Você sabe o que seu filho come na cantina escolar? Descubra por que você deve prestar atenção no que seu filho está comendo na escola.

O retorno às aulas já está chegando e, em 2022, ao que tudo indica, os pequenos voltam às salas de aulas em tempo integral, uma vez que a vacinação da Covid-19 já estará liberada para crianças a partir de 5 anos (sim, uma proteção maior aos nossos pequenos e um alívio aos pais, que devem se sentir mais seguros em relação à saúde de seus filhos).

Um assunto de interesse dos pais também relacionado à saúde das crianças é a alimentação escolar. Como conseguir oferecer refeições saudáveis na cantina escolar, uma vez que muitas famílias contam com essa estrutura para o lanche das crianças? As escolas precisam ter esse assunto em pauta, uma vez que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,1 milhões de crianças entre 5 e 9 anos são afetadas pela obesidade infantil. O excesso de peso, por sua vez, atinge aproximadamente 6,4 milhões de pessoas nessa faixa etária.

Esses dados alertam para a importância de se oferecer uma alimentação saudável e a promoção à educação alimentar. As escolas são as responsáveis pelo controle e acompanhamento do cardápio oferecidos em suas cantinas, mas cabe aos pais cobrar essa fiscalização.

Veja também: Como lidar com a alimentação seletiva das crianças?

Opções de alimentos na cantina escolar

Cantina escolar e alimentação saudável

Se deixarmos a alimentação aos cuidados da criançada e dos adolescentes, a escolha do lanche na cantina escolar pode ser até mesmo um salgado frito, refrigerantes e outros produtos industrializados, certo? Na grande maioria dos casos, a resposta é sim, claro. Então, no lugar desses produtos, a oferta deve ser por frutas e lanches naturais. Mas somente a oferta e a substituição dos alimentos são suficientes? Uma grande e eficiente aposta é num plano de educação alimentar, que informe e ensine nossas crianças e adolescentes sobre a importância do consumo correto de vitaminas e proteínas. Nesse contexto, trazer dados sobre a obesidade e a desnutrição em crianças e adolescentes e os possíveis problemas de saúde que essas condições trazem, hoje e na idade adulta, pode ser uma boa estratégia de conscientização. Vale reforçar a todos, alunos, pais, educadores e responsáveis pela cantina escolar, que uma alimentação balanceada ajuda na sensação de bem-estar e aumenta a disposição e atenção durante as aulas. Ou seja, o desempenho escolar também está envolvido quando o assunto é uma refeição mais saudável.

Veja também: Qual a escola ideal para o seu filho? Conheça quatro linhas pedagógicas

e na Rede pública?

Uma ótima notícia: alunos da rede pública de ensino comem de forma saudável. A informação é de um estudo publicado em janeiro de 2021, na revista Cadernos de Saúde Pública, realizado com 36.956 pessoas de 12 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil. Os jovens que fazem refeições na escola, sobretudo na rede pública de ensino, apresentaram menor propensão a desenvolver hiperglicemia e hipertensão arterial quando há a comparação entre jovens que se alimentam em suas casas. Há também o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que visa a garantir alimentação saudável nas escolas. Para assegurar a efetividade do programa, o cardápio é criado e acompanhado por nutricionistas. O tempo de cozimento dos alimentos e a aceitação das crianças são levados em consideração, objetivando a criação de bons hábitos alimentares em crianças desde cedo. Pais, educadores e toda a comunidade devem se envolver na pauta que, cada vez mais, faz a diferença na qualidade de vida dos nossos pequenos e adolescentes. Então, seja na rede pública ou privada, exija da diretoria um relatório sobre o tipo de alimento oferecido a seus filhos e filhas e cuide de perto da saúde deles.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!