Algumas crianças gostam de dança, outras gostam de luta e outras gostam de música. Sabe o que é interessante? Que a capoeira para crianças preenche todas essas lacunas – e muitas outras.

Capoeira para criancas esporte alia beneficios a saude e diversao meio4

É comum que conheçamos alguns detalhes sobre a capoeira, como o “paranauê”, o berimbau e os movimentos acrobáticos, mas nem todos conhecem suas raízes. Por exemplo, você, agora, sabe definir se é uma luta, uma dança ou um esporte?

Caso não saiba responder, fique tranquilo, pois a dúvida é bastante comum e será sanada durante este conteúdo, que também irá mostrar os benefícios da capoeira infantil e por que é uma boa oportunidade a se considerar para os seus pequenos.

Nos acompanhe na leitura!

Veja também: Futebol infantil: os benefícios do esporte mais amado do Brasil para os pequenos.

Afinal, o que é a capoeira?

Capoeira para criancas esporte alia beneficios a saude e diversao meio1

Embora este não seja o ponto principal deste conteúdo, não é justo continuarmos sem deixar as devidas explicações.

De acordo com o professor de capoeira Alberto Pereira, ela nasceu como uma luta de resistência contra a escravidão, já que possui movimentos como chutes e socos – o objetivo é poder se defender.

No mesmo conteúdo, o contramestre burca Edson Ribeiro Nunes da Luz completa, dizendo que a capoeira nasceu como uma luta disfarçada em dança. Como os negros escravizados não podiam ser pegos treinando uma luta, a ginga e o balanço foram criados para fazer parecer uma dança ou um ritual.

Há outras definições, como do Mundo Educação, que dizem que a capoeira é uma representação cultural afro-brasileira. Esta é uma boa definição para o conjunto de elementos que são abordados durante a prática.

O que pode ajudar a entender melhor essa questão é conhecer a origem do termo. Uma tradução para a palavra seria “o que foi mata”, graças à conexão entre ka’a (mata) e pûer (que foi), simbolizando as áreas de mata rasa do Brasil, onde ocorria a agricultura indígena.

Acredita-se que a capoeira tenha sido originada pelos fugitivos da escravidão, que geralmente fugiam pela vegetação rasteira. Ela era proibida até 1937 no Brasil, quando foi reconhecida como um símbolo da identidade brasileira.

Em 2014, inclusive, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Leia também: Diversidade cultural no Brasil: entenda como foi formada

Quais são os benefícios da capoeira para crianças?

Capoeira para criancas esporte alia beneficios a saude e diversao meio3

Há uma série de benefícios que a capoeira infantil pode trazer aos pequenos, como os seguintes:

  • Incentiva o valor da defesa, não do ataque. Para quem prefere optar por uma luta que não seja tão agressiva, a capoeira pode ser uma boa opção, já que seu principal objetivo não é o de agredir o adversário, mas sim de saber como se defender.
  • Desenvolve o físico da criança. A prática do esporte influencia diretamente no desenvolvimento físico, já que o exercício é bastante intenso com toda a ginga e os movimentos com as pernas. Logo, pode ser uma boa oportunidade para quem deseja ganhar condicionamento físico.
  • Ajuda a desenvolver o controle das emoções. Como a luta é bastante baseada em aspectos de defesa, as crianças podem ter um controle maior de emoções como a raiva, por exemplo. Consequentemente, este controle emocional pode beneficiar também outras áreas de suas vidas.
  • Alivia o estresse. Não é porque são crianças que elas não sofrem com os males do estresse, e a capoeira, assim como outras atividades físicas, auxilia em sua liberação, o que pode resultar em pequenos mais tranquilos e relaxados para o desempenho de suas outras atividades.
  • Estabelece uma melhor coordenação motora. A consciência corporal adquirida com a capoeira, que trabalha praticamente com todo o corpo, auxilia na coordenação motora das crianças, o que também auxilia na prática de outros esportes, lutas e atividades físicas.

Veja também: 5 livros infantis que vão ajudar seu filho a lidar com as emoções.

A PARTIR DE quando a criança pode fazer capoeira?

Capoeira para criancas esporte alia beneficios a saude e diversao meio2

A resposta pode te surpreender, mas acredite: crianças de um ano de idade já podem começar a praticar capoeira!

Mais uma vez, como é uma atividade mais baseada na defesa do que no ataque, a inserção das crianças na capoeira é uma boa escolha para quem deseja influenciar sua preferência por esportes e atividades físicas desde pequenos.

Portanto, não fique com medo. Se você tem o desejo de matricular seus filhos, sobrinhos, netos ou outras crianças de sua convivência, vale assistir a algumas aulas para entender melhor a dinâmica e, depois, tomar a sua decisão.

Besouro, o Filme: uma boa referência para aprender mais sobre a capoeira

besouro postera
Crédito: Divulgação

Se você ficou curioso para aprender mais sobre essa prática tão interessante, fica uma sugestão: “Besouro”, um filme brasileiro lançado em 2009, e que se passa na Bahia, na década de 1920, mostra como os negros na época continuavam sendo tratados como escravos, mesmo depois da abolição da escravatura.

Um deles era Manoel (Aílton Carmo), que foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé), que não apenas o ensinou os movimentos como também as virtudes envolvidas na prática, como a concentração e a justiça.

Este não é um filme indicado para crianças, com classificação indicativa de 14 anos. Porém, os adultos podem assisti-lo para aprender mais e, então, passar os conhecimentos para seus pequenos.

Clube de Leitura Quindim, o melhor clube de assinatura infantil

Assim como o Clube Quindim fomenta a literatura e a cultura entre crianças e jovens, outros elementos também podem fazer o mesmo, como é o caso dos filmes. Uma mescla de tudo isso tende a trazer resultados excelentes para o futuro das crianças e, se aliado a uma atividade física como a capoeira, o desenvolvimento será ainda mais holístico.

E aí, você conhecia os benefícios da capoeira para crianças? Ficou com vontade de matricular seus pequenos na capoeira infantil? Aproveite a oportunidade para introduzir a atividade e, se a criança gostar, pode ser algo que a ajudará muito em seu futuro, tanto no âmbito esportivo quanto nas virtudes!