Com essa lista de filmes sobre autismo, a arte poderá ajudar crianças e jovens a entenderem mais sobre o transtorno.

O autismo é um assunto que faz cada vez mais parte de nossas rodas de conversa e da divulgação de veículos de mídia, da TV às mídias sociais, o que é ótimo para a conscientização. Porém, você conhece filmes sobre autismo para aprender mais sobre o transtorno e ajudar as crianças e jovens a entenderem sobre isso?

10 filmes sobre autismo para criancas e jovens meio11

Se a sua resposta for negativa, fique tranquilo, já que realmente não é tão simples ter algumas dessas obras na ponta da língua.

Para lhe ajudar, o Quindim separou uma belíssima lista para aprender e se divertir com seus filhos, sobrinhos, netos e outras crianças e jovens. Além disso, também teremos uma explicação sobre o que é autismo, conhecimento importante para todos nós. Nos acompanhe na leitura!

O que é autismo?

Para começar, vale esclarecer um ponto: o ideal não é chamar de autismo, mas, sim, de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa denominação é mais adequada, pois há diferentes graus de autismo, então já é uma mudança importante para aplicarmos em nosso vocabulário.

Para que nem todos sejam classificados da mesma forma, sendo que há diferenças entre os tipos de autismo, o ideal é se referir como TEA mesmo, tudo bem?

Inclusive, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, documento que é uma referência mundial em critérios para diagnósticos, considera-se um espectro justamente por haver variados níveis de intensidade. Por exemplo, quem tem grau 3 manifesta sintomas mais intensos do que quem tem grau 1.

Tendo isto posto, vamos lá. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve desordens do desenvolvimento neurológico que podem começar desde o nascimento até o início da infância, ou podem ser percebidos somente na fase adulta.

Quem está dentro do espectro autista pode ter um déficit na interação e/ou comunicação social, padrões de comportamento repetitivos, como movimentos contínuos, por exemplo. Também pode apresentar interesses fixos em determinados temas e ser pouco ou muito sensível a estímulos sensoriais.

Para mais informações, você pode acessar os seguintes conteúdos aqui da nossa Revista:

Assine o clube quindim

Filmes sobre autismo para crianças e jovens

Quer preparar a sessão pipoca da semana? Então, as seguintes sugestões podem ajudar. Antes, ficam dois recados:

  1. As indicações de onde assistir podem mudar com o passar do tempo, já que as plataformas de streaming vão atualizando suas bibliotecas constantemente.
  2. Atente-se às classificações indicativas!

1. Rain Man

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Rain Man
  • Ano de lançamento: 1988
  • Classificação indicativa: livre para todos os públicos
  • Onde assistir: Prime Video

Rain Man conta a história de dois irmãos e de uma herança deixada por um pai que acabara de falecer.

Charlie Babbitt trabalha vendendo carros colecionáveis e quer a herança de seu pai. Quando o patriarca falece, ele recebe o carro que tanto queria e brigou para que fosse seu, mas descobre que o dinheiro vai para outra pessoa, Raymond Babbitt, irmão que ele sequer sabia que tinha.

Por conta disso, Charlie passa a querer conseguir a custódia de seu irmão, que tem autismo e Síndrome de Savant e, por conta disso, tem uma rotina muito restrita. Charlie entra nessa história de maneira egoísta, mas constrói um laço com seu irmão e aprende a cuidar dele enquanto ambos convivem juntos.

2 – Tudo Que Quero

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Please Stand By
  • Ano de lançamento: 2017
  • Classificação indicativa: maiores de 10 anos
  • Onde assistir: YouTube e Prime Video (em ambos, é preciso pagar pela locação do filme)

Wendy, uma garota com autismo, cresce em uma casa com outras pessoas que não são de sua família. Ela é uma grande fã de Jornada nas Estrelas e, por isso, escreve um roteiro de 450 páginas para a Paramount Pictures.

Para realizar seu sonho, ela viaja até Los Angeles para entregar a obra ao estúdio, com a esperança de conseguir recomprar a casa em que viveu na infância.

3 – Lilo e Stitch

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Lilo and Stitch
  • Ano de lançamento: 2002
  • Classificação indicativa: livre para todos os públicos
  • Onde assistir: Disney+

Esta é a história de uma jovem garota havaiana, Lilo, que procura por um amigo por não se sentir compreendida por seus pares e ter dificuldade para se comunicar e lidar com emoções.

Lilo, então, vai adotar um cachorro, mas volta com um ser extraterrestre chamado Stitch. Então, por meio de seu amor, a garotinha ensina Stitch a amar, o que cria neles um laço fortíssimo.

Não é explicitamente citado que Lilo tem autismo, mas há pequenos sinais com os quais as pessoas que estão no espectro autista se identificam bastante. O filme pode servir, então, como uma ilustração para entender como essas crianças podem se sentir em relação ao mundo.

4 – Temple Grandin (2010)

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Temple Grandin
  • Ano de lançamento: 2010
  • Classificação indicativa: livre para todos os públicos
  • Onde assistir: HBO Max e Prime Video

Esse é um dos mais conhecidos, já que retrata a história real de Temple Grandin, que viveu com um diagnóstico de autismo e ficou muito famosa por seu trabalho e sua representatividade entre a comunidade, mostrando os desafios que enfrentava no cotidiano.

Temple passa por experiências como ter que construir grandes engenhocas para poder se acalmar durante momentos complicados até se tornar uma professora de ciência animal muito bem-sucedida e consultora da indústria pecuária.

Vale destacar não apenas o fato de Grandin compartilhar aquilo que sente mas também toda a humanidade com a qual isso é feito, o que aproxima muito os espectadores da protagonista.

5 – Divertidamente

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Inside Out
  • Ano de lançamento: 2015
  • Classificação indicativa: livre para todos os públicos
  • Onde assistir: Disney+

Assim como vimos acima, com Lilo e Stitch (também da Disney, inclusive), Divertidamente não é um filme que fala especificamente sobre o autismo. Porém, sua construção faz com que seja um título muito interessante para a conscientização sobre o transtorno.

O filme conta a história de Riley, uma jovem menina que é forçada a lidar com suas emoções quando sua família se muda para São Francisco.

Por retratar várias emoções, com as reações de cada uma delas acerca dos acontecimentos que se passam na história, os adultos podem ter ideias sobre como discutir as emoções e humores com os pequenos.

6 – Vida Animada

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Life, Animated
  • Ano de lançamento: 2016
  • Classificação indicativa: como a classificação indicativa no Brasil não foi encontrada, trazemos a recomendação PG (Parental Guidance), dos Estados Unidos que recomenda que alguns materiais podem não ser adequados para menores de 13 anos)
  • Onde assistir: não disponível em plataformas de streaming

Baseado no livro homônimo, o filme conta a história de Ron Suskind, um jornalista cujo filho Owen vive com autismo, diagnosticado aos 3 anos de idade.

Os pais de Owen não sabem muito bem como lidar com ele e, então, descobrem o poder dos filmes de animação para ajudar a dar mais segurança e certeza em sua relação, especialmente os filmes da Disney – olha ela aí mais uma vez.

Quando o pequeno assiste a esses filmes, Owen aprende várias coisas e percebe sua própria maneira de se comunicar com o mundo, o que o ajuda bastante a lidar com o fato de estar no espectro autista.

7 – Jack of the Red Hearts

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Jack of the Red Hearts
  • Ano de lançamento: 2015
  • Classificação indicativa: como a classificação indicativa no Brasil não foi encontrada, trazemos a recomendação PG (Parental Guidance), dos Estados Unidos que recomenda que alguns materiais podem não ser adequados para menores de 13 anos)
  • Onde assistir: não disponível em plataformas de streaming

Neste filme, conhecemos a história de Jacqueline (ou Jack), uma órfã que consegue um emprego de terapeuta e acompanhante de Glory, uma garotinha de 11 anos com autismo para conseguir evitar que sua irmã vá para um orfanato.

Glory aprende a se comunicar e consegue chegar a uma boa escola ao mesmo tempo em que Jack se transforma, cresce e aprende como se comunicar. Mesmo com sua visão rebelde sobre o mundo, ela se empenha em manter Glory a salvo, e inclusive cria um forte elo com a família da garota.

O filme aborda como passar pelo impacto causado pelo autismo afeta não apenas as pessoas que estão no espectro como também sua família e quem faz parte de seu convívio.

8 – Flutuar

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Float
  • Ano de lançamento: 2019
  • Classificação indicativa: livre para todos os públicos
  • Onde assistir: Disney+

Este curta-metragem, mais um da Disney, tem aproximadamente 7 minutos, mas engana-se quem pensa que isso não é suficiente para desenvolver uma narrativa interessantíssima.

Na trama, Alex, um garotinho, tem o poder de flutuar, o que o torna diferente dos demais. Porém, as pessoas desaprovam essa condição, o que faz com que Bobby, seu pai, mantenha o garoto isolado em casa, tentando protegê-lo.

Em meio a tantos desafios, Bobby expressa apenas uma frase, a única falada no filme, que não será transcrita aqui para não darmos spoilers, mas é muito forte.

No final, o pai faz uma dedicatória ao seu filho, que o ensinou a ser um pai melhor, e dedica a produção a todas as famílias que têm crianças consideradas “diferentes”. O filme não fala explicitamente sobre autismo, mas foi dirigido por um pai cujo filho está no espectro, então as semelhanças são muitas.

9 – Farol das orcas

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: El faro de las orcas
  • Ano de lançamento: 2016
  • Classificação indicativa: 12 anos
  • Onde assistir: Netflix

Beto, um amante da natureza e dos animais, vive uma vida muito tranquila vendo as orcas, focas e leões marinhos, mas tudo muda com a chegada de Lola, mãe de um filho de 11 anos que está no espectro autista, chamado Tristán.

Ambos vieram de Madrid até o Parque Nacional da Península Valdés justamente atrás de Beto, a quem conheceram assistindo a um documentário sobre baleias. Lola, desesperada, pede a Beto para que faça uma terapia para Tristán, esperando que o isolamento causado pelo autismo possa ser superado.

Beto reluta no início, mas concorda com a ideia e navega pela costa em um barco para encontrar com as orcas (desafiando as regras de não tocar e nadar com elas), pois são as únicas que causam respostas emocionais a Tristán.

Conforme o tempo passa, o garoto começa lentamente a expressar suas emoções, ao mesmo tempo em que Beto e Lola também começam a desenvolver uma relação de troca de sentimentos.

10 – Fitas

10 filmes sobre autismo para crianças e jovens
  • Nome original: Loop
  • Ano de lançamento: 2020
  • Classificação indicativa: orientação parental (alguns conteúdos podem não ser apropriados para crianças)
  • Onde assistir: Disney+

Para fechar a lista, trazemos outro curta-metragem da Disney, com apenas 5 minutos de duração. Fitas é o primeiro filme da empresa que traz uma personagem não verbal com autismo: a garota Rene.

Ela e Marcus estão em um passeio de canoa, mas esta fica à deriva no lago. Então, ambos precisam encontrar uma maneira de se comunicarem, passando por momentos que fazem que ambos precisem descobrir como o outro olha para o mundo, de modo a conseguir superar essa dificuldade com a canoa.

Este é um dos filmes sobre autismo mais representativos que temos, pois ele foi revisado pela ONG Autistic Self Advocacy Network (ASAN) e a dublagem também foi feita por uma atriz não verbal, agregando ainda mais realismo e cuidado à experiência.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Filmes sobre autismo ajudam a aprender e conscientizar

Hoje, com tantos recursos disponíveis, não temos mais desculpas para alegar desconhecimento sobre o TEA, e os filmes que separamos aqui podem lhe ajudar neste objetivo.

Além de ajudarem a acolher pessoas no espectro autista e sua família, os filmes são importantes para neurotípicos (pessoas que não estão no espectro) compreenderem essas outras formas de ver o mundo.

Além da importância dos filmes sobre autismo, a literatura é outra fonte importante de conhecimento e entretenimento. Com o Clube Quindim, você receberá em sua casa títulos escolhidos especialmente para a idade dos seus pequenos, criando momentos especiais e marcantes e ajudando em seu desenvolvimento.

Estante Quindim

Conheça 3 obras para conversar sobre TEA com as crianças:

Tom (autor André Neves, editora Projeto).
Tom, de André Neves
Nori e eu (autores Masanori Ninomiya e Sonia Ninomiya, editora WMF Martins Fontes)
Nori e Eu, de Sonia Ninomiya e Masanori Ninomiya
Olha! Olha! (autora Bruna Lubambo, editora Caixote)
Olha! Olha!, de Bruna Lubambo