Os benefícios do futebol na infância vão muito além da diversão na escola

Vivemos no país do futebol, e a tradição é tão forte que vemos o Brasil inteiro parar para acompanhar os jogos da seleção na Copa do Mundo. Por isso, não é de se espantar que o futebol infantil seja uma atividade tão comum.

Aos domingos também há uma cena típica em família: após o almoço, quase sempre alguém vai para a frente da TV assistir a algum jogo.

Seja por brincadeira no quintal de casa ou até mesmo com amigos da escola, jogar futebol faz parte da infância da maioria das crianças. O esporte chega a ser uma arte, além de educar e ter muitos benefícios para o crescimento saudável dos pequenos.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, toda criança tem direito a brincar, praticar esportes e se divertir. E o futebol infantil compreende todos esses aspectos.

Além disso, existem muitos benefícios que envolvem o futebol infantil. Venha conferir alguns deles e veja a importância de incentivar que os pequenos pratiquem esportes!


Banner Clube de Leitura Quindim


Ajuda na socialização infantil

Futebol infantil ajuda na socialização das crianças. Três meninos de camisa vermelha se abraçando felizes enquanto o do meio segura uma bola

Muitas crianças sofrem bastante com a timidez. Nem sempre é fácil superar esse bloqueio e os pequenos se sentem deslocados. No entanto, os esportes em equipe são boas saídas para que eles comecem a transpor a timidez.

No caso do futebol, a garotada costuma ter a mesma faixa etária, o que facilita bastante a socialização. A convivência é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois os pequenos entram em contato com crianças diferentes, com outras vivências e culturas diferentes.

Além disso, a socialização na escola e jogos de futebol ajudam a criar amizades que podem durar a vida inteira. Com tantas crianças da mesma idade reunidas, o esporte é uma ótima alternativa para se enturmar e fortalecer habilidades sociais.

Veja também: Quais são os benefícios da natação infantil para as crianças?

Desenvolve o sistema motor

Futebol infantil. Menina de azul segurando bola acima da cabeça enquanto sorri

No futebol, a criança corre, pula, chuta e mexe todo o corpo. Assim como outras atividades físicas, o futebol é importante para o desenvolvimento motor.

As aulas de futebol desenvolvem a coordenação motora global, melhoram a noção espaço-temporal, o equilíbrio e até o ritmo e o raciocínio, uma vez que os jogadores precisam tomar decisões rápidas em alguns momentos.

A todo momento, o cérebro dos pequenos trabalha com os músculos. Dessa maneira, podemos dizer que o esporte mexe com o sistema completo, pois no futebol os movimentos realizados são considerados técnicos-táticos. Ou seja, estimulam a capacidade motora global, em que é preciso pensar em estratégias com rapidez e também fazer movimentos com velocidade.

Porém, os benefícios não ficam só dentro do campo. As atividades do dia a dia também podem se tornar mais fáceis, já que as crianças conseguem fazê-las com mais destreza. Assim, quanto mais praticam, mais os movimentos são aprimorados.

Veja também: Cantina escolar e a importância da alimentação saudável para as crianças

Desenvolve o senso de trabalho em equipe

Futebol infantil. Meninas com roupas de futebol segurando bola e comemorando

Existem muitos esportes em que a pessoa precisa única e exclusivamente dos próprios esforços para vencer, mas o futebol não é um deles.

Dentro de campo, se o esforço não for conjunto, não há vitória. Nesse sentido, o futebol ensina uma lição valiosa: é preciso trabalhar em equipe. Todos devem estar na mesma sinergia para que o time possa vencer, portanto a cooperação e a organização são fatores essenciais.

O trabalho em equipe é um dos principais motivos que tornam o futebol tão grandioso. Essa habilidade coletiva reforça que é necessário ter empatia e trabalhar em conjunto para vencer. Portanto, fora de campo as crianças também aprendem que a convivência social é importante, sobretudo para alcançar um objetivo em comum.


Assine o Clube de Leitura Quindim


Melhora o entendimento sobre regras

Cartão amarelo, cartão vermelho… essas são algumas “punições” para quando o jogador faz algo que não deveria ter feito. Assim como em outros aspectos da vida, o que a criança faz dentro de campo gera consequências. Dessa maneira, o jogo pode ensinar a importância de entender as regras e segui-las.

Todo esporte precisa ter regras bem claras e todos os atletas precisam entender cada uma delas. O regulamento existe para ser seguido, e não seria diferente no futebol infantil. Desde medidas mais simples como não poder pegar a bola com as mãos até lições mais complexas (como regras de impedimento) mostram que não se pode fazer tudo.

