A chegada de um bebê na família desafia os pais a construírem uma nova rotina, principalmente pelos intervalos curtos entre as mamadas, trocas de fralda e cochilos ao longo do dia. No início, é esperado que essa organização seja mais desafiadora (às vezes, não se sabe nem por onde começar). Mas, um dia após o outro, as peças vão se encaixando, um novo ritmo é estabelecido, e logo todos se acostumam com a rotina – inclusive o bebê.
À medida que o pequeno cresce, os livros infantis sobre o cotidiano do bebê podem ser uma ótima ferramenta para apresentar elementos conhecidos e ajudá-lo a assimilar o dia a dia. A leitura compartilhada, ao ser incluída na rotina diária de atividades, proporciona segurança e conforto à criança, pois ela passa a saber o que esperar, eliminando o fator surpresa.
A seguir, conheça 8 livros já enviados pelo Clube Quindim aos seus assinantes que retratam o cotidiano do bebê. As obras podem mostrar as descobertas que acontecem ao longo do primeiro ano do bebê, compartilhar os objetos que ajudam nas transições do pequeno e elucidar momentos importantes do dia a dia como a hora de descansar e o banho.
Direto do Instagram: Você sabe o que é higiene do sono do bebê?
Conheça 8 livros infantis sobre o cotidiano do bebê
Tradutores: Joyce Almeida
Editora: Companhia das Letrinhas
Boa viagem, bebê!
Está chegando a hora do bebê viajar! Na mala vão a naninha, a mamadeira, a chupeta e o livro favorito. Mas, antes de embarcar, é preciso fazer algumas paradas. Você consegue adivinhar qual é o destino dessa viagem?
Neste livro repleto de afeto, a premiada autora italiana
Beatrice Alemagna nos convida a ver com outros
olhos um momento comum do dia, mas que pode
ser desafiador para os pequenos: a hora de dormir.
Ilustradora: Isabela Santos
Editora: Jujuba
Bebezinho bebezão
Acompanhando as primeiras vivências e descobertas de um bebê, este livro adapta para a literatura a canção de mesmo nome, do grupo musical Tiquequê, narrando com sensibilidade o dia a dia do pequeno e retratando com ternura a relação entre ele, um bichinho de estimação e sua mãe.
O toque especial fica por conta de algo que, justamente por ser óbvio, muitas vezes passa despercebido: o quanto as crianças buscam nosso afeto e carinho em todos os momentos do dia, e como nossa atenção são a materialização da segurança para eles.
Ilustradora: Ana Carolina Carvalho
Editora: Peirópolis
meu favorito!
Babu é o brinquedo preferido de uma criança e se
transforma a cada brincadeira vivida com ela. São
tantas mudanças que ele até parece outro…
Embora a criança se frustre com os “machucados” de seu companheiro preferido, ela não hesita em resolver os problema que surgem: troca as roupas, limpa, pinta, costura partes novas e pronto! E não é assim a vida? Quantas vezes somos transformados pelos desafios que se apresentam em nossos caminhos? Seríamos hoje a mesma pessoa de décadas atrás?
Leia também: Entenda a importância do objeto de transição na vida da criança
Ilustrador: Ged Adamson
Editora: Brinque-book
Um belo ursinho, um baita livro e um bom cobertor
Chegou a hora de dormir, mas o bebê simplesmente não quer deitar! Para ajudar com esta tarefa, um grupo de coelhinhos é convocado.
Primeiro, eles precisam encontrar o ursinho favorito do pequeno – e há muitos, muitos ursinhos pelos cantos, mas só um deles é o certo! Depois, encontrar um bom livro de histórias e, para isso, os coelhos tiram todos os livros da estante e fazem ainda mais bagunça, mas acaba dando certo!
Por fim, é preciso pegar um cobertor fofinho, macio e aconchegante…
Editora: Ediouro Publicações de Lazer e Cultura
TOC, TOC, TOC: QUEM ESTÁ AÍ?
A vovó trazendo cocada, o primo dançando o passinho, a amiga chamando para brincar… Cada vez que batem à porta, um garotinho cheio de estilo e curiosidade se prepara para uma nova visita. E agora, quem será que chegou?
Ao trazer a diversidade étnica e cultural para suas páginas com elementos tão ricos, esta obra celebra costumes e tradições brasileiras que conversam intimamente com as culturas de matriz africana, colaborando para a formação de um repertório diverso desde a primeira infância – algo essencial na construção de um olhar plural para o mundo a nossa volta.
Direto do Instagram: 8 livros infantis com protagonismo negro
Ilustradora: Mariamma Fonseca
Editora: Mil Caramiolas
Será?
Nem tudo o que parece ser, é… ainda mais se estiver sendo observado por uma criança! Uma colher vira baqueta, o lençol vira cabana e o sofá uma grande montanha.
Quando foi a última vez que você viu o mundo, em vez de apenas revê-lo?
Editora: Nanabooks
eu sou grande
Uma coelhinha fofa já não se sente tão pequena assim. Afinal, já sabe se vestir, comer, escovar os dentes e até ir ao banheiro sozinha! Mas será que fazer tudo sozinha é o mesmo que não precisar da ajuda de ninguém?
Este livro fala de uma fase importante da infância, quando o pequeno começa a desenvolver maior autonomia e para de aceitar ser chamado de bebê. Afinal, já é grande. Isso costuma começar no período chamado de adolescência do bebê. Apesar da expressão, a fase não necessariamente inicia aos dois anos da criança e pode durar por mais do que apenas um ano.
Editora: Jujuba
O QUE O CROCODILO DIZ NO PARQUE?
Quando a campainha faz “din-don” e a porta se abre para revelar a chegada da vovó e do vovô, o crocodilo descobre: hoje é dia de ir ao parque! Um dia repleto de aventuras, amigos, e novas experiências – como o dia de muitas crianças brasileiras que são cuidadas pelos avós ou outra rede de apoio.
Ps: “Din-don”, “quá-quá”, “piu-piu”… As onomatopeias que permeiam todo o texto certamente vão arrancar gostosas risadas durante as leituras compartilhadas.