<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Imagem 1 da capa do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Ampliar imagem 1 da capa do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Ampliar imagem 2 da capa do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Ampliar imagem 3 da capa do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Ampliar imagem 4 da capa do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Ampliar imagem 5 da capa do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes

GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES

Texto: Mem Fox

Ilustração: Julie Vivas

Tradutores: Gilda de Aquino

Editora: Brinque-book
A amizade entre um menino e uma senhora nos mostra a beleza do encontro entre gerações e o valor de uma memória. O respeito aos idosos e a vivência das lembranças do passado das personagens são retratados de forma poética.

GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES
SINOPSE

Guilherme Augusto Araújo Fernandes é um menino que mora ao lado de um asilo e conhece todos os moradores do local. Sua melhor amiga é a Dona Antônia Maria Diniz Cordeiro, a favorita justamente por ter quatro nomes, assim como ele! Guilherme se diverte todos os dias com as histórias que escuta e com as trocas que tem com cada idoso do asilo.

Um dia, ouve seus pais dizerem que Dona Antônia, aos 96 anos, perdeu a memória. E então questiona: "o que é uma memória?". O menino vai em busca dessa resposta junto aos seus amigos do asilo e, a cada explicação, vai formulando seus próprios conceitos sobre a memória. Como será que Guilherme Augusto vai ajudar a recuperar as memórias da Dona Antônia? Uma bela história sobre a amizade entre o garoto e a amiga já idosa, que mostra o quão sensível pode ser o entendimento de uma criança sobre os fatos da vida. Cada um sente, percebe, imagina as memórias de formas distintas, carregando seus valores e experiências individuais e, com o olhar fresco da infância, Guilherme agrega mais beleza aos conceitos de memória apresentados pelos outros idosos do asilo.

Um texto bastante sensível e poético, que rendeu à tradução de Gilda de Aquino o selo de altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A ternura dos sentimentos de Guilherme, Antônia e as memórias foram ricamente traduzidos nos versos brasileiros, cujas rimas acalentam o coração do leitor. O livro também ganhou o prêmio da American Library Association, o Ala Notable Book. E para você, o que é uma memória?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 1995
País: Austrália
ISBN: 9788585357474
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.4 cm x 23.5 cm x 25.5 cm
Peso: 185 g
Páginas: 32

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania, Conhecimento

PRÊMIOS

Láurea Altamente Recomendável/Tradução para crianças da FNLIJ

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se emocionar

GÊNEROS

Livro ilustrado, Conto, Realismo cotidiano

ASSUNTOS

Família, Desenvolvimento emocional, Infância, Amizade, Memória, Velhice, Fases da vida, Lembranças, Gerações, Terceira Idade

SOBRE MEM FOX
Foto do autor Mem Fox
Merrion Frances Fox, ou simplesmente Mem Fox, nasceu na cidade de Melbourne, na Austrália, mas foi criada na antiga Rodésia do Sul (atual Zimbábue) pois seus pais eram missionários. Ela passou a usar o nome Mem aos 13 anos e adotou o sobrenome Fox ao se casar com o professor Malcom Fox em 1969.É escritora de mais de 40 livros infantis, traduzidos para 21 idiomas, além de livros de não-ficção para adultos. Recebeu vários prêmios e medalhas por suas obras. É professora aposentada de Literatura pela Universidade de Flinders (Austrália) e educadora especializada em alfabetização.
leia mais...

Foto do autor Julie Vivas
Julie Vivas nasceu na Austrália, e é uma das mais populares e premiadas ilustradoras do país. Em 1992 foi condecorada com a Medalha Dromkeen por sua significativa contribuição para a literatura infantil. Outros prêmios por suas obras incluem CBCA Book of the Year Awards, KOALA Awards, entre outros.
leia mais...