Livros infantis para crianças

Conheça as incríveis histórias para ler com as crianças que o nosso clube de leitura infantil do Quindim enviou para os seus assinantes em janeiro de 2022.

Histórias infantis para ler com as crianças de 0 a 2 anos (pré-leitores)

Histórias infantis para ler com crianças: Livro Eu também
Autora: Patricia Auerbach
Editora: Companhia das Letrinhas

Eu também!

Tuca e Lipe são irmãos e fazem tudo juntos. Brincam e brigam. Como todos os irmãos fazem. Mas e quando estão separados? Será que vão sentir a falta um do outro?

O texto desta obra trabalha com a repetição de palavras em diferentes situações. Nesse caso, a entonação da leitura pode fazer toda a diferença no sentido que é atribuído a ela. Então, que tal interpretar as cenas usando diferentes tons de voz?

histórias infantis: Livro só mais cinco minutos
Autora: Marta Altés
Editora: Brinque-Book

Só mais cinco minutos

Algumas crianças sabem dizer as horas melhor do que o relógio de seu celular! E o personagem deste livro vai provar isso: ele mostra para o pai quando já é de manhã, consegue aproveitar 5 minutos como ninguém e sempre sabe quando é hora de brincar.

Veja também: 4 livros que ajudam na relação entre irmãos

Histórias infantis para ler com as crianças de 3 a 5 anos (leitores iniciantes)

Monstro Azul
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Monstro azul

Neste livro, mais um volume da coleção Monstro Rosa, acompanhamos o crescimento do personagem Monstro Azul enquanto ele observa seus amigos se intitularem “os melhores” em algo, e ele não consegue descobrir em que é bom. Ele brinca e se diverte com os amigos, mas é só quando percebe as mudanças à sua volta que sua maior habilidade vem à tona: a empatia.

Livro a festa no céu
Escritora: Chico Buarque
Ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos

Festa no céu

Todos os bichos que voam se preparam para uma festa no céu. E a tartaruga está decidida a ir também. Mas como?

A história deste livro, em sua versão mais conhecida, a do sapo, costuma ser considerada uma fábula: um conto que busca trazer algum tipo de ensinamento. Entretanto, aqui, Angela Lago brinca com a “moral” que é compreendida nesta fábula e transforma a queda da tartaruga em algo interessante, que apenas deixa esse animal mais belo. Além disso, mostra certa união entre os bichos que não voam, e a experiência fica como uma boa história para contar. Um final mais aberto, cheio de espaços para o leitor, sem reforçar uma moral específica.

Banner Clube de Leitura Quindim

Histórias infantis para ler com as crianças de 6 a 8 anos (leitores autônomos)

Livro Manolito
Autor: Gustavo Roldán
Editora: Livros da Matriz

Manolito, assim o chamamos

Um bicho surge na porta de uma casa e exige entrar. Mas ele é muito grande e não é uma pessoa, não faz sentido viver ali. O bicho insiste. Será que ele conseguirá o que deseja?

Livro
Escritor: David Miles
Ilustradora: Natalie Hoops
Editora: Callis

Livro

A literatura de qualidade traz em si muitos espaços vazios. Espaços para seu leitor ocupar. Não à toa é comum termos interpretações tão diferentes de uma mesma obra, não é? Acompanhamos aqui a jornada de um pequeno leitor, que desce de uma escada e se encontra em um mundo fantástico, com castelos flutuantes. Ele caminha entre fadas, dragões, bruxas e monstrinhos escondidos. E voa. Aonde ele chegará nessa viagem?

Veja também: Inteligência emocional em crianças. Veja como ajudar o seu filho a desenvolvê-la

Histórias infantis para ler com as crianças de 9 a 12 anos (leitores fluentes)

Livros do Roald Dahl. O bom gigante amigo
Escritor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: Editora 34

O BGA

Coisas estranhas podem acontecer quando todos estão dormindo… E é assim que Sofia descobre que gigantes existem e é levada para a terra deles! Como ela poderá escapar desse lugar terrível?

Livro O método de Pepe Chevette
Escritora: Laura Erber
Ilustrador: Herbert Loureiro
Editora: Biruta

O método de Pepe Chevette

Durante as férias, Pepe Chevette perdeu sua avó, uma das pessoas mais queridas para ele. Mas Pepe não quer falar sobre isso para os amigos de sua turma. Só que a vó era a única pessoa que conseguia ajudá-lo nos deveres de casa. Como ele poderá escrever suas redações sozinho agora?