É provável que você já tenha enfrentado momentos em que sua casa ficou sem energia elétrica. Nessas situações, percebemos como somos dependentes da eletricidade para as atividades do dia a dia, não é? Neste conteúdo, você vai descobrir brincadeiras para fazer no escuro e que vão tornar os momentos sem energia elétrica divertidos e memoráveis para sua família!
Na obra Quero brincar e está de noite, de Janaina Tokitaka e Talita Nozomi, uma criança está no meio de uma partida de videogame quando, de repente, falta luz. O escuro chegou e ela ainda está cheia de energia para brincar, mas não faz ideia do que fazer. A avó logo sugere: que tal pegar uma lanterna e sair para o jardim?
Do lado de fora, a criança descobre árvores com formas engraçadas, muitas sombras diferentes, vagalumes e faz até mesmo uma nova amizade! Enquanto elas imaginam se há fantasmas ou vampiros por ali, o escuro deixa de ser assustador e a televisão perde até a graça…
Inspirados por este livro, trouxemos algumas sugestões de brincadeiras que podem render boas horas de diversão e entretenimento com as crianças longe das telas. E, o melhor: você não precisa esperar a luz faltar para começar a brincar, e, em alguns casos, nem mesmo a noite chegar: basta fechar as cortinas, apagar as luzes e soltar a imaginação. Confira!
Veja também: Desemparedamento da infância: Tempo de natureza é receita de saúde e alegria
10 Brincadeiras para fazer no escuro
1. Karaokê
Cantar e tocar músicas no escuro pode ser uma experiência incrível! Experimente alternar entre músicas mais agitadas e outras mais calmas e, se tiver, toque também os instrumentos que dispensam o uso de energia elétrica, como os de corda, de sopro e de percussão. Dê a cada um a chance de se apresentar, bata palmas e curta muito cada show! Pode até ser que assim surja uma nova tradição na sua família! Quem sabe?
2. Teatro de sombras
Com uso das mãos, figuras recortadas em papel ou no tecido, e o auxílio de uma lanterna, é possível contar uma infinidade de histórias e fazer brincadeiras que vão ficar para sempre na memória das crianças. Também é possível apontar a lanterna para diferentes objetos da casa e até brinquedos dos pequenos, como bonecos e carrinhos, para ver que sombras suas formas fazem na parede. Nesse caso, vale incrementar a brincadeira e pedir que os pequenos adivinhem que brinquedo é!
Direto do Instagram: Você sabe o que é analfabetismo do imaginário?
3. Acampamento na sala
Monte uma cabana com lençóis apoiados sobre as cadeiras da mesa de jantar e o sofá, formando um acampamento para dormir todos juntos na sala. Além de as crianças amarem a bagunça, antes da hora de dormir a cabana pode virar uma fortaleza, uma espaçonave e o que mais vocês puderem imaginar. Também é possível brincar com a lanterna e os brinquedos das crianças usando a sombra para que elas adivinhem quem está do lado de fora da cabana.
4. Pintura neon
Essa brincadeira requer um pouquinho de planejamento, pois você precisa ter os materiais em casa. São eles: tinta neon coloridas, como amarelo, verde, laranja, rosa, e azul, e uma fonte de luz negra, que pode tanto ser uma lâmpada que será colocada no teto do cômodo quanto em uma lanterna. A luz negra deixa tudo o que é branco da cor roxa e faz com que as cores neon brilhem muito! Depois, é só escolher o tema e colocar a mão na massa para fazer obras de arte no papel, em objetos como potes e vasos, ou em telas próprias para pintura.
5. Gato Mia
Essa é das antigas! Para brincar, é preciso ter ao menos dois jogadores, mas fica muito mais legal com bastante gente participando. Funciona assim: uma das pessoas será o pegador, enquanto as outras devem se esconder no escuro.
Conforme o pegador for andando, deve tentar encontrar quem se escondeu através do som. O pegador diz: “gato mia!”. E quem está escondido responde: “miau!”. Além de encontrar quem está escondido, a brincadeira pode ficar ainda mais divertida se o pegador tentar descobrir o nome do gatinho pelo seu tom de voz.
Veja também: Relembre 16 jogos e brincadeiras antigas para ensinar às crianças
6. Caça ao tesouro
Sempre um sucesso entre as crianças, a caça ao tesouro pode se tornar ainda mais emocionante no escuro, com o auxílio de lanternas. E, quer mais uma dica bem legal? Que tal pintar o tesouro com uma cor neon e usar a luz negra, de que falamos anteriormente, para tornar o momento ainda mais emocionante? Não deixe de espalhar pistas criativas pela casa e vá em frente!
Veja também: Passo a passo de como fazer uma caça ao tesouro inesquecível com os pequenos
7. Luzes mágicas
Essa brincadeira também requer um pouco de preparo com antecedência: além da lanterna, você vai precisar de papel celofane colorido. Segure o celofane na frente da luz da lanterna e projete na parede para descobrir como fica bonito o resultado! Também é possível mirar em objetos e brinquedos para observar como as coisas ficam diferentes quando mudam de cor.
8. Céu estrelado
Uma brincadeira muito simples, mas que traz um resultado lindo: pegue um pratinho de papelão ou de plástico, ou mesmo uma folha de papel mais grossa, e faça vários furinhos (pode ser com palito de dente ou a pontinha de uma tesoura mesmo).
Depois coloque em frente à lanterna, aponte para uma parede e veja um universo inteirinho surgir diante dos seus olhos! Também é possível fazer outros formatos no papel, como formas geométricas, estrelinhas e muito mais. Que tal combinar com o papel celofane para ver surgir estrelas de cores diferentes?
9. Jantar à luz de velas
Uma ótima opção para o escurinho é providenciar um belo jantar à luz de velas! E, olha, nem precisa ser um cardápio rebuscado: petiscos, pizza, sanduíches e outras comidinhas fáceis de comer com as mãos já serão o bastante para tornar esse momento especial.
10. Contação de histórias
Como não poderia deixar de ser, vamos encerrar essa lista de dicas de brincadeiras para fazer no escuro com as crianças com as histórias. Podem ser tramas já conhecidas ou inventadas, individuais ou coletivas, com ou sem o apoio de um livro, totalmente no escuro ou usando uma lanterna. O importante é caprichar nas vozes e realmente se entregar ao momento! Que tal se aconchegar com o pequeno no seu colo ou grudadinho em você?
No caso das histórias coletivas inventadas, funciona assim: uma pessoa é escolhida para começar e diz uma frase, como, por exemplo: “Era uma vez…”. A pessoa seguinte na roda deve continuar a mesma história: “Era uma vez um cachorrinho de chapéu.” Cada um vai tomando a sua vez na história até que todos tenham a oportunidade de falar. Ah, e pode dar quantas voltas na roda vocês quiserem! Divirtam-se!
Vejta também: Como contar histórias para crianças? Aprenda 13 dicas com Fafá Conta para começar agora!
Estante Quindim
Conheça 3 livros já enviados pelo Quindim que convidam seus leitores a entrar na brincadeira, esteja escuro ou não: