Acompanhe leitura para aprender mais sobre as cantigas de ninar, além de, é claro, conferir algumas sugestões que deixamos aqui para que suas crianças tenham uma noite de sono ainda mais agradável, confortável e relaxante.

Cantigas de ninar quando nasceram e como sao pelo mundo 7 cantigas

O que são cantigas de ninar?

Basicamente, cantigas de ninar são sons calmantes utilizados para ajudar um bebê a ficar mais relaxado e, consequentemente, induzir seu sono. Não é tanto sobre a letra em si – como veremos mais adiante –, mas, sim, sobre a sonoridade e o ritmo como um todo.

Por isso, embora haja uma série de cantigas tradicionais e cantadas ao longo de décadas, se uma mãe cantarola algumas palavrinhas para ajudar seu bebê a dormir, nada impede que isso também seja categorizado como uma cantiga de ninar, mesmo que não esteja registrada e que as palavras possam mudar um pouco a cada dia.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Ritmicamente, porém, há alguns padrões que se repetem. Geralmente, as músicas de ninar são em compasso ternário ou em 6/8, o que naturalmente dá a elas um balanço que ajuda a pegar no sono – este mimetiza o movimento que um bebê experimenta quando está no ventre de sua mãe.

Quando surgiram as cantigas de ninar?

De acordo com um belíssimo artigo da BBC, de 2013, de autoria de Nina Perry, o primeiro registro data de aproximadamente 2000 a.C. Ele é atribuído a um escriba babilônio que escreveu a canção que uma mãe cantava para sua criança.

Gravado em uma pequena barra de argila, que cabe na palma da mão, as palavras, de escrita cuneiforme (uma das primeiras formas de escrita), passam bem longe de ter uma letra bonitinha e apropriada para crianças, por assim dizer.

Em suma, conta-se a história ameaçadora de um bebê que é castigado por perturbar o deus de sua casa com o choro e é ameaçado com repercussões.

O fato de algumas cantigas de ninar realmente terem letras assustadoras não é de todo por acaso. O mesmo artigo da BBC traz a fala de Richard Dumbrill, especialista em música antiga, que diz que temas ameaçadores eram comuns nas cantigas da época.

Uma cantiga tradicional cantada pelos Luo, um povo do Oeste do Quênia, fala que o bebê que chorar será comido por uma hiena. Por mais assustador que possa parecer, essa realmente é uma possibilidade em determinadas partes do país, o que torna o silêncio um verdadeiro imperativo pela vida.

Porém, a história das músicas de ninar provavelmente acompanhou a história do próprio ser humano, com as mães cantarolando e tentando fazer seus pequenos caírem no sono para terem seu merecido descanso.

O que acontece, no final das contas, é que a cantiga do escriba babilônio é a mais antiga de que se tem registro – pelo menos até agora.

Como são as músicas de ninar em outros países?

Há algumas que são mais “regionais”, como a do povo Luo que falamos anteriormente. Porém, muitas delas existem em diferentes idiomas, como é o caso de “Brilha Brilha Estrelinha”, que é “Twinkle Twinkle Little Star” em inglês, “Estrellita ¿dónde estás?” em espanhol e “Brille brille petite étoile” em francês.

Algumas adaptações de letras aqui, outras ali, mas a fórmula do sucesso costuma ser bem parecida, com aqueles padrões rítmicos que mencionamos anteriormente. Os meios podem mudar, mas os fins são os mesmos: engatar os pequeninos no sono.

Cantigas de ninar quando nasceram e como sao pelo mundo 7 cantigas 3

Aquele artigo da BBC que citamos fala sobre Zoe Palmer, uma música que trabalha em um projeto de cantigas de ninar no Royal London Hospital. Palmer trabalha com novas mães e as ajuda a aprender e compartilhar cantigas já existentes, bem como criar novas – assunto que falaremos a seguir.

Ela diz que a comunidade de mães com as quais trabalhava era diversa, com pais de várias regiões do mundo, de China, Bangladesh e Índia a Espanha, França, Itália e países do Leste Europeu, e ela notou que as cantigas de ninar são bastante similares entre as culturas. Em suas palavras:

Onde quer que você vá no mundo, as mulheres usam os mesmos tons, a mesma maneira de cantar para seus bebês.

Zoe Palmer, música com passagem por um projeto de cantigas de ninar no Royal London Hospital

Podem surgir novas cantigas de ninar?

Com toda certeza! Isso é algo que nem sempre passa pela cabeça de muita gente, mas nada impede que novas músicas de ninar sejam criadas com o passar do tempo, ou mesmo que algumas antigas tenham suas letras adaptadas para versões mais “leves”.

Basicamente, acontece o mesmo fenômeno que se passa com as cantigas de roda. As que costumamos lembrar são as mais tradicionais, do alecrim dourado à borboletinha que faz chocolate para a madrinha, mas não é um requisito que uma cantiga de ninar seja antiga para ser classificada assim.

O que acontece e também se passa com as histórias do folclore brasileiro, por exemplo, é que sua prevalência hoje é menor do que já foi um dia, em uma época onde não havia tanta tecnologia e conectividade e que a forma de enviar uma música para alguém era realmente cantar para aquela pessoa.

Se por um lado a tecnologia facilita o compartilhamento de informações e conteúdos em suas mais variadas formas, por outro essa riqueza de conteúdos e facilidade de acesso pode fazer que as cantigas de ninar tenham aquela carinha de “coisa do passado”.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Nesse sentido, cabe a nós, nostálgicos de plantão, incentivar que os pequenos conheçam e aprendam as músicas de ninar antigas para que também possam compartilhá-las com seus filhos, sobrinhos, netos e por aí vai. Certamente, a cultura agradece esse movimento.

Veja também: Diversidade cultural no Brasil: entenda porque somos um país de muitas culturas

5 cantigas de ninar para embalar seus pequenos no sono

Toda boa teoria deve vir acompanhada da prática, e este é o nosso objetivo agora. Vamos compartilhar algumas das cantigas de ninar mais conhecidas aqui no Brasil – e não é por acaso que algumas são compartilhadas entre nossa lista de cantigas de roda, já que também são músicas, com a diferença de que visam àquele soninho.

Além das letras de cantigas de ninar que escolhemos aqui, você ainda pode ouvir cada uma delas clicando no player abaixo ou acessar aqui a playlist do Clube Quindim sobre cantigas de ninar. Assim, caso não conheça alguma, poderá aprender e cantar para seus pequenos.

  1. Nana Neném
  2. Brilha Brilha Estrelinha
  3. Se Essa Rua Fosse Minha
  4. A Dona Aranha
  5. A Chuva

1 – Nana Neném

Nana neném
Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe no cafezal
Bicho papão
Sai de cima do telhado
Deixa o nenezinho dormir sossegado

2 – Brilha Brilha Estrelinha

Brilha, brilha, estrelinha
Quero ver você brilhar
Lá no alto, lá no céu
Num desenho de cordel
Brilha, brilha, estrelinha
Baila, linda bailarina

3 – Se Essa Rua Fosse Minha

Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Para o meu
Para o meu amor passar

Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração

Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
É porque te quero bem

4 – A Dona Aranha

A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva o sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente

5 – A Chuva

A chuva cai faz ti lim
O sapo coacha cha cha
O sino bate dim dom
Eu canto la la la la
A noite vai começar
Só falta você nanar.

Músicas de ninar antigas e atuais: uma verdadeira manifestação cultural em todo o mundo

Se você já ouviu alguma dessas quando ainda era pequeno, provavelmente a nostalgia bateu. Agora, então, é hora de transmitir esse conhecimento cultural para seus pequenos para que isso se perpetue também para as próximas gerações.

Além das cantigas de ninar, os livros são ótimas fontes de transmissão de cultura e conhecimento para as crianças. Se você ainda não conhece o Clube Quindim, então chegou a hora! Com ele, você recebe todo mês uma seleção de livros curados por especialistas para que seus pequenos tenham o que há de melhor em suas mãos.