As bruxas são seres fantásticos que permeiam todo o nosso imaginário cultural. A ideia de apresentar livros de bruxas para as crianças pode causar certo receio, já que essa personagem costuma ser uma vilã assustadora das histórias infantis.

Entretanto, a literatura é um espaço seguro onde podemos experimentar as mais diversas emoções e elaborá-las, entendê-las, para assim lidarmos com elas de forma mais saudável. Assim, através da leitura de literatura infantil transformadora, os pequenos poderão vivenciar o medo no conforto do colo da família.

Já conversamos por aqui sobre a importância da presença das fadas, duendes e bruxas nas histórias infantis, afinal, não à toa esses seres tão assustadores acompanham e encantam gerações de leitores mundo a fora. Agora, que tal conferir a lista de livros de bruxas já enviados pelo Clube Quindim que você precisa conhecer? 

Veja também: 8 livros com lobo mau que a criança vai amar!

BannerConteudo IdadeFilho

Livros de bruxas para pré-leitores (0 a 2 anos)

livros de bruxa: Bruxa, Bruxa venha à minha festa
Escritor: Arden Druce
Ilustrador: Pat Ludlow
Editora: Brinque-Book

Bruxa, bruxa, venha à minha festa

A primeira indicação da nossa lista de livros de bruxa é Bruxa, Bruxa, venha à minha festa. Nesta obra, acompanhamos, através da repetição, vários personagens icônicos da literatura e do imaginário infantil sendo convidados para uma grande festa. As ilustrações de tirar o fôlego contribuem não apenas para a atmosfera assustadora do livro mas também para deixá-lo ainda mais fascinante.

Seu pequeno ficou com medo de algum personagem específico desta obra? O medo muitas vezes está próximo do encanto. Aproveite para conversar sobre esse personagem em outros momentos além da leitura, criando familiaridade e trabalhando as questões que aquele medo representa para a criança.

Capa do livro "Filó e Marieta", de Eva Furnari
Autora: Eva Furnari
Editora: Paulinas

Filó e Marieta

Filó e Marieta é uma história simples sobre amizade, confusão e bom humor. Eva Furnari criou muitas histórias nesse tom ao longo de sua carreira e contagiou leitores de diferentes idades e gerações, sempre com seu bom humor característico.

A linguagem deste livro de imagem lembra muito aquelas utilizadas em tirinhas de jornais, tão lidas por gerações. Quando levamos esses quadrinhos para um livro, ampliamos as imagens e dilatamos o tempo de leitura: com cada imagem em uma página, o leitor acaba explorando melhor cada uma delas e se demorando mais na leitura, apreciando aspectos que, em uma tirinha pequena de jornal, talvez passassem batidos.

Direto do Instagram: Por que sentir medo pode ser positivo?

Livros de bruxas para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

livros de bruxas: casa do cuco
Autor: Alexandre Camanho
Editora: Pulo do gato

Casa do cuco

Um livro que definitivamente não poderia faltar em nossa lista de histórias sobre bruxas é Casa do Cuco. Nele, uma bruxa ronda a floresta, apavorando os animais. É então que um pássaro cuco assume a tarefa de proteger todos os bichos que habitam aquela mata, decidindo impedir que a malvada lhes faça qualquer mal. Determinada a capturá-lo, a bruxa tenta de tudo para prender seu grande rival. Por fim, decide que a solução seria construir uma casa para mantê-lo trancafiado para sempre.

Este livro nos remete aos mitos de origem, histórias que costumam ser transmitidas para explicar fenômenos importantes em diferentes culturas. Aqui, a narrativa nos oferece uma versão do surgimento do relógio cuco, um artefato que era muito comum antigamente e que ainda aparece em desenhos animados e até mesmo em filmes de terror. De fato, os relógios de cuco se popularizaram em uma região onde esses pássaros viviam, a Floresta Negra, na Alemanha, inspiração para muitos contos de fadas, como os dos Irmãos Grimm.

Veja também: Livros de animais incríveis chegam ao Clube Quindim

BannerConteudo RecebaDicas

Livros de bruxas para leitores autônomos (6 a 8 anos)

livros de bruxas: a inacreditável historia de duas crianças perdidas
Autor: Jean-Claude R. Alphen
Editora: Companhia das Letrinhas

A inacreditável história de 2 crianças perdidas

O que Gilda e Godofredo têm em comum? Ambos querem se salvar de seres horríveis. Gilda é refém de um ogro terrível e Godofredo é mantido preso por uma bruxa maléfica. Mas preste bem atenção porque nem tudo é o que parece.

Este livro mostra como a história contada pelo texto pode ser uma e a narrativa contada pela ilustração pode ser outra. São duas importantes linguagens para a ficção e cada uma contribui de forma diferente para ampliar as possibilidades de leitura. Por isso, para entendermos a história de Gilda, Godofredo, a grande fuga dos dois e seus desdobramentos, precisamos estar muito atentos a essas duas linguagens.

Livros de bruxas para leitores fluentes (9 a 12 anos)

As bruxas (escritor Roald Dahl, ilustrações Quentin Blake, editora WMF Martins Fontes)
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes

As bruxas

Um dos autores mais conhecidos dentre os que escreveram livros de bruxas é Roald Dahl. Talvez você não o conheça pelo nome, mas com certeza já ouviu falar de outras obras dele como A fantástica fábrica de chocolate e Matilda

Neste livro, o narrador nos convida a repensar nosso conceito de bruxa, apresentando-nos as “bruxas de verdade” que, segundo a história, não têm dedos nos pés, possuem saliva azul, garras afiadas e são completamente carecas. No entanto, jamais perceberíamos esses detalhes, já que elas escondem suas características horripilantes e parecem mulheres comuns! Obras como essa, que abordam os medos da infância, o desconhecido e a perda, são ferramentas poderosas para que os pequenos elaborem esses sentimentos, mergulhem em outro mundo e explorem suas fantasias e receios — sempre sob a proteção e acolhimento da família.

Livros de contos de fadas: Na floresta
Autores: Diversos
Editora: WMF Martins Fontes

Na floresta

O último livro de bruxas dessa lista é Na floresta. Nesta obra, conhecemos várias adaptações de contos de fadas dos irmãos Grimm, algumas mais conhecidas como “João e Maria” e outras nem tão famosas como “Jorinda e Joringel” e “A senhora Holle”. Cada uma dessas histórias é narrada em uma linguagem própria e ilustrada por diferentes artistas. E é claro que, como a maioria dos livros de contos de fadas, encontraremos uma bruxa bem malvada no meio. Então que tal se deliciar com a releitura da nossa famosa bruxa da casa de doces e ainda se divertir conhecendo novas bruxas igualmente maléficas, como a senhora que transforma pessoas em pássaros?