Índice
- 1 Clube Quindim: O que é um livro-objeto?
- 2 C.Q.: Têm surgido cada vez mais projetos de artistas visuais de livros-objetos para adultos. Porém, ele é bem comum entre aquelas obras que muitos chamam de livros infantis. Como esse tipo de livro dialoga com diferentes idades?
- 3 C.Q.: Como o livro-objeto pode transformar uma narrativa?
- 4 C.Q.: De que forma a leitura de um livro-objeto pode contribuir para o desenvolvimento de uma criança?
- 5 C.Q.: A Edições Barbatana tem destinado um bom espaço de seu catálogo para obras que subvertem o uso tradicional do livro. Pode nos indicar autores e obras referência nesse estilo?
De tamanhos, formatos e materiais diferentes, o universo de variedade dos livros é infinito. Prova disso é o livro-objeto, em que as características materiais do objeto deixam de ser transparentes para, então, ocuparem um espaço de destaque na leitura. Um exemplo de livro-objeto é o Era uma vez outra vez, de Edith Chacon e Priscilla Ballarin, já enviado pelo Clube Quindim e publicado pela Edições Barbatana. Para entender um pouco mais sobre esse tipo de livro, batemos um papo com o editor Paulo Verano e a designer Angela Mendes, que, juntos, pensam os livros da Edições Barbatana. Confira a conversa a seguir:
Clube Quindim: O que é um livro-objeto?
Editores Paulo Verano e Angela Mendes: Achamos que o livro, em si, já é um objeto mais que perfeito, por isso nos agrada pensar tanto sobre a sua materialidade. Assim, acreditamos qu