Às vezes, pode ser difícil encontrarmos bons livros para crianças de 9 anos, principalmente quando somos bombardeados com tantas opções nas livrarias e na internet. Sabendo disso, o nosso clube de leitura infantil separou algumas ótimas dicas para essa faixa etária. Confira a nossa lista:
Livros para crianças de 9 anos
1. Foi ele que escreveu a ventania
Essa é uma história delicada que nos apresenta um menino apaixonado por poesia. É nela que o pequeno Tui encontra refúgio e conforto. Ele é aquele garoto que na escola prefere sentar e ler um bom livro durante o recreio do que ir brincar. É então que ele tem uma ideia: por que não escrever as próprias poesias? Assim, ele descobre que a escrita pode ser um espaço para expressar suas dores e sentimentos.
Essa obra, além de ser uma homenagem à poesia, é um ótimo livro para incentivar a criatividade das crianças, que podem se inspirar e escrever as próprias poesias. Se quiser conferir mais sobre o tema em nosso blog, veja poemas para crianças amarem poesia.
Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia
2. Nem filho educa pai
O que acontece quando um pequeno cabrito chega numa casa perto do Natal? Bem, é claro que o protagonista dessa história, um pequeno garoto, se empolga diante da presença desse novo amigo. É então que o pequeno descobre qual será o verdadeiro destino do cabritinho na ceia de Natal e isso gera um atrito entre o ele e o pai.
Essa é uma obra muito sensível que retrata uma relação extremamente hierárquica entre pai e filho e vai tocar até os adultos. Por isso, mesmo que o seu pequeno já leia sozinho, que tal fazer a leitura compartilhada dessa obra com ele? Afinal, não é porque uma criança já tem autonomia leitora que não podemos mais compartilhar de momentos ricos proporcionados pela leitura em família.
3. Zoom
Este é um dos livros para crianças de 9 anos menos tradicionais, que talvez não fosse sua primeira opção ao comprar um livro para um pequeno dessa faixa etária. Acontece que Zoom é um livro-imagem, ou seja, sua narrativa é contada apenas através das ilustrações, sem o uso de palavras. Por isso, ele pode aparentar ser um livro simples demais para uma criança de 9 anos. Mas não se engane. Ter uma narrativa curta, sem texto escrito, não quer dizer que a obra não exigirá que a criança mobilize seu repertório e conhecimento como um livro mais tradicional.
Então, que tal dar uma chance a esse livro-imagem e se permitir enxergar o mundo através das várias possibilidades que essa obra traz? Você pode conhecer mais sobre livro de imagem em nosso blog!
Veja também: Livro de imagem: a importância de um livro sem palavras
4. O invisível
A próxima obra da nossa lista de livros para crianças de 9 anos traz a história de um menino que é invisível e se aproveita dessa situação para fazer várias travessuras. Como desamarrar o cadarço de um coleguinha chato ou assoprar o rosto de um gato sem ninguém saber quem está aprontando tudo isso.
A obra tem páginas de acetato vermelho intercaladas com as folhas de papel, o que causa o efeito de ora vermos o protagonista nas páginas da história e ora não. Mas será que não ser visto por ninguém é realmente tão legal? Se ninguém puder te ver, então como você será abraçado, beijado ou receberá carinho? E agora? Será que esse menino vai escolher deixar de ser invisível ou não?
5. Papai tatuado
Um papai cujas tatuagens representam histórias mirabolantes de aventuras que ele narra a seu filho! Algumas das histórias são tão inusitadas que ficamos até sem saber se são verdadeiras ou aumentadas. Essa é uma obra muito divertida principalmente porque traz uma situação muito comum quando temos crianças em casa: a curiosidade delas sobre alguma história de família. Então, que tal aproveitar a deixa desse livro para compartilhar com os pequenos histórias sobre a sua juventude ou algum caso engraçado de família?
6. Minha família Enauenê
Essa é uma história para crianças de 9 anos que nos apresenta uma menina que vai morar na aldeia Enanuenê-nauê por um tempo. Lá os papeis das meninas e dos meninos são bem divididos. E é então que a nossa protagonista resolve que não quer ser mais menina. Ela quer brincar no rio e correr por aí! Essa é uma obra importantíssima para pensarmos nos papéis de gênero e como várias culturas enxergam as diferenças entre meninos e meninas ao redor do mundo.
Veja também: Meninos e meninas ao redor do mundo: como diferentes culturas os enxergam
7. A moça tecelã
Uma moça tecia o nascer e o pôr do sol dentre outras coisas encantadoras. E tudo que ela tecia se tornava realidade. Um dia, ao se sentir só, ela borda um marido para ser feliz junto de alguém. Mas o marido, ao descobrir o dom da tecelã, faz que ela teça todas as suas vontades gananciosas. E então algo que a tecelã fazia por amor vira a sua prisão. Será que ela conseguirá se livrar dessa rotina e voltar a tecer como antes?
8. Da minha janela
Essa obra traz a visão que temos do mundo através da nossa janela. Mas o ponto de vista que enxergamos neste livro que temos é através da janela dos membros de uma favela do Rio de Janeiro. Entretanto, diferente das maiorias das obras que encontramos por aí, que trazem visões estereotipadas sobre o que é a favela, Da minha janela traz um olhar sensível sobre esse ambiente. Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2020, esse é um dos livros infantis para crianças de 9 anos que merece ser explorado com os pequenos.