Nesse sentido, o futebol dá muitas lições sobre a disciplina e a importância de seguir as regras para manter-se no jogo — por outro lado, os ensinamentos têm reflexos na vida das crianças fora de campo.

Veja também: Conheça 12 jogos de tabuleiro para se divertir com as crianças

Estimula o raciocínio lógico e a tomada de decisões

Futebol infantil e a copa do mundo. Criança com a mão na cabeça pensando

Ali dentro de campo, com a bola nos pés e a pressão de todos os lados, a criança precisa ter um pensamento ágil para tomar a decisão que favoreça a jogada e o time. Esse é um exemplo no futebol, mas o raciocínio lógico estimulado na prática da atividade também reflete em ações no dia a dia da criança.

O futebol é um grande laboratório de experimentação para a vida cotidiana. Dessa forma, o repertório da criança vai crescendo e o desenvolvimento melhora conforme o avanço dos processos. É natural utilizarmos a inteligência para melhorar a nossa tomada de decisão, uma vez que esse treinamento ajuda a escolher de forma mais assertiva e melhora o processamento de informações.

No meio de uma partida não há tempo para parar e pensar na melhor escolha. Por isso, o raciocínio lógico é estimulado e a criança aumenta seu foco e concentração. Assim, o cérebro fica mais ativo, a memória melhora e a capacidade de assimilar informações também.

Veja também: Relembre jogos e brincadeiras antigas para ensinar às crianças

Prepara os pequenos para lidar com as suas emoções

A frustração é uma das emoções mais difíceis de lidar, sobretudo para os pequenos. Porém, a vida é cheia de surpresas, tanto boas quanto ruins, e aprender a lidar com essas questões é fundamental.

A inteligência emocional é algo complexo e que não aprendemos do dia para a noite. Nesse contexto, o futebol é uma alternativa para que as crianças comecem a lidar com as suas emoções desde pequenas.

Na vida, nos deparamos com problemas e frustrações. Assim como o time pode perder o jogo de forma inesperada ou até mesmo injusta, no dia a dia também podem acontecer reviravoltas que causam frustração, tristeza e outras emoções que são classificadas como negativas — mas que são essenciais para os aprendizados.

Desse modo, o futebol tem diversos ensinamentos que ajudam as crianças a lidar com as emoções, sejam elas positivas ou negativas. Além disso, os pequenos também aprendem a ter compaixão e não menosprezar quem perdeu, e a evitar pensamentos de que as crianças de outros times são realmente seus adversários para além do campo.

Veja também: Inteligência emocional para crianças. Como ajudar os pequenos a desenvolvê-la

Melhora a saúde física e mental

Futebol infantil para crianças

Segundo um estudo publicado na revista científica Frontiers in Psychiatry, a prática de atividade física diminui comprovadamente os níveis de ansiedade. Para chegar a essa conclusão, o estudo envolveu dados de mais de 400 mil pessoas na Suécia. O resultado mostrou que o risco de desenvolver transtornos de ansiedade é 60% menor nos praticantes regulares de exercícios físicos.

Além das questões sobre saúde mental, jogar bola contribui para que a criança tenha maior potência muscular e densidade óssea. Portanto, os aspectos físicos são bem vantajosos, como a melhora da função cardíaca e a oxigenação do sangue.


O melhor clube de assinatura de livros infantis do Brasil


Aumenta a confiança e A autoestima

Não é incomum encontrar crianças que apresentem problemas de autoconfiança desde pequenos. A questão da autoestima pode ter diferentes causas, mas a prática de esportes coletivos é muito benéfica para esse tipo de situação.

O trabalho em conjunto desenvolvido em campo mostra que cada um dos jogadores tem seu papel e é importante. Um estudo feito nos Estados Unidos teve como base a queda da autoestima de meninas que estavam no 5° ano. A partir disso, ficou claro que as garotas que praticavam algum tipo de esporte tinham níveis mais elevados de confiança.

Portanto, o esporte auxilia as crianças na criação de uma imagem mais positiva sobre si mesmas e no estabelecimento de maior confiança em suas habilidades. Em um time de futebol, cada jogador desempenha um papel importante dentro da equipe, valorizando cada um e reconhecendo seus esforços.

O futebol infantil é uma atividade e tanto para que as crianças sejam mais saudáveis e também se preparem para a vida adulta. A prática de esporte faz que as crianças cresçam com um olhar diferente e tem vantagens a curto, médio e longo prazo.

Além de fazer exercícios com regularidade, as brincadeiras cotidianas são importantes para o crescimento saudável — bem como o amor da família, os estudos e outros aspectos. Assim, a leitura também ajuda no desenvolvimento infantil, e você pode contar com o Clube de Leitura Quindim para receber livros incríveis todos os meses!