Como surgiu o Dia Mundial da Poesia? Qual a sua importância? Por que ler poesia para as crianças? Segundo especialistas, como a professora Ana Maria Lisboa, a presença da poesia no universo infantil é fundamental para o estímulo da imaginação, criatividade, expressão oral e corporal e até para o desenvolvimento da memória.  

Fique com a gente para conhecer 4 poetas brasileiros que irão despertar as crianças para a poesia e saber mais sobre essa data!  

21 de março: Dia Mundial da Poesia

Qual o dia mundial da poesia

O Dia Mundial da Poesia foi criado durante a 30ª Conferência Geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 16 de novembro de 1999.

A Unesco determinou a criação da data para celebrar a potência da poesia. Segundo a ata da conferência, o principal objetivo da data é “promover reconhecimento e impulsionar novos movimentos poéticos em níveis nacionais, internacionais e regionais”*.

Ou seja, para além de simplesmente tratar a poesia como literatura, a ideia é destacar o que um poema pode provocar em níveis sociais e políticos, em níveis individuais e coletivos.

Dia Nacional da Poesia

No Brasil, existe também o Dia Nacional da Poesia, comemorado no dia 31 de outubro, em homenagem ao aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade. A lei que oficializou a data comemorativa foi sancionada no dia 3 de junho de 2015 pela presidenta Dilma Rousseff.

Porém, havia um projeto de lei anterior, agora já arquivado, que propunha celebrar o Dia Nacional da Poesia no dia 14 de março, quando nasceu Castro Alves, outra grande potência da poesia brasileira. Isso causa certa confusão entre os brasileiros que, até 2015, costumavam comemorar o Dia Nacional da Poesia em 14 de março, mas, hoje, a data oficial é 31 de outubro.

Por que ler poemas para crianças?

Por que ler poemas para crianças no dia mundial da poesia 21 de março

A poesia é uma leitura fundamental e que deve fazer parte da rotina das crianças desde o começo, seja na escola ou em casa. Dessa maneira, o desenvolvimento infantil será mais saudável com doses bem servidas de poesia. 

Os benefícios da poesia contemplam tanto adultos quanto crianças, mas, no caso dos pequenos, a poesia está diretamente ligada à criação da consciência fonológica, aos processos de alfabetização, familiaridade com um gênero narrativo, ampliação de vocabulário e expressão oral.

Despertando o interesse infantil para a poesia: 4 poetas brasileiros para crianças

Manoel de Barros

Os poemas para crianças de Manoel de Barros são muito atraentes para as crianças. O escritor é reconhecido como poeta das infâncias e pela sensibilidade e simplicidade com a qual escreve seus versos. 

Cecília Meireles

Cecília Meireles despertou a literatura infantil brasileira ao publicar a obra Ou isto ou aquilo. O livro de poemas retrata o universo infantil e centraliza elementos característicos da infância, como a avó, a bailarina e os brinquedos.

Tatiana Belinky

Em versos cheios de humor, a autora traz temas diversos com muita fantasia, diversão e lirismos marcantes. Em 2019, completou-se o centenário de Tatiana Belinky, uma data muito especial e de muita celebração para a literatura brasileira.

Ruth Rocha

Ruth Rocha é, certamente, uma das escritoras de livros infantis e juvenis mais conhecidos do país. Em mais de 200 livros publicados, a autora escreve sobre os assuntos que acompanham o crescimento das crianças. Seus poemas despertam a atenção para os questionamentos típicos das crianças, bem como os Direitos da Criança.

*Tradução do trecho por Warley Souza, professor de literatura.