A amizade é uma das coisas mais preciosas que podemos cultivar durante a nossa jornada. Seja aquele amigo de infância, ou um amigo mais recente mas que mesmo assim já tem um lugar especial em nossos corações, os nossos amigos são muito importantes na nossa vida. Para homenagear essa relação tão preciosa, o Clube de Leitura Quindim separou alguns livros infantis sobre amizade que já foram enviados para seus assinantes. Então, não perca tempo e confira a lista:

Livros infantis sobre amizade para os pequenos de 0 a 2 anos

Livros sobre amizade. Clarice quer um amigo da escritora Graça Lima
Autora: Graça Lima
Editora: Escrita Fina

Clarice quer um amigo

Nesta primeira obra da nossa lista de livros infantis sobre amizade, vamos conhecer a pequena Clarice, uma menina cujo maior desejo é ter um amigo. E ele pode ser grande, pequeno, um menino ou um animal. É então que a pequena finalmente começa a ir à escola, onde terá a oportunidade de conhecer várias pessoas novas. E aí? Será que Clarice vai se enturmar com os novos colegas? Descubra nesse livro encantador de Graça Lima em que as ilustrações lembram muito a estética dos papéis de carta que fizeram parte da infância de muitos dos adultos de hoje em dia.

livros infantis sobre amizade: 0 a 2 anos: Dino e Saura
Autor: Fernando Vilela
Editora: Brinque-book

Dino e Saura

Conheça a história de dois dinossauros. Cada um de uma cor. E essa é uma diferença visível entre eles e é o que faz os dinossauros azuis não se misturarem com o vermelhos. Afinal, eles não se parecem nem um pouco. Mas será mesmo? No meio desse cenário de rivalidade entre os animais, os pequenos Dino e Saura acabam desenvolvendo uma amizade e descobrem, para a surpresa de todos, que não são tão diferentes assim e que as amizades podem surgir mesmo nos lugares mais improváveis. Essa é uma obra muito potente que nos faz refletir sobre a importância de respeitar as diferenças e sobre a importância da amizade, então não deixe de conferir essa história com o seu pequeno. Ah, e todos os dinos que aparecem aqui são de espécies brasileiras, o que torna tudo mais divertido, pois conhecemos essas grandes feras que habitaram o nosso território muitas eras atrás.

Veja também: Livros para falar sobre diversidade com as crianças

Livros infantis sobre amizade para os pequenos de 3 a 5 anos

livros infantis sobre amizade para de 3 a 5 anos: Capa de Gordon e Tapir
Autor: Sebastian Meschenmoser
Tradutora: Karina Jannini
Editora: WMF Martins Fontes

Gordon e Tapir

O que fazer quando dois amigos são exatamente o oposto um do outro? Descubra nesta próxima obra da nossa lista de livros infantis sobre amizade. Gordon e Tapir são dois amigos que moram juntos. Isso costuma ser o sonho de muitos melhores amigos, mas para os dois se tornou um pesadelo. Um é bagunceiro, o outro superorganizado. Um gosta de festas, o outro nem tanto. Como encontrar o meio termo no meio dessas diferenças tão gritantes? Bem, surpreendentemente, para os dois, a solução chega através do espaço. E tudo bem. Gordon e Tapir nos mostram que é importante respeitarmos o espaço de quem amamos e que entendermos os nossos limites é fundamental para uma amizade saudável.

E inspirado nessa obra encantadora que é Gordon e Tapir, você pode conferir o nosso post sobre Polaridade: o que os livros infantis nos ensinam sobre tolerância entre diferentes.

livros infantis sobre amizade: Manu e Mila - Autor André Neves
Autor: André Neves
Editora: Brinque-Book

Manu e Mila

Manu e Mila são dois amigos que estão tentando descobrir onde está a alegria. Estaria ela nas pequenas coisas? Ou nas grandes coisas? É então que, brincando e se divertindo, os dois acabam se enchendo de alegria. Estaria então a alegria na companhia de um bom amigo? Se encante com essa obra que reflete sobre a felicidade e as pequenas coisas da vida. E aproveite para refletir com o seu pequeno sobre o que é a felicidade para vocês!

Livros infantis sobre amizade para os pequenos de 6 a 8 anos

Livros infantis sobre amizade: Guilherme Augusto Araújo Fernandes Mem Fox Julie Vivas
Escritora: Mem Fox
Ilustrador: Julie Vivas
Editora: Brinque-Book

Guilherme Augusto Araújo Fernandes

O primeiro dos nossos livros infantis sobre amizade para os pequenos de 6 a 8 anos nos mostra a bonita amizade entre o pequeno garotinho Guilherme Augusto Araújo Fernandes e uma velhinha do asilo ao lado de sua casa. Uma amizade que, apesar de improvável pela diferença de idade, é muito verdadeira. Guilherme e Dona Antônia compartilham segredos e descobertas. Até o dia em que o menino descobre que a senhora perdeu a memória e toma para si a missão de reencontrar a memória de Dona Antônia. Será que ela se esconde numa caixa? Num galinheiro? Em uma concha? Descubra lendo esse livro emocionante com o seu pequeno.

Livros infantis sobre amizade: o aniversário de tiltapes
Escritora: Christina Dias 
Ilustradora: Elma
Editora: Escrita Fina

O aniversário de Tiltapes

Tiltapes é um personagem do folclore do sul do Brasil. Não existe um consenso exato sobre qual a sua aparência e essa obra brinca justamente com isso. Aqui, a lebre é convidada para o aniversário de Tiltapes e parte toda feliz para a festa desse misterioso ser. No caminho, vários animais tentam alertá-la sobre o perigo que a fera Tiltapes representa. Assim, cada um vai descrevendo a aparência do monstro de forma mais assustadora que a anterior. Mas a nossa protagonista não desiste de dar uma chance para conhecer esse novo amigo. Acompanhe a aventura dessa lebre e descubra como foi realmente o aniversário de Tiltapes e se ele era mesmo assim tão assustador quanto diziam.

Veja também: Poesia infantil. 10 poemas para as crianças amarem esse gênero.

Livros infantis sobre amizade para os pequenos de 9 a 12 anos

Livros infantis sobre amizade para crianças de 9 a 12 anos: james e o pêssego gigante do escritor Roald Dahl
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: 34

James e o pêssego gigante

Após um trágico e bizarro acidente onde seus pais são atropelados por um rinoceronte, o pequeno James vai morar com duas tias não muito agradáveis e um tanto quanto maldosas. É então que ele planta um pêssego gigante em seu quintal. Habitado por insetos igualmente gigantes com quem vai viver grandes aventuras e descobrir a importância da amizade. Esse clássico da literatura infantil já foi adaptado também para as telinhas e você pode aproveitar para assistir com os pequenos após a leitura!

Livros infantis sobre amizade: um amigo para sempre
Escritora: Marina Colasanti
Ilustrador: Guazzelli
Editora: FTD

Um amigo para sempre

Neste ultimo dos livros infantis sobre amizade, vamos conhecer um preso político que em seus dias de prisão acaba vendo um passarinho com quem vai desenvolvendo um laço de amizade. Pouco a pouco, o homem vai conquistando a confiança do pequeno animal em uma relação horizontal. A evolução dessa amizade é muito gostosa de se ver, principalmente quando chega a hora do passarinho seguir o seu próprio caminho. Então, não deixe de se deliciar com essa obra delicada de Marina Colasanti e Guazzelli!