguel Marinho propondo ampliações de modo que as velhas fábulas ganham corpo de conto. São histórias de animais para os dias de hoje, com uma expressão moral que não discorda do passado, mas amplia o saber tradicional.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 9+
Ano: 2019
País: Brasil
ISBN: 9788578482565
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 23 cm x 30 cm
Peso: 235 g
Páginas: 36

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural, Argumentação

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir

GÊNEROS

Fábula e história de animais, Reconto

ASSUNTOS

Empatia, Resolução de conflito, Trabalho, Aposta, Animais, Aceitação, Aparência, Comparações, Disputa, Coletividade, Tontos e sabichões, Vaidade, Soberba

Foto do autor Jorge Miguel Marinho
Jorge Miguel Marinho nasceu no Rio de Janeiro, vindo morar em São Paulo, cidade onde iniciou sua carreira literária. Cursou Letras e fez Mestrado em Literatura&nbsp;pela Universidade de São Paulo, ministrando oficinas, além de ter atuado como professor do Instituto Vera Cruz no curso superior de formação de escritores. Ao longo dos anos, colecionou uma série de prêmios como FNLIJ, APCA, Jabuti, HQ Mix, destacando, entre suas obras Te dou a lua amanhã (1997) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005).
leia mais...

Foto do autor Rafael Antón
Rafael Antón é um artista autodidata que nasceu em Vigo, na Espanha. Além de sua cidade natal, já morou também em Madri, Munique e atualmente reside em São Paulo. O artista escreve e ilustra livros infantis, trabalha com produtoras de cinema e de animação, cria e desenha personagens, produz storyboards e cenários diversos.Traz em suas criações referências importantes, como a literatura de Gabriel García Marquez e as animações do cineasta Tim Burton, além de Luis Buñuel. Sua estreia na literatura infantil se deu em 2011. De lá para cá já são mais de dez títulos publicados, reconhecidos e premiados, incluindo obras autorais.
leia mais...