Confira nossas recomendações de curtas animados da Pixar e de outros estúdios para assistir com os pequenos!
Reunir a família e chamar os pequenos para assistir a filmes juntos, como bons curtas animados, é sempre um ótimo programa. Se você se interessou, mas ainda não tem ideia sobre o que ver em família, nos acompanhe na leitura e conheça nossas sugestões!
O que são os curtas animados e por que é tão legal assisti-los em família?
Diferentemente dos longa-metragens, os curtas animados são exatamente o que o nome indica: filmes curtos, com duração máxima de 30 minutos. Apesar de serem mais rápidos de assistir, essas obras também são cheias de diversão e mensagens interessantes.
Curta-metragens são oportunidades de aproveitar um momento em família. Mesmo que você tenha uma agenda corrida, dá para apreciar a companhia das pessoas que você ama com esses filmes mais curtinhos!
Curtas animados para ver com os pequenos
As obras cinematográficas têm o poder de nos tocar e nos fazem refletir sobre muitas questões, e com os curtas não seria diferente. Não é à toa que eles têm até uma categoria no Oscar! Por isso, aqui vão algumas dicas de curtas animados para ver com os pequenos.
1 – Se Algo Acontecer… Te Amo
- Título original: If Anything Happens I Love You
- Classificação indicativa: 12 anos
- Data de lançamento: 20/11/2020
- Duração: 12 minutos
- Onde assistir: Netflix
Prepare o lencinho antes de começar a sessão e ver esse curta com a família. Se algo acontecer… te amo é um drama que aborda temas como luto e reconciliação. O filme conta a história de um casal cuja filha morre de uma forma trágica e os processos posteriores à perda.
Todo em preto e branco, a estética é um dos aspectos que chamam atenção e mostra como o casal lida com a perda, a melancolia, as emoções e como eles tentam se reconectar após a tragédia. Mesmo que pareça muito triste, o curta traz uma reflexão sobre a efemeridade da vida e a jornada emocional dos personagens.
Veja também: Livros para falar sobre morte, perda e outros temas difíceis
2 – Hair Love
- Título original: Hair Love
- Classificação indicativa: livre
- Data de lançamento: 14/08/2019
- Duração: 7 minutos
- Onde assistir: YouTube
Essa é uma animação de 2019 e expressa o poder da representatividade. Ganhador do Oscar em 2020, o curta tem uma mensagem muito positiva sobre a autoestima.
A história é sobre a garotinha Zuri, que levanta animada da cama para um grande evento e, na hora de arrumar os cabelos, o pai de Zuri tem dificuldades para ajudá-la nessa tarefa.
O cabelo da personagem é um dos pontos principais da história e mostra como a representatividade é importante. Hair Love mostra com delicadeza como pessoas negras são invisibilizadas pelo mundo da beleza. Como resultado, as mulheres negras se viam quase obrigadas a alisar os cabelos até poucos anos atrás.
Mas, em contraponto, Hair Love é uma lição de empoderamento e autoestima, que ajuda pessoas de todos os gêneros a olharem com mais carinho para seus cabelos cacheados e crespos.
Veja também: A importância da autoestima da criança negra
Curtas da Pixar que fazem sucesso com as crianças
A Pixar é sempre uma referência quando falamos em animações. O estúdio tem filmes de sucesso como Toy Story, Divertida Mente, Carros, Procurando Nemo e muitas outras produções.
Além dos longas que já são um sucesso, que tal também conferir os curtas animados da Pixar? Aproveite para atualizar sua lista!
3 – Purl
- Título original: Purl
- Classificação indicativa: orientação parental (alguns conteúdos podem não ser apropriados para crianças)
- Data de lançamento: 14/08/2018
- Duração: 8 minutos
- Onde assistir: YouTube
De uma forma muito inteligente, esse curta fala sobre um tema bastante atual: a masculinidade tóxica.
O personagem Purl é um novelo de lã que retrata muitos comportamentos masculinos que reforçam estereótipos do que é ser homem, como agressividade, falta de sensibilidade e outros padrões.
Nós também falamos mais sobre esse curta metragem de animação em: Masculinidade tóxica. O que está por trás dessa cultura que oprime meninos e meninas
4 – Bao
- Título original: Bao
- Classificação indicativa: livre
- Data de lançamento: 21/04/2018
- Duração: 8 minutos
- Onde assistir: Disney+
Essa é uma animação muito interessante, que gerou grande comoção na época em que foi lançada. Bao fala de uma mãe superprotetora e suas atitudes para proteger seu pequeno de todas as formas. Entretanto, apesar de querer o melhor para o filho, isso acaba por prejudicar sua relação com ele. Será que eles conseguem se resolver no final? Assista a essa bela história para descobrir!
5 – Piper: Descobrindo o Mundo
- Título original: Piper
- Classificação indicativa: livre
- Data de lançamento: 16/06/2016
- Duração: 6 minutos
- Onde assistir: Disney+
O curta Piper: descobrindo o mundo conta a história da passarinha Piper, que nasce em um ambiente adulto e se vê obrigada a crescer e amadurecer antes do tempo. Assim, a pequena tem que ir atrás do próprio alimento para sobreviver em meio a aves maiores.
O filme aborda a sua jornada de crescimento e como a mãe de Piper busca o equilíbrio entre o excesso de proteção e autonomia da filha.
6 – Lava
- Título original: Lava
- Classificação indicativa: livre
- Data de lançamento: 19/06/2015
- Duração: 7 minutos
- Onde assistir: Disney+
A animação se passa em uma ilha tropical no Oceano Pacífico, onde há um vulcão chamado Uku. De forma solitária, Uku observa todas as criaturas selvagens se divertindo umas com as outras e gostaria de ter companhia também.
Ano após ano, o vulcão canta para o oceano e libera sua lava, sem perceber que um outro vulcão submerso ouve enquanto ele canta sua canção.
7 – Fitas
- Título original: Loop
- Classificação indicativa: orientação parental (alguns conteúdos podem não ser apropriados para crianças)
- Data de lançamento: 10/01/2020
- Duração: 9 minutos
- Onde assistir: Disney+
Para fechar a lista, Fitas é um filme que acompanha a história de dois personagens: Rene, menina de 13 anos que está dentro do espectro autista e não se comunica oralmente; e Marcus, jovem que não conhece esse universo não verbal.
Ainda que se relacionem com o mundo de uma maneira diferente, ambos possuem uma paixão em comum: a canoagem. Com isso, a narrativa se desenrola de uma maneira bastante interessante.
Um ponto que merece ser destacado é que Rene foi dublada por Madison, menina diagnosticada dentro do espectro autista e que quase não fala. Isso traz à produção um caráter ainda mais verídico e emocionante em seu desenrolar.
Leia também:
O que é cultura surda? Entenda e esclareça o assunto com seus filhos, sejam eles surdos ou ouvintes
Autismo infantil e o papel da leitura para as crianças
Curtas de animação: uma ótima forma de aproveitar o tempo!
Pode ser que você não tenha tanto tempo disponível, graças a uma rotina atribulada e a tantas atividades a serem feitas todos os dias. Porém, juntos, esses filmes somam apenas 57 minutos de duração, ou seja, com alguns pequenos intervalos entre eles, dá para assistir todos em uma hora e meia!
Com tantas histórias riquíssimas contadas em pouco tempo, a diversão e a emoção serão certas com os seus pequenos.
Tirar alguns minutinhos para ver esses curtas animados é uma ótima forma para se conectar mais com a sua família, assim como curtir os livros do Clube de Leitura Quindim e viajar nas histórias. Aproveite nossas dicas, prepare a pipoca e chame os pequenos para assistir a essas animações!
APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!