Conto para crianças lerem e amarem o gênero

O conto é um gênero textual normalmente caracterizado como uma narrativa curta com quantidade reduzida de personagens e que geralmente se passa em um espaço curto de tempo. O conto tem variações como os contos de fadas e os contos populares. Abaixo separamos uma lista de livros de contos para crianças que podem ser uma ótima forma de introduzir os pequenos ao gênero. Abaixo de cada livro, você encontra a indicação da faixa etária, mas ela é apenas uma recomendação.

Livros de contos para crianças de acordo com a faixa etária

Contos para crianças: Jeremias desenha um monstro (autor Peter McCarty, editora Globinho).
Autor: Peter McCarty
Editora: Globinho
Faixa Etária: 0 a 5 anos

Jeremias desenha um monstro

Nossa primeira indicação nesta lista de contos para crianças é uma história que funciona muito bem até para bebês, ou seja, uma ótima opção para introduzir o gênero às crianças. Nesta obra, conhecemos Jeremias, um menino que vive sozinho em seu quarto sem ter coragem de interagir com as crianças que brincam lá fora na rua. Por isso, resolve desenhar um grande monstro azul para ser o seu amigo. Mas as coisas não dão certo. O monstro ganha vida e, em vez de se tornar uma boa amizade para o pequeno Jeremias, acaba desenvolvendo uma relação tóxica na qual o menino tem de fazer todas as vontades desse monstro. Será que Jeremias vai criar coragem para se livrar desse monstro e fazer novos amigos?

Banner Clube de Leitura Quindim
Livros de conto para crianças. Cacoete (escritor Eva Furnari, editora Moderna)
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna
Faixa Etária: 9 a 12 anos

Cacoete

Seguindo a nossa lista de contos para crianças, vamos conhecer a cidade de Cacoete. Para quem nunca ouviu falar, Cacoete é uma cidade muito simpática onde tudo, absolutamente tudo, tem o seu lugar. E é nesse local que esbanja organização que o protagonista do nosso conto, o Frido, vive.

Quando chega o dia dos professores, Frido vai então até a quitanda para comprar uma maçã para a sua professora. Mas as maçãs da cidade haviam esgotado. É então que Frido sai em uma jornada até a casa da Dona Lúcia, a vendedora de maçãs que mora fora da cidade de Cacoete. Acontece que o pequeno Frido erra o caminho. E, em vez de chegar à casa da Dona Lúcia, ele se depara com a casa da Bruxa Núrcia. Achando que se trata da casa de uma boa senhora vendedora de frutas, Frido bate na porta da bruxa e a partir daí nada mais será o mesmo na pequena cidade de Cacoete…

Veja também: Crônicas infantis. 8 livros do gênero para crianças

Contos para crianças: Meu filhote dragão (autor M. P. Robertson, editora Biruta)
Autor: M. P. Robertson
Editora: Biruta
Faixa Etária: 3 a 8 anos

Meu filhote dragão

Há algo estranho no galinheiro. É enorme, redondo e tem uma casca muito grossa e fria. Jorge mal pode imaginar o que tem dentro desse ovo diferente de tudo o que já viu, mas mesmo assim decide cuidar dele. A partir desse momento, o menino toma para si a responsabilidade por aquela vida e, quando nada mais nada menos do que um dragão nasce daquele ovo, Jorge se dedica para ensiná-lo como ser um dragão. Suas lições vão desde como cuspir fogo até como enganar um cavaleiro. Até que um dia o pequeno dragão já não é mais tão pequeno assim e é chegada a hora de partir em busca da sua espécie.

Veja também: Coleção Vaga-Lume. Relembre esse marco na literatura juvenil

Contos para crianças: A casa do cuco (autor Alexandre Camanho, editora Pulo do gato)
Autor: Alexandre Camanho
Editora: Pulo do Gato
Faixa Etária: 3 a 12 anos

Casa do cuco

Em uma floresta antiga, habita uma bruxa muito má, que persegue todos os animais utilizando armadilhas cruéis para pegá-los. Para se protegerem, os animais contam com a ajuda de um pássaro belo e corajoso que se esconde no topo das árvores e, de lá, tudo observa. Incluindo os planos da bruxa perversa. Dessa forma, sempre que um animal corre o risco de cair em uma armadilha, ele soa um aviso. É o pássaro cuco que está sempre de olho para alertar a todos. Revoltada, a bruxa se corrói de ódio e declara o cuco como seu maior inimigo e dedica seu tempo a caçá-lo. A partir daí, vamos acompanhar a história desse pássaro, da bruxa e de como o cuco acabou preso em um relógio de parede.

Veja também: 8 autores da literatura infantil que toda criança precisa conhecer

Conto infantil. A inacreditável história de 2 crianças perdidas (autor Jean-Claude R. Alphen, editora Companhia das Letrinhas).
Autor: Jean-Claude R. Alphen
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa Etária: 6 a 12 anos

A inacreditável história de 2 crianças perdidas

Este álbum ilustrado traz uma característica muito interessante em suas ilustrações: se você reparar bem nelas, perceberá que elas não dizem a mesma coisa que o texto escrito. Então, fique bem atento para perceber as nuances dessa narrativa através da combinação de texto e imagem. Nesse conto infantil, conhecemos os pequenos Godofredo e Gilda. O primeiro aprisionado por uma bruxa malvada, a segunda por um monstro horrendo. Até o dia em que conseguem escapar e se encontram no meio da floresta, onde decidem morar juntos e viverem felizes para sempre. Mas será que é isso mesmo que ocorreu? Fique atento às ilustrações da história, pois você pode descobrir que não foi bem assim que as coisas ocorreram…

Assine o clube quindim
Conto infantil. Guilherme Augusto Araújo Fernandes (escritor Men Fox, ilustradora Julie Vivas, tradução de Gilda de Aquino, editora Brinque-Book).
Escritora: Mem Fox
Ilustradora: Julie Vivas
Editora: Brinque-Book
Faixa etária: 3 a 12 anos

Guilherme Augusto Araújo Fernandes

O protagonista deste conto infantil é Guilherme Augusto Araújo Fernandes, um menino que mora ao lado de uma casa de repouso para idosos. Lá ele fez muitos amigos, mas tem um especial. É a Antônia Maria Diniz Cordeiro, uma velha senhora que, assim como Guilherme, tem quatro nomes. Mas o que o menino não entende é por que todos parecem ter pena da Dona Antônia. Dizem que é porque ela está perdendo a memória. Mas o que é memória e como Guilherme Augusto pode ajudar a senhora a recuperá-la?

Veja também: Tipos de leitura em sala de aula que ajudam a formar leitores na escola

Conto infantil. A mulher que matou os peixes (escritora Clarice Lispector, ilustrações Mariana Valente, editora Rocco)
Escritora: Clarice Lispector
Ilustrador: Mariana Valente
Editora: Rocco
Faixa etária: 6 a 8 anos

A mulher que matou os peixes

Clarice Lispector é uma das maiores escritoras de língua portuguesa, mas você sabia que ela também escreveu obras para crianças? Neste conto infantil, a narradora admite um crime terrível: sem querer, matou os dois peixinhos vermelhos do seu filho. Durante toda a narrativa, ela tenta se redimir mostrando como ama animais para provar que a morte dos peixes foi fruto de um acidente. Será que o leitor vai perdoar esse erro dela? Essa é uma obra incrível para os pequenos terem o seu primeiro contato com essa gigante da literatura e refletirem sobre vida, morte, culpa e proteção aos animais.

Conto infantil: A pior senhora do mundo (escritor Francisco Hinojosa, ilustrador Rafael Barajas (El Fisgón), tradutor J. R. Penteado, editora Sesi-SP).
Escritor: Francisco Hinojosa
Ilustrador: Rafael Barajas
Editora: SESI-SP
Faixa etária: 3 a 12 anos

A pior senhora do mundo

Para finalizar a nossa lista de livros de contos para crianças, vamos conhecer a Pior Senhora do Mundo. Uma senhora horrível de ser ter por perto. Ela é o terror da pequena cidade de Turambul e tem longas unhas, dentes pontiagudos e fuma charuto. Acontece que um dia, a população revoltada com a tirania dessa senhora se une para tentar elaborar um plano e se livrar da figura. Será que a união dessa cidade será suficiente para isso? Descubra nesse conto infantil que traz uma pitada de sátira e vai divertir a todos durante a leitura.