Vai chegando a pré-adolescência e pais e cuidadores já começam a pensar sobre os possíveis momentos de conflitos que esse momento costuma gerar. Essa fase de transição entre a infância e vida adulta vem cheia de mudanças, tanto físicas como comportamentais. A maneira como nossos filhos e filhas lidam com questões sobre o mundo também muda e quem está no convívio pode sentir essa alteração. O fato é que a comunicação entre pais e filhos pré-adolescentes precisa ser mais compreensiva. Não é incomum ver cuidadores reclamando da fase, dizendo que é impossível manter um diálogo aberto, mas, antes, é preciso se atentar a um fato importante: você está disposto a ouvir o que seus filhos têm a dizer? A pergunta relaciona a uma resposta e a um lugar não confortável, já que os pré-adolescentes podem ter apenas uma opinião diferente dos pais – o que, para muitos, se torna conflitante.

Pensar diferente é normal. Com tanto acesso a informações e com círculos distintos de amizades, os filhos vão criar suas próprias percepções sobre o mundo, muitas vezes diferentes das suas, mas não quer dizer que, por isso, sejam erradas. Estar disponível para escutar atentamente e dialogar com respeito são as maneiras mais seguras e certeiras para entender a fase pré-adolescência.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Esteja ao lado, apoie e trabalhe para manter o diálogo aberto

Talvez você nem se lembre sobre suas dúvidas e confusões dessa fase, mas certamente isso aconteceu. Então, tente deixar o momento mais simples e compreensível possível, permitindo que seus filhos e filhas abram-se para o diálogo e confiem em você. Veja algumas dicas:

  • Antecipe-se a questões: lá perto dos 10 anos, inicie uma conversa franca e aberta com seus pequenos, dizendo que uma nova fase está prestes a começar e que, em caso de qualquer questionamento, o melhor a se fazer é procurar ombro amigo nos pais e cuidadores. Abra-se para essa amizade e mostre-se atento para entender possíveis questões.
  • Duas das principais mudanças são em relação ao corpo e ao entendimento da sexualidade. Portanto, conversas sobre o tema são mais do que necessárias, sempre trazendo o assunto à tona de maneira tranquila e normalizada, já que alguns pré-adolescentes podem se sentir envergonhados ao falar sobre isso com os pais. Livros sobre a temática são muito bem-vindos e úteis.
  • Esteja atendo à participação dos filhos nas redes sociais, o que eles consomem e quem são os amigos virtuais. A rede virtual é fortemente capaz de influenciar em opiniões e decisões. Portanto, fique de olho nesse comportamento para conseguir ajudar e dar o melhor caminho nesse sentido também.
  • Pais podem trocar experiências com pais com filhos em idades próximas, procurar orientação na escola ou, até mesmo, com terapeutas. Toda ajuda e informação complementar a respeito da pré-adolescência são válidas e ajudam na escolha das melhores estratégias de comunicação e convívio.
  • Lembre-se de que esse momento é importante na formação do ser humano e que cada caminho é individual. Evite, portanto, entrar em confronto constante, estabeleça rotinas saudáveis e tente manter atitudes positivas.
Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!