Neste Dia das Crianças, dê livros de presente

O Dia das Crianças está chegando e por que não dar um livro de presente para o seu pequeno? Além dos vários benefícios do livro, ele ainda vai proporcionar momentos de leitura em família pra lá de divertidos, criando memórias que os acompanharão para sempre.

Sabemos que pode parecer desafiador escolher um livro em meio a tantas ofertas no mercado, por isso, o nosso clube de leitura separou aqui uma lista com algumas dicas de livros para presente neste Dia das Crianças. São obras que vão divertir tanto os pequenos quanto os adultos e, além disso, todas já foram enviadas pelo Quindim.

Os livros podem ser ótimos presentes para os pequenos, afinal, ganhar livros mostra para as crianças, desde cedo, que esse é um objeto de valor, algo a ser apreciado, da mesma forma que um brinquedo, por exemplo. Então, que tal incentivar a leitura em casa? Você pode assinar o Clube de Leitura Quindim e receber todos os meses em sua casa livros selecionados por grandes especialistas da área como Ziraldo, Ana Maria Machado e vários outros!

Livros para presentear os pequenos de 0 a 2 anos no Dia das Crianças

Dia das crianças: dicas de presentes: Capa do livro Jacaré, não!
Escritor: Antonio Prata
Ilustradora: Talita Hoff
Editora: Autêntica

Jacaré, não!

A nossa primeira recomendação de livro para presente de Dia das Crianças é uma obra superdivertida para ler com os pequenos. Aqui, vamos conhecer uma menina e a sua rotina, porém existe um jacaré que cisma em se meter no meio das páginas desse livro. Então, a nossa protagonista vai se vestir para a escola e coloca um camisa, uma meia, um tênis, um jacaré… Ué, mas jacaré não é roupa! Jacaré é bicho! E, assim, a cada lista de coisas que a menina faz, o jacaré aparece. As ilustrações em cores vivas desse livro são de encher os olhos, e a sobrecapa ainda se desdobra para virar um grande pôster para você colocar na parede. Essa sem dúvida é uma opção de presente que vai encantar os pequenos leitores.

dicas de presente para o dia das crianças: se eu abrir esta porta agora alexandre rampazo sesi-sp
Autor: Alexandre Rampazo
Editora: SESI-SP

Se eu abrir esta porta agora…

Aqui, temos um livro sanfonado em que cada face conta uma história diferente ou, até mesmo, um lado de uma mesma história. De um lado, temos um menino que tem medo de abrir a porta do armário e encontrar um monstro assustador que corra atrás dele para devorá-lo. Mas, do outro, conhecemos a perspectiva desse monstro de dentro do armário que quebra com todo o medo dos pequenos, pois a verdade é que esse monstro é bonzinho e muito brincalhão. Ele mal pode esperar para abrirem a porta do armário para ele brincar de pega-pega e outras coisas com uma criança muito legal. Além de divertido, esse é um livro sobre medo que pode ajudar os pequenos justamente por subverter a expectativa de que o monstro vai ser malvado.

Veja também: Livros para bebês. 10 obras para ter em casa

Livros para presentear os pequenos de 3 a 5 anos no Dia das Crianças

Dia das crianças: os melhores livros-imagem: Capa do livro Uniforme de Renato Moriconi e Tino Freitas
Escritor: Tino Freitas
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Edições de Janeiro

Uniforme

Aqui, vamos conhecer Clóvis, um camaleão nato, o que quer dizer que Clóvis consegue se camuflar em todos os ambientes e cenários. Será que você vai conseguir encontrá-lo nas páginas desse livro? E o mais importante: será que Clóvis continuará se escondendo para sempre? Ou ele conseguirá se libertar para mostrar ao mundo quem realmente é? Acompanhe essa história divertida em que, a cada página, os jovens leitores se deparam com uma nova camuflagem do protagonista!

Dicas de livros para presente de dia das crianças: Em frente à minha casa (autora Marianne Dubuc, editora WMF Martins Fontes)
Autora: Marianne Dubuc
Editora: WMF Martins Fontes

Em frente à minha casa

Nesta próxima dica de livros para presente de Dia das Crianças vamos conhecer tudo o que pode ser encontrado na frente da casa da personagem principal da obra. Mas o mais legal é que conforme viramos as páginas, as possibilidades vão ficando cada vez mais nonsense. Quando percebemos, estamos encontrando dinossauros, planetas e até a Chapeuzinho Vermelho. Toda essa loucura encanta os pequenos leitores e ainda ajuda a ampliar o repertório deles com os vários elementos apresentados nessa obra de forma divertida!

Veja também: 8 livros sobre amizade para ler com os pequenos

Livros para presentear os pequenos de 6 a 8 anos no Dia das Crianças

Presente para o dia das crianças: Todas as pessoas contam (autora Kristin Roskifte, tradutora Kristin Lee Garrubo, editora Companhia das Letrinhas)
Autora: Kristin Roskifte
Tradutora: 
Kristin Lee Garrubo
Editora: 
Companhia das Letrinhas

Todas as pessoas contam

Essa é uma obra para ser lida e relida, porque muitas vezes é possível descobrir uma nova história paralela acontecendo ou uma nova informação sobre os personagens. Isso ocorre porque, além do texto escrito nos contar uma história, as imagens também nos trazem mais informações a cada página que passamos. Por ser também um numerário, o número de personagens nas páginas aumenta conforme elas passam. Assim, terminamos o livro passando por grandes multidões e entendendo que cada um dessas pessoas é única e importa. Esse é um ótimo livro sobre empatia para presentear os pequenos neste Dia das Crianças!

Livros para presente de dia das crianças: cacoete eva furnari
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna

Cacoete

Se você ainda não conhece a Eva Furnari, então Cacoete é uma ótima forma para começar! Essa grande autora nos traz nesta obra a história de um menino que precisava de uma maçã para presentear a professora. Acontece que as maçãs estão em falta na sua cidade e, assim, ele precisa partir em uma jornada para encontrar uma. O problema? O nosso protagonista erra o caminho e acaba na casa de uma bruxa perversa. Sem imaginar os perigos que corre, o menino entra despreocupado na casa dessa senhora má que está preparada para perseguir essa nova vítima desavisada. Será que o menino conseguirá escapar dessa megera? Para descobrir, você vai ter que ler essa obra incrível repleta de ilustrações ainda mais encantadoras!

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Livros para presentear os pequenos de 9 a 12 anos no Dia das Crianças

Presente para 12 anos. Livros para presente de dia das crianças: aladim
Autores: Yasmine Seale e Paulo Lemos Horta
Tradutor:  José Roberto O’Shea
Editora: Zahar

Aladim

Se o seu pequeno ama fantasia e cenários exuberantes, então Aladim é uma escolha certeira para o Dia das Crianças. Afinal, muitos já têm o encanto prévio por conhecer tantas versões dessas obra, então poder conhecer a história original de onde derivaram os filmes e as outras histórias é uma experiência enriquecedora. Esse conto vindo direto das Mil e uma noites ganhou uma edição linda pela Zahar e vai fazer os pequenos soltarem a imaginação com esse cenário fantástico e essa terra mágica espetacular. Além disso, se você também for fã dessa história, por que não aproveitar para lê-la com os pequenos também?

Dia das crianças: histórias extraordinárias edgar allan poe poly bernatene
Escritor: Edgar Allan Poe
Ilustradora: Poly Bernatene
Editora: Melhoramentos

Histórias extraordinárias

Mestre das histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero de ficção policial. Em Histórias extraordinárias, fazemos uma viagem por alguns dos mais notórios contos de Edgar Allan Poe, originalmente publicados entre 1833 e 1845. As dezoito narrativas que compõem a obra nos aproximam do sobrenatural e do inesperado em ricas tramas temperadas com uma fina ironia. Então, que tal fazer deste Dia das Crianças o momento perfeito para conhecer esse mestre do terror com os pequenos